segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESTAÇÃO SERENO - Pequeno Distrito do Município de Cataguases.


Matéria atualizada em 13 de maio de 2023.


Acima e nas quatro fotos abaixo, a Estação de Sereno em minha última visita, em março de 2023.






Acima, raro e importantíssimo registro da Estação de Sereno na época da ferrovia ainda em atividade onde é possível ver - lá no fundo - a saída à esquerda para Miraí no Triângulo de Manobras. Do acervo de Clair Rodrigues – restauração fotográfica Amarildo Mayrink.

Abaixo, a belíssima Tela inspirada na foto acima, apresentada por Milton Miranda.


Abaixo, a Estação de Sereno nos dias atuais.





Com a sempre valiosa contribuição de Hugo Caramuru, a Estação de Sereno "ontem & hoje".








Estação SERENO




De Sereno para o Ramal de Santana de Cataguases.




Município: Cataguases.
Ramal De Miraí – Km 357,441.
Altitude: 216m.
Estação inaugurada em: 1895.
Estive no local em: maio de 2012 e em março de 2023.
Uso atual: Centro Cultural Comunitário.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

E. F. Cataguazes (1895-1903)

E. F. Leopoldina (1903-1967)





HISTÓRICO: 

“Os dois ramais - o de Mirahy partindo de Cataguazes e o de Santana de Cataguazes, que partia de Sereno no primeiro Ramal - foram abertos em 1895 pela E. F. Cataguazes, empresa que foi incorporada à Leopoldina em 26 de março de 1903. O Ramal de Santana de Cataguazes - ainda se escrevia com "z" - foi suprimido em 10 de abril de 1965 e o Ramal de Mirahy, em 31 de março de 1967 (www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/sereno.htm)

  

A ESTAÇÃO:

Partindo de Cataguases sentido a Mirahy, após o Trem passar pela pequena Estação de São Diniz,  chegava-se à Estação Sereno, onde se encontrava o Triângulo que dividia o Ramal num trecho de maior extensão para Mirahy e para um novo Ramal até o Município de Santana de Cataguases.

Localizada no pequeno Distrito de mesmo nome pertencente ao Município de Cataguases, foi uma grande alegria encontrar a Estação em excelente estado de conservação em minha primeira visita, em maio de 2012. Em meu retorno, em março de 2023, encontrei a Estação ainda em bom estado de conservação, tudo graças à criação e efetiva atuação do DEMPHAC – Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases - quando foram realizadas amplas reformas e o tombamento como Patrimônio Histórico em todas as Estações da antiga Estrada de Ferro Leopoldina na área do Município com o objetivo de usar estes prédios para o desenvolvimento de diversos projetos culturais; como em Sereno, onde funciona o Centro Cultural Laurentina Vaz Cruz – Dna. Tina.

  

Abaixo, graças à valiosa contribuição de Luiza Helena R. M., a localização exata do Triângulo de manobras das Locomotivas onde o Ramal de Mirahy saía para a esquerda. À direita, tinha início o Ramal de Santana de Cataguases.


GRATIFICANTE SURPRESA:

Num destes acontecimentos gratificantes, logo após realizar a postagem sobre a Estação de Santana de Cataguases, em junho de 2012, encontrei o comentário da leitora Luiza Helena R. M. naquela matéria trazendo bela história sobre os Ramais, especialmente sobre a Estação Sereno, com informações bem interessantes. Segue seu relato:

“Lembro-me que o trem vinha de Cataguases, já com um vagão que, ao chegar a Sereno, seguiria direto para Santana. Na volta, vindo já lotado de Santana, chegava em Sereno e seguia para Cataguases. Ou seja, não eram todos os passageiros que precisavam baldear em Sereno, pois ao sair de Cataguases, os passageiros para Santana já tomavam o vagão específico que iria até Sereno.

O que ocorria é que em Sereno:

01 - A linha única vinda de Cataguases se bifurcava em duas, pouco depois da Estação.

02 - Próximo à Estação, havia um Triângulo de Reversão da direção das máquinas;

03 - Uma locomotiva a mais sempre aguardava de dia em Sereno, a chegada dos vagões compostos vindos de Cataguases com uma só máquina: Um ou mais vagões rumo a Miraí e outro, normalmente um apenas, rumo à Santana. 

04 - A máquina ao chegar de Cataguases, seguia mais à frente um pouco para uma das linhas ramais, normalmente já com seu vagão; e a outra máquina que permanecera aguardando em Sereno vinha até a Estação, onde era engatado ao vagão de passageiros para continuar a viagem.

05 - Havia em Sereno um grande galpão para guardar a máquina durante o dia, próximo à Estação. Era bem coberto de telhas, onde as andorinhas à tardinha gostavam de vir para passar a noite." 


Pois é... graças a este relato, em minha segunda visita à Estação Sereno, procurei a localização exata do Triângulo de Manobras das Locomotivas e de divisão dos Ramais, conforme as fotos apresentadas abaixo:







Na seqüência abaixo, registros da Estação de Sereno feitos em minha primeira visita, em maio de 2012.











Por fim, mais dois registros feitos em março de 2023.




2 comentários:

Anônimo disse...


Muito bom... parabéns pelo belíssimo trabalho de resgate da nossa história regional.

Gilmar De Oliveira Costa

Mauro Cruz disse...

Parabéns, Amarildo pelo seu belo trabalho de resgate e de registro da nossa história ferroviária. Esta malha de trilhos, estações, locomotivas e de seres humanos é uma parte fundamental da nossa cultura e da nossa sociedade. A preservação desta memória é uma ação nobre e necessária. Conheci agora o seu Blog e já o divulguei para muitos, incluindo a Luiza Helena Rezende Machado, que você citou no texto sobre Sereno. Parabéns! Mauro Cruz - Juiz de Fora.