A
primitiva Parada Itaipava nos primeiros tempos da ferrovia, por volta de 1918 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr.
Restauração: Amarildo Mayrink
O Beer & Food Vagão.
Em mais uma
valiosíssima contribuição de Marcio Cardoso, outro raro registro fotográfico da
Estação Itaipava. Pouco tempo depois ela foi demolida - foto de Tereza Serpa.
Um
dos poucos registros fotográficos conhecidos da Estação Itaipava em 1936 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr. e site www.estacoesferroviarias.com.br
Estação ITAIPAVA
Município: Petrópolis
Linha do Norte
– Km 77,789 (1960)
Altitude: 681m.
Estação inaugurada
em: 1890 (?).
Estive no local em: 06 de janeiro de 2017.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual
– Desativado em 1964,
o Ramal está erradicado e sem trilhos.
A ESTAÇÃO:
Inaugurada ainda pela Estrada
de Ferro Príncipe Grão Pará inicialmente como parada em 1890, Itaipava fazia parte
do Ramal de São José do Vale do Rio Preto.
Após a Leopoldina resolver suprimir o trecho que vinha do Rio de
Janeiro passando por Petrópolis em 05 de novembro de 1964, encerrou-se assim as atividades da ferrovia pelos
municípios cortados por ela.Segundo informações de moradores da localidade, a antiga estação teria sido onde hoje funciona o Shopping Center Itaipava.
Mas o amigo Márcio Cardoso, pesquisador e colaborador de nossa página, informa que na verdade a Estação Itaipava não ficava onde está o shopping e sim no segundo trevo de Itaipava, na BR-040.
O shopping está localizado ao lado da antiga rodovia União Indústria, enquanto a Estação Itaipava ficava do outro lado do rio piabanha, como pode ser observado no antigo mapa abaixo.
MINHA VISITA:
Após minha gratificante visita ao Centro Cultural Estação Nogueira, parti em busca do local onde teria funcionado a antiga Estação Itaipava.
Chegando em Itaipava, tomei conhecimento da existência e um bar/restaurante:
o Beer & Food Vagão.
Trata-se
e um bem idealizado estabelecimento comercial localizado no pátio de
estacionamento do próprio Shopping, um autêntico Beer & Food temático, tendo
como destaque um belíssimo vagão de trem estático que teve seu interior
adaptado e transformado em um aconchegante bar-restaurante.
Confesso
que minha frustração inicial por saber que a velha estação não mais existia foi
substituída pelo encanto e beleza do local, pela feliz e bem elaborada idéia de
um espaço temático de visual aconchegante e descontraído tendo o trem como protagonista.
O
que dizer: vale à pena conhecer e visitar!
Outro
belo registro da primitiva Parada Itaipava por volta de 1918 - Fonte: Jorge A. Ferreira Jr.
Restauração: Amarildo Mayrink
Na
seqüência abaixo, o bem idealizado Beer & Food Vagão.
4 comentários:
lindissima, quero conhecer, adorei mesmo
Somente corrigindo a materia, segundo dezenas de moradores consultados a linha saia de bonsucesso e atravessava o rio piabanha por ponte exatamente onde hoje está construida a cabine de policia militar ao lado da 105 civil, e atravessava a estrada uniao industria seguindo pela margem do morro onde hoje há um conjunto de prédios 'granja brasil' e virava a esquerda antes da antiga ponte dos arcos perto do hortomercado municipal seguindo para local chamado de catobira onde ali havia a estação Dr. Nilo apos a estação magé (hoje manga larga - centro general ayrosa) e ai sim a praça são jorge onde hoje é a saida arranha-céu, neste local fica próximo ao spa saison, prédio da companhia telefonica oi, ali segundo indicações era a Estação Itaipava, havia uma ponte de ferro para passagem da linha para pedro do rio direto onde no local hoje há os viadutos da br 040.
Aí eu vou ser obrigado a divergir ..isso porwue até alguns anos atrás, ainda havia a ponte ferroviária do trem que era quase paralela a ponte de Itaipava ..o te passava por onde hoje o lugar da exposição ..eu andava de bicicleta ali quando criança e ainda havia os trilhos no local..então a passagem do trem só ocorria após o lugar da exposição ....não
sei exatamente aonde mas acho que perto da estrada das arcas
Se me permitem, posso esclarece algumas dúvidas, na convicção de serem às verdadeiras posições ora em discussão, meu pai foi engenheiro da estrada de ferro, eu quando criança andava todos estes trechos com ele começando de Nogueira, hoje estação museu, onde foi construida as margens da Varzea do Urubú, por interesse do surgimento do loteamento da Fazenda Nogueira, Loteamento muita grande para a época, mas que esta região de PETRÓPOLIS, estava em franco desenvolvimento, em Correas existia o Dérbi onde hoje é o Prado, lá no Ipase era um Hotel, tinha uma ponte pênsil que atravessava ao Derbí, vários sanatórios que aproveitavam o ar puro da serra, em Nogueira, Milton Carvalho, ja desenvolvia o Projeto de urbanização com a Construção do Hotel Promenade, sem dizer ainda que logo após Nogueira existia o Sítio Nova Bethânia, onde é hoje a Villa Epitácio onde moro até hoje, nome este sugestivo, em função de na época, ser de propriedade do Presidente Epitácio, ele inclusive morreu na casa que eu morei, muita gente não sabe, mas alí na frente deste sítio, existia uma parada para o trem , que eu conheci, era uma pequena parada onde o trem trazia embarcado o então Presidente da República aos seus descansos rotineiros, só mais tarde é que que foi construida a estação de Nogueira por interesses dos loteadores, ente 1937 e 1943. Bem, saindo de nogueira, a via férrea, atravessava o Rio Piabanha, em frente ao sítio da Ponte, da Madame Helena Paz de Andrade, saia na PM, os pilares da ponte ainda estão a vista, seguia por em frente a Granja Brasil, e entreva para o Loteamento Catobira, alí não existia nenhuma parada ou estação, até chegar a estação de Itaipava, próximo ao Saison, a ponte que existe até hoje alí, era para ligar a estação á já movimentada estrada União e Industria, o Arranha Ceu era um Hotel. Bem, a próxima estação era Estação Nillo, em frente ao Castelo de Itaipava, ali era, antes da construção do Castelo, propriedade do Nilo Peçanha, que chegou a presidência da República, depois destas estações, só a de Pedro do Rio que ficava nas terras do Alferes Caetano, cuja sede era onde está a Escola a montante da Estação , porém antes da nova rodovia BR-040. Bem, esta é a minha contribuição com a história deste município. Por Moisés Fernandes de Azevedo, Jornalista e Escritor.... 01/07/2024
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