quinta-feira, 28 de junho de 2012

POSTO TELEGRÁFICO DE RIBEIRO JUNQUEIRA - Pequena Estação abandonada próxima ao Distrito de mesmo nome.


Matéria atualizada em 07 de janeiro de 2025.

Acima e nas fotos abaixo, o Posto Telegráfico já inativo em 2012.

Acima e abaixo, em minha visita ao Posto Telegráfico, tive a sorte de encontrar com a Locomotiva 7062 da FCA, ainda na pintura alaranjada.







Estação POSTO TELEGRÁFICO RIBEIRO JUNQUEIRA



Município: Leopoldina
Ramal – Linha do Centro - Km não informada.
Altitude: Não informada.
Estação inaugurada em: 1970.
Estive no local em: 22 de julho de 2012.
Uso atual: Fechada.
Situação Atual – Trecho com tráfego suspenso, aguardando liberação para funcionamento do Trem Turístico Rio-Minas.

E. F. Leopoldina (1970?-1975)

RFFSA (1975-1996)




HISTÓRICO DA LINHA:

O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia.

Em Ubá, a Linha do Centro se juntava com a Linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA e hoje, mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro permaneceu por mais um tempo somente para cargueiros no transporte de bauxita no trecho entre Cataguazes e Três Rios passando pelo Posto Telegráfico Ribeiro Junqueira, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.

 

A ESTAÇÃO:

Quando visitei o antigo Posto Telegráfico de Ribeiro Junqueira em julho de 2012, o prédio encontrava-se abandonado, apesar de ainda estar em condições de ser recuperado sem maiores dificuldades, pois trata-se de um prédio de linhas modernas, se comparado com as demais Estações da antiga EFL. Na época de minha visita, o local era utilizado apenas para pequenas manobras dos trens de bauxita da FCA, já que em frente ao antigo Posto Telegráfico encontra-se um trecho de linhas paralelas.

Segundo Claudio Gil, amigo e grande colaborador de nossa página, a pequena Estação foi feita quando começou a circular a bauxita, fazendo também mais uma linha para cruzamento. Era chamada de "Ribeiro Junqueira 2", mas logo ficou inoperante e abandonada. 

No dia que fiz as fotos apresentadas nesta matéria, quando retornava de Recreio passando pelo distrito de Ribeiro Junqueira, chegando no antigo Posto Telegráfico tive a felicidade de encontrar uma Locomotiva da FCA aguardando liberação para continuar viagem, compondo o cenário tornando ainda mais belas as fotos.


Nas fotos abaixo, o Posto Telegráfico já inativo em 2012.






A bela Locomotiva 7062 da FCA, ainda na pintura alaranjada.






3 comentários:

Anônimo disse...

Meu saudoso Pai, foi promovido agente para está estação. Abs
José Augusto Caputo Maurício

Anônimo disse...

Trabalhei para a FCA nesse lugar. Era a rota da bauxita.
Jorge Rangel

Anônimo disse...

Está obra foi feita quando começou a circular a bauxita...e fizeram mais uma linha para cruzamento....acho que falavam GR2. Ribeiro Junqueira 2 ....mas ficou inoperante logo e abandonada...
Claudio Gil