segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESTAÇÃO SERENO - Pequeno Distrito do Município de Cataguazes.







Estive na Estação em maio de 2012

Inaugurada em 1895

Ramal de Mirahy - km 357,441 (1960)




A Estação de Sereno encontra-se em excelente estado de conservação e está localizada em Distrito de mesmo nome pertencente ao Município de Cataguases. Graças à criação e efetiva atuação do DEMPHAC – Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases que realizou o tombamento e amplas reformas em todas as estações da antiga estrada de ferro na área do Município, onde serão desenvolvidos nestes prédios diversos projetos culturais como em Sereno, onde funciona o Centro Cultural Laurentina Vaz Cruz – D. Tina.
Partindo de Cataguazes em sentido a Mirahy, chegava-se em Sereno onde se encontrava o triângulo que dividia o Ramal num trecho de maior extensão para Mirahy e um novo ramal para o Município de Santana de Cataguases.
Os dois ramais, o de Mirahy partindo de Cataguazes  e o de Santana de Cataguazes, que partia de Sereno, no primeiro ramal, foram abertos em 1895, pela E. F. Cataguazes, empresa que foi incorporada à Leopoldina em 26/03/1903. O ramal de Cataguazes foi suprimido em 10/04/1965 e o de Mirai, em 31/03/1967 (www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/sereno.htm)















Nenhum comentário:

Postar um comentário