domingo, 12 de fevereiro de 2017

ESTAÇÃO ITAIPAVA - Ela não existe mais. Relembrando a ferrovia, um belo restaurante temático foi criado.

A primitiva Parada Itaipava nos primeiros tempos da ferrovia, por volta de 1918 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. 
Restauração: Amarildo Mayrink



O Beer & Food Vagão.



Em mais uma valiosíssima contribuição de Marcio Cardoso, outro raro registro fotográfico da Estação Itaipava. Pouco tempo depois ela foi demolida - foto de Tereza Serpa. 








Um dos poucos registros fotográficos conhecidos da Estação Itaipava em 1936 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. e site www.estacoesferroviarias.com.br









Estação ITAIPAVA



Município: Petrópolis
Linha do Norte – Km 77,789 (1960)
Altitude: 681m.
Estação inaugurada em:  1890 (?).
Estive no local em:  06 de janeiro de 2017.
Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Desativado em 1964, o Ramal está erradicado e sem trilhos.








A ESTAÇÃO:

Inaugurada ainda pela Estrada de Ferro Príncipe Grão Pará inicialmente como parada em 1890, Itaipava fazia parte do Ramal de São José do Vale do Rio Preto.
Após a Leopoldina resolver suprimir o trecho que vinha do Rio de Janeiro passando por Petrópolis em 05 de novembro de 1964, encerrou-se assim as atividades da ferrovia pelos municípios cortados por ela.
Segundo informações de moradores da localidade, a antiga estação teria sido onde hoje funciona o Shopping Center Itaipava.

Mas o amigo Márcio Cardoso, pesquisador e colaborador de nossa página, informa que na verdade a Estação Itaipava não ficava onde está o shopping e sim no segundo trevo de Itaipava, na BR-040.
O shopping está localizado ao lado da antiga rodovia União Indústria, enquanto a Estação Itaipava ficava do outro lado do rio piabanha, como pode ser observado no antigo mapa abaixo. 




MINHA VISITA:

Após minha gratificante visita ao Centro Cultural Estação Nogueira, parti em busca do local onde teria funcionado a antiga Estação Itaipava
Chegando em Itaipava, tomei conhecimento da existência e um bar/restaurante: o Beer & Food Vagão.
Trata-se e um bem idealizado estabelecimento comercial localizado no pátio de estacionamento do próprio Shopping, um autêntico Beer & Food temático, tendo como destaque um belíssimo vagão de trem estático que teve seu interior adaptado e transformado em um aconchegante bar-restaurante.
Confesso que minha frustração inicial por saber que a velha estação não mais existia foi substituída pelo encanto e beleza do local, pela feliz e bem elaborada idéia de um espaço temático de visual aconchegante e descontraído tendo o trem como protagonista.
O que dizer: vale à pena conhecer e visitar!


Outro belo registro da primitiva Parada Itaipava por volta de 1918 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. 
Restauração: Amarildo Mayrink



Na seqüência abaixo, o bem idealizado Beer & Food Vagão.








3 comentários:

Anônimo disse...

lindissima, quero conhecer, adorei mesmo

BernardoBraga disse...

Somente corrigindo a materia, segundo dezenas de moradores consultados a linha saia de bonsucesso e atravessava o rio piabanha por ponte exatamente onde hoje está construida a cabine de policia militar ao lado da 105 civil, e atravessava a estrada uniao industria seguindo pela margem do morro onde hoje há um conjunto de prédios 'granja brasil' e virava a esquerda antes da antiga ponte dos arcos perto do hortomercado municipal seguindo para local chamado de catobira onde ali havia a estação Dr. Nilo apos a estação magé (hoje manga larga - centro general ayrosa) e ai sim a praça são jorge onde hoje é a saida arranha-céu, neste local fica próximo ao spa saison, prédio da companhia telefonica oi, ali segundo indicações era a Estação Itaipava, havia uma ponte de ferro para passagem da linha para pedro do rio direto onde no local hoje há os viadutos da br 040.

Carlos Schubert disse...

Aí eu vou ser obrigado a divergir ..isso porwue até alguns anos atrás, ainda havia a ponte ferroviária do trem que era quase paralela a ponte de Itaipava ..o te passava por onde hoje o lugar da exposição ..eu andava de bicicleta ali quando criança e ainda havia os trilhos no local..então a passagem do trem só ocorria após o lugar da exposição ....não
sei exatamente aonde mas acho que perto da estrada das arcas