domingo, 12 de fevereiro de 2017

ESTAÇÃO ITAIPAVA - Ela não existe mais. Relembrando a ferrovia, um belo restaurante temático foi criado.

A primitiva Parada Itaipava nos primeiros tempos da ferrovia, por volta de 1918 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. 
Restauração: Amarildo Mayrink



O Beer & Food Vagão.



Em mais uma valiosíssima contribuição de Marcio Cardoso, outro raro registro fotográfico da Estação Itaipava. Pouco tempo depois ela foi demolida - foto de Tereza Serpa. 








Um dos poucos registros fotográficos conhecidos da Estação Itaipava em 1936 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. e site www.estacoesferroviarias.com.br








Estação Itaipava
Estive no local em: 06 de janeiro de 2017
Inaugurada em: 1890
Ramal: Linha do Norte – Km 77,789 (1960)
Altitude: 681m
Situação Atual – Demolida.








A ESTAÇÃO:
Inaugurada ainda pela Estrada de Ferro Príncipe Grão Pará inicialmente como parada em 1890, Itaipava fazia parte do Ramal de São José do Vale do Rio Preto.
Após a Leopoldina resolver suprimir o trecho que vinha do Rio de Janeiro passando por Petrópolis em 05 de novembro de 1964, encerrou-se assim as atividades da ferrovia pelos municípios cortados por ela.
Segundo informações de moradores da localidade, a antiga estação teria sido onde hoje funciona o Shopping Center Itaipava.

Mas o amigo Márcio Cardoso, pesquisador e colaborador de nossa página, informa que na verdade a Estação Itaipava não ficava onde está o shopping e sim no segundo trevo de Itaipava, na BR-040.
O shopping está localizado ao lado da antiga rodovia União Indústria, enquanto a Estação Itaipava ficava do outro lado do rio piabanha, como pode ser observado no antigo mapa abaixo. 




MINHA VISITA:
Após minha gratificante visita ao Centro Cultural Estação Nogueira, parti em busca do local onde teria funcionado a antiga Estação Itaipava
Parti então para mais uma visita. Lá chegando, tomei conhecimento da existência e um bar/restaurante: o Beer & Food Vagão.
Trata-se e um bem idealizado estabelecimento comercial localizado no pátio de estacionamento do próprio Shopping, um autêntico Beer & Food temático, tendo como destaque um belíssimo vagão de trem estático que teve seu interior adaptado e transformado em um aconchegante bar-restaurante.
Confesso que minha frustração inicial por saber que a velha estação não mais existia foi substituída pelo encanto e beleza do local, pela feliz e bem elaborada ideia de um espaço temático de visual aconchegante e descontraído tendo o trem como protagonista.
O que dizer: vale à pena conhecer e visitar!


Outro belo registro da primitiva Parada Itaipava por volta de 1918 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. 
Restauração: Amarildo Mayrink



Na seqüência abaixo, o bem idealizado Beer & Food Vagão.








2 comentários:

  1. lindissima, quero conhecer, adorei mesmo

    ResponderExcluir
  2. Somente corrigindo a materia, segundo dezenas de moradores consultados a linha saia de bonsucesso e atravessava o rio piabanha por ponte exatamente onde hoje está construida a cabine de policia militar ao lado da 105 civil, e atravessava a estrada uniao industria seguindo pela margem do morro onde hoje há um conjunto de prédios 'granja brasil' e virava a esquerda antes da antiga ponte dos arcos perto do hortomercado municipal seguindo para local chamado de catobira onde ali havia a estação Dr. Nilo apos a estação magé (hoje manga larga - centro general ayrosa) e ai sim a praça são jorge onde hoje é a saida arranha-céu, neste local fica próximo ao spa saison, prédio da companhia telefonica oi, ali segundo indicações era a Estação Itaipava, havia uma ponte de ferro para passagem da linha para pedro do rio direto onde no local hoje há os viadutos da br 040.

    ResponderExcluir