quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ESTAÇÃO TUPI - Pequena parada entre Furtado de Campos e Guarani.

A plataforma é o que restou da Estação de Tupi.



Na foto acima: à esquerda, o prédio da antiga Escola Rural. A Estação de Tupi ficava à direita, bem em frente à Escola. Hoje sobrou apenas a plataforma, escondida no meio do mato.



Pelo caminho, riachos e pequenas pontes.









Parada TUPI



Município: Guarani
Ramal: Linha de Caratinga – Km 244,083 (1960)
Estação inaugurada em: 1884?
Estive no local em: junho de 2012.
Uso atual: Sem uso. A plataforma ainda está La, mas sem a cobertura. 
Situação Atual – Ramal erradicado. Sem trilhos.


Cia. União Mineira (1879-1884)
Cia. E. F. Leopoldina/Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)







HISTÓRICO:

Localizada a 6 km de Furtado de Campos e a 8 km de Guarani, a Estação de Tupi foi aberta para escoar pela ferrovia, a produção de leite dos produtores daquela região. Na verdade, era uma parada. Na frente da Estação funcionava uma pequena escola, cujo prédio ainda existe, sendo usada atualmente como moradia familiar.
Hoje, o que sobrou da antiga Estação é a plataforma quase perdida no meio do mato, onde precisei contar com a valiosa ajuda de um morador local para encontrá-la.
Podemos seguir de Tupi para Furtado de Campos ou para Guarani pelo antigo leito da ferrovia, hoje transformado em estrada rural onde ainda podemos ver grande quantidade de brita.  Podemos ver também pequenas pontes e pontilhões transpondo pequenos riachos, marcas e sinais de que o trem da Leopoldina passou por ali.
Seguindo de Tupi para Guarani pelo antigo leito da ferrovia, encontramos com uma rodovia estadual que, deste ponto de encontro até a cidade aproveitou todo o antigo leito, hoje asfaltado.






















Prédio situado bem em frente à antiga Estação de Tupi onde funcionou uma Escola Rural, hoje moradia familiar.




Seguindo em direção a Guarani pela estrada rural que aproveitou todo o antigo leito da ferrovia, deparamos com belos cenários encontrando vários pontilhões ainda da época da ferrovia sobre pequenos riachos, mas é marcante a presença de brita por toda a estrada, sinal de que um dia o trem da Leopoldina passou por ali.

















Aqui, o ponto de encontro com a rodovia estadual. À esquerda, pelo asfalto, segue-se para o Município de Descoberto. À direita, chega-se à Tupi em direção a Furtado de Campos.




Um comentário:

Flávia de Oliveira Mattos disse...

Minha avó Ester Gonzaga de Oliveira, morou em Tupi e estudou nesta escola e também na escola de Furtado de Campos antes de se casar e vir, definitivamente, morar em Bicas .
Emocionante rever essa história!
Parabéns pelo lindo trabalho.