Acima e nas fotos abaixo, o Posto Telegráfico já inativo em 2012.
Acima e abaixo, em minha visita ao Posto Telegráfico, tive a sorte de encontrar com a Locomotiva 7062 da FCA, ainda na pintura alaranjada.
Ramal – Linha do Centro - Km não informada.
HISTÓRICO
DA LINHA:
O trecho entre Porto Novo do
Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a
própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano
seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já
atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de
Leopoldina, esta sim, a origem do nome
da ferrovia.
Em Ubá, a Linha do Centro se juntava com a Linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras
ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se
desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo
Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a
Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis,
e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser
incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu,
incorporada de vez pela RFFSA e hoje, mais da metade da sua antiga malha viária
está desativada. A Linha do Centro permaneceu
por mais um tempo somente para cargueiros no transporte de bauxita no trecho
entre Cataguazes e Três Rios passando pelo Posto
Telegráfico Ribeiro Junqueira, enquanto que os trens de passageiros que por
ali passavam já não existem desde os anos 1970.
A
ESTAÇÃO:
Quando visitei o antigo Posto Telegráfico de Ribeiro Junqueira em julho de 2012, o prédio encontrava-se abandonado, apesar de ainda estar em condições de ser recuperado sem maiores dificuldades, pois trata-se de um prédio de linhas modernas, se comparado com as demais Estações da antiga EFL. Na época de minha visita, o local era utilizado apenas para pequenas manobras dos trens de bauxita da FCA, já que em frente ao antigo Posto Telegráfico encontra-se um trecho de linhas paralelas.
Segundo Claudio Gil, amigo e grande colaborador de nossa página, a pequena Estação foi feita quando começou a circular a bauxita, fazendo também mais uma linha para cruzamento. Era chamada de "Ribeiro Junqueira 2", mas logo ficou inoperante e abandonada.
No dia que fiz as fotos
apresentadas nesta matéria, quando retornava de Recreio passando pelo distrito
de Ribeiro Junqueira, chegando no antigo Posto
Telegráfico tive a felicidade de encontrar uma Locomotiva da FCA aguardando liberação para continuar viagem,
compondo o cenário tornando ainda mais belas as fotos.
3 comentários:
Meu saudoso Pai, foi promovido agente para está estação. Abs
José Augusto Caputo Maurício
Trabalhei para a FCA nesse lugar. Era a rota da bauxita.
Jorge Rangel
Está obra foi feita quando começou a circular a bauxita...e fizeram mais uma linha para cruzamento....acho que falavam GR2. Ribeiro Junqueira 2 ....mas ficou inoperante logo e abandonada...
Claudio Gil
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