quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Os Túneis de MURINELI pelos caminhos do Ramal Sumidouro.

Matéria atualizada em 02 de janeiro de 2021.







Nas fotos abaixo, as belezas da serra sob o olhar de Ricardo Raipp em fotos realizadas em setembro e dezembro de 2020.







Em nossa segunda postagem sobre a expedição ao Ramal Sumidouro que fiz em 25 de janeiro de 2017 trago aos amigos leitores os belíssimos cenários da serra em Murineli.
Ao chegar a Sumidouro parti para a primeira expedição do dia muito bem acompanhado por Aurinho Torres, que deverá assumir uma nova secretaria responsável pela área de Cultura e Turismo a ser criada na Prefeitura de Sumidouro; Marcelo Almeida, responsável pelo Centro de Documentação Histórica Pró-Memória, divisão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pela fotógrafa Joséli Chapeta, que também deverá atuar na nova secretaria. 
Destino: estação Estação Murineli para dali percorrer o antigo leito da ferrovia subindo a serra que ia em direção a Dona Mariana, próxima parada antes do encontro com a E. F. do Cantagalo, em Conselheiro Paulino.
O que dizer: visual encantador, três belos túneis cortados nas rochas, inúmeras nascentes e quedas d’água.
Na sequência abaixo registros de um grande dia, de uma visita que recomendo, caminho ideal para trilheiros à pé, de bike, de moto ou de carro.

Vale registrar aqui o desejo da nova equipe de governo de Sumidouro em desenvolver grandes projetos voltados para o turismo resgatando a importância histórica da ferrovia para a cidade. 

Para maiores informações sobre a estação Murineli, leia a postagem no link abaixo:
http://otremexpresso.blogspot.com.br/2016/07/estacao-murineli-avancando-as-pesquisas_7.html



Partindo de Murineli em direção aos três túneis, subindo a serra sentido Dona Mariana.   









 Acima e abaixo, a antiga caixa d’água dos tempos da ferrovia.






Subindo a serra em direção a Dona Mariana, chegamos ao primeiro túnel, o menor deles, dotado de portais de entrada e saída.
Logo após passarmos por ele temos um belíssimo visual das montanhas e fazendas da região.












O segundo túnel... também em cenário belíssimo cercado por quedas d'água, mata nativa e ar puro.

















O terceiro túnel - o maior deles - localizado num dos pontos mais altos da serra tem também uma belíssima queda d'água. 
É possível vermos a nascente em meio às pedras no alto do morro.































Daqui, seguia-se para a próxima parada – Estação Dona Mariana.


Abaixo, mais alguns belos registros de Ricardo Raipp em fotos realizadas em setembro de 2020.






6 comentários:

Vera Guarize disse...

Amarildo, hoje tive a grande oportunidade de visitar seu Blog. Gostei muito.É um acervo fantástico para futuras gerações que não usufruíram da grande oportunidade de ver trem cortando nossa cidade.A vida da comunidade girava em torno dos trens.Todos queriam saber: O Mixto já passou? Atrasado 45 minutos... O Expresso está no horário?
Parabéns. Só um grande homem se preocupa em preservar a memória de sua terra. O meu abraço solidário.

Salomão disse...

Em 2916, num passeio de moto, tive a grande oportunidade de conhecer tais túneis, realmente o lugar é maravilhoso. Parabéns pela valiosa matéria.

Nunes disse...

Amarildo, parabéns pelo trabalho. Quando criança visitava meus parentes em Murinelli. Meu avô falava sobre esse trem e tive o privilégio de conhecer, andar por esse ramal, passando por esses tuneis.

Unknown disse...

Amarildo, como sempre seu trabalho me encanta com estas fabulosas estaçoes e extintas estradas de ferro, muitas delas esquecidas divulgadas somente por pessoas como VC e eu e outros amantes da nossa historia ferroviária, parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma pergunta ... estes tuneis são de livre acesso e por eles podem passar carro?

Amarildo Mayrink disse...

Sim! O antigo leito ferroviário virou estrada rural de acesso à Dna. Mariana e propriedades rurais da região.
O cenário é belíssimo!

FERNANDO RANGEL PINHEIRO disse...

Muito interessante a matéria sobre os túneis. Boas fotos que resgatam lindos recantos da mata Atlântica. Sou fã desse blog. Um grande acervo da memória ferroviária da região.