Matéria atualizada em 14 de maio de 2024.
Acima e na sequência abaixo, a antiga, bela e bem cuidada Estação de Rio Pomba, atualmente sob os cuidados da Loja Maçônica Fraternidade Mineira - registros feitos em maio de 2024.
Acima e abaixo, "ontem & hoje" da Estação de Rio Pomba. Acima, belíssimo registro da Estação em plena atividade.
Estação RIO
POMBA
Antiga POMBA
Ramal de Rio Pomba
– Km 280,214 (1960)
Estação inaugurada
em: 1° de julho de 1886.
Altitude: 433m.Estive no local em: julho de 2012 e maio de 2024.
Uso atual: Loja Maçônica.
Situação Atual
– Ramal erradicado. Sem
trilhos.
E.F.Leopoldina - 1879-1965
Estação RIO
POMBA
Antiga POMBA
Ramal de Rio Pomba
– Km 280,214 (1960)
Estação inaugurada
em: 1° de julho de 1886.
Altitude: 433m.
Estive no local em: julho de 2012 e maio de 2024.
Uso atual: Loja Maçônica.
Situação Atual
– Ramal erradicado. Sem
trilhos.
E.F.Leopoldina - 1879-1965
HISTÓRICO:
O Ramal do
Pomba, também chamado de Ramal do Rio Pomba, foi autorizado por uma concessão
provincial em 1878 e foi aberto ao tráfego em 01 de julho de 1886, saindo da Estação de
Guarani, na linha Três Rios-Caratinga e atingindo a cidade de Pomba. O Ramal foi
fechado em 01 de maio de 1965 - (fonte -
www.estacoesferroviarias.com.br ).
A ESTAÇÃO:
A Estação de
Rio Pomba foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina com o nome de POMBA. Há
fontes que dão a data de abertura como sendo em 02 de julho de 1879. Ela era a Estação terminal do Ramal do Rio Pomba e foi fechada com o Ramal em maio
de 1965, sendo que o fechamento do Ramal para Trens de passageiros ocorreu em
julho de 1964.
Em frente à Estação havia uma grande Cooperativa de Laticínios, onde o leite ali produzido seguia pelos trens da Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro.
Visitei Rio Pomba e sua antiga Estação pela primeira vez em julho de 2012 encontrando a Estação bela e completamente reformada pela Loja Maçônica Fraternidade Mineira, responsável pelo
prédio e por sua conservação.
Retornei a Rio Pomba em maio de 2024 encontrando a antiga e bela Estação em bom estado de conservação.
O MUSEU:
Além da
oportunidade de conhecer e fotografar a Estação Ferroviária, pude também
conhecer o Museu Histórico de Rio Pomba, que além de um grande
acervo resgatando toda a história do Município, possui também uma ala
destinada à passagem da ferrovia por Rio Pomba com as belíssimas fotos expostas
aqui na página, além de peças, ferramentas e utensílios utilizados pelos
ferroviários, seja na manutenção das linhas do Ramal ou na própria Estação.
Outro
detalhe marcante no Museu é o belo desenho feito por um aluno de uma Escola
Municipal relembrando o Bonde de Tração Animal que ligava a Estação ao centro
da cidade, já que, fugindo aos padrões da época, a mesma não ficava localizada
no centro, mas num bairro periférico. É que em Rio Pomba o centro da cidade fica situado num plano mais alto.
Na seqüência abaixo, registros de minha visita à Estação de Rio Pomba em julho de 2012.
Além de encontrar a Estação em perfeitas condições mantida pela Maçonaria, tive também a oportunidade de conhecer o Museu Histórico de Rio Pomba, onde tive a alegria de registrar as fotos abaixo, peças e fotos que resgatam a história da ferrovia na cidade.
2 comentários:
É gratificante acompanhar o blogueiro Amarildo, com tantas memórias do passado, presentes em vida minha! Como conhecedor de tantas estações ao efetuar despachos para todos os Estados do Brasil, onde RFFSA circulava. Rio Pomba, entre outras centenas de estações. No livro organograma, havia todas as estações existentes na RFFSA. Obrigado amigo! Abraços.
Jose Carlos Bissonho
Sensacional
Postar um comentário