sábado, 22 de março de 2025

ESTAÇÃO SANTO INÁCIO - Era a primeira parada do Ramal de Manoel de Morais.

 Acima e na sequência abaixo, o que sobrou da antiga Estação Santo Inácio.


Abaixo, a Estação Santo Inácio “ontem & hoje”.


Próximo à antiga Estação, um alicerce chamou a atenção de Paulo Neiva: "Seria a base de um antigo prédio ferroviário?"


Abaixo, mais um “ontem & hoje” da Estação Santo Inácio, vendo-se a Igreja ao fundo.


A Igreja de Santo Inácio completamente abandonada em contraste com o belíssimo cenário.


Paulo Neiva e o que sobrou da Estação Santo Inácio.




visconde-de-imbe

 

SANTO INÁCIO-RJ


trajano-de-moraes


  

Município: Trajano de Moraes-RJ

Ramal Manoel de Morais - Km 344,410 (1960)

Altitude:  463m

Estação inaugurada em: 1896/97.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro, Trilhos do Rio e dos amigos da página "Em Amo Trajano de Moraes-RJ".

Uso atual: Abandonada, em ruínas.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

E. F. Leopoldina (1896/97-1965)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.” 


Belo registro da então movimentada Estação Santo Inácio - Fon-Fon, 02 de junho de 1923.


A antiga Estação Santo Inácio em registro do acervo de Haroldo Pereira da Silva Porto Júnior..


A ESTAÇÃO:

Em viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina o amigo Paulo Neiva Pinheiro também percorreu o Ramal de Manoel de Morais, que partia do entroncamento da Estação de Trajano de Moraes, chegando à primeira parada: Estação SANTO INÁCIO-RJ. A Estação ainda existe - ou o que sobrou dela - mas só restam ruínas. Vamos ao relato de Paulo Neiva sobre mais uma importante visita...

“A Estação de Santo Ignácio não tem data de inauguração conhecida, mas teria provavelmente sido aberta em 1896/97. Era uma Estação que, com quase certeza, foi construída pela fazenda para carregar seus materiais e eventualmente servir aos passageiros. O Trem ali foi desativado em 1965. Nas fotos que fiz em minha primeira visita em 2018 o antigo prédio da Estação ainda existia, mas já estava em ruínas. Retornei em 2022 ao local e ainda encontrei as ruínas da Estação, assim como a igrejinha da fazenda (também em ruínas). Da linha férrea nem vestígios. Tudo muito parecido com Leitão da Cunha - que também é distrito de Trajano de Morais: uma fazenda atendida por uma Estação própria e que também tinha uma igrejinha similar a essa de Santo Ignácio. Fui à igrejinha que fica bem próxima da Estação e infelizmente também a encontrei bem deteriorada. O que antes foi uma portentosa fazenda (Fazenda Santo Ignácio) que teve seus dias de apogeu, hoje agoniza entre as montanhas de Trajano de Moraes.”


Na sequência abaixo, as ruínas da antiga Estação Santo Inácio em detalhes.






Paulo Neiva e a Igreja de Santo Inácio completamente abandonada em contraste com o belíssimo cenário.


Na sequência abaixo, detalhes da Igreja de Santo Inácio em ruínas.





Próximo à antiga Estação, um alicerce chama a atenção: seria a base de um antigo prédio ferroviário?


5 comentários:

Anônimo disse...

Esse lugar encravado na Serra é lindo demais! Custa a acreditar que os trens passavam por aí….
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Meus Deus... acabou tudo... há uns 10 anos ainda estava muito melhor...
Haroldo Pereira da Silva Porto Júnior

Anônimo disse...

Mais uma pérola da nossa história ferroviária né Amarildo José Mayrink?
Ude Mendes Oliveira

Anônimo disse...

Essa FERROVIA nunca sairá da nossa história.
Como na Paraíba onde nasci, está tudo abandono. Até as ESTAÇÕES estão assim mesmo, só as lembranças de um dia quando era a antiga RFFSA - REDE FERROVÍARIA Juazeirinho-PARAIBA.
Rosenildo Faria

Anônimo disse...

Fantastica toda esta exploração de campo do Paulo Neiva, recriando todo percurso ferreo que em outrora existiu, um local de regiao serrana lindo como este e nao se explora um turismo, fico imaginando este ramal preservado com passeios turisticos com locomotivas a vapor e as estações centenarias preservadas sendo pontos de parada para expor a cultura e culinaria da regiao, todo iam ganhar, a economia turistica e cultural aqueceria o lugar, mas infelizmente em nosso país pouco se preserva a historia e e percebo que no estado do RJ se preserva menos ainda, mais uma vez parabens pela matéria.
Thiago Campos RJ