sexta-feira, 5 de maio de 2023

ESTAÇÃO SÃO DINIZ - Após deixar Cataguases, era a primeira parada do Trem no Ramal de Mirahy.

  Na foto acima, no lado esquerdo da via, a residência familiar tendo a cerca de bambú e a bela árvore a frente, o local onde ficava a Parada São Diniz. Ao fundo, a antiga ponte ferroviária.


  Na foto acima, a ponte ferroviária, que só pode ser identificada quando se desce pelas laterais. Hoje transformada em ponte rodoviária com passagem para um só veículo.

Abaixo, a residência familiar onde ficava a Parada São Diniz.

Abaixo, recorte do Google Maps mostrando a localização da antiga Estação e da Ponte Ferroviária de São Diniz.




sereno

 

Estação SÃO DINIZ

 

cataguazes

 

 

Município: Cataguases - MG.

Ramal De Mirahy – Km 352,302.

Altitude: 176m.

Estação inaugurada em: 1895.

Estive no local em: março de 2023.

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

 

E. F. Cataguazes (1895-1903)

E. F. Leopoldina (1903-1967)






HISTÓRICO:

Em março de 2023 segui em mais uma viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina retornando aos Ramais de Mirahy e Santana de Cataguases.

Em minha primeira visita, em janeiro de 2014, ficaram faltando algumas Estações e Paradas que, por falta de referências, acabei não encontrando. Mas desta vez obtive sucesso e hoje trago aos amigos leitores a Parada SÃO DINIZ, ainda na área urbana de Cataguases.

 

A ESTAÇÃO:

Segundo os documentos ferroviários a Parada de São Diniz teria sido inaugurada em 1895, mas nunca encontrei informações oficiais se era realmente uma pequena estação nos moldes tradicionais, ou se era apenas uma daquelas simples paradas com plataforma e uma pequena cobertura.

Até hoje também não se tinha informações da localização exata dela, mas após uma verdadeira “investigação” cheguei ao bairro de São Diniz, cujo acesso é feito por estrada asfaltada sobre o antigo leito ferroviário.

Logo que entrei no bairro, fiquei sabendo da existência de uma antiga ponte ferroviáriahoje utilizada como passagem de veículos – localizada no final do asfalto e que a antiga Parada ficava próxima a ela. Após esta ponte, a estrada segue sem calçamento – estrada de terra – retornando à rodovia mais adiante.

Seguindo estas indicações, tive a satisfação de finalmente encontrar a ponte, hora de fazer fotos e de conversar com os moradores da localidade. E aí a boa notícia: finalmente cheguei ao exato local onde ficava a Parada São Diniz. Em seu lugar hoje existe uma residência familiar e realmente fica bem perto da ponte. Vários moradores confirmaram que era realmente ali a Parada São Diniz, como apresento nas fotos desta matéria.

Ou seja, mais um mistério desvendado! Mais uma Estação da E. F. Leopoldina encontrada. 



Logo depois da Parada, chegava-se à antiga ponte ferroviária.

Na seqüência abaixo, detalhes da antiga ponte ferroviária, onde é possível ver em uma das fotos que a estrutura de pedras de uma das cabeceiras está abalada.










Um comentário:

Gilson disse...

Show! Parabéns!!!