Parada Paz - Uma verdadeira relíquia ainda de pé!
A Parada Paz e o Armazém de Cargas - O leito ferroviário passava no
meio de ambas.




Paulo Neiva e mais uma descoberta: a Parada Paz e seu Armazém de Cargas.
Parada PAZ-RJ
Antiga Formicida
Município: Trajano de Moraes-RJ
Ramal Sta. Maria Madalena - Km 339,454 (1960)
Altitude: 656 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Uso particular.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1963)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”
A
ESTAÇÃO:
A Parada Paz era uma parada simples que, a meu ver, servia para
atender à fazenda na qual a linha cortava (Fazenda da Paz?). Não tenho a sua
data de inauguração. A parada é praticamente desconhecida, não é mencionada nas
páginas ferroviárias e não existiam registros fotográficos dela na internet. Mas
ela está descrita no livro G1-Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Próxima à Parada ainda existe as ruínas
do antigo Armazém de Cargas da
fazenda onde eram armazenados os produtos agrícolas ali produzidos, em especial
o café. Em alguns mapas, como um de 1922, a parada está localizada como Parada Formicida. Não sei por que o
nome. O que sei é que no livro G1-Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de
1960, ela já aparece como Parada Paz.
Outra casa muito antiga na localidade que pode ter sido testemunha
ocular da passagem do Trem pelo local.
Aqui, a página do livro G1-Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, referência nas viagens de pesquisa de Paulo Neiva. Grifado em vermelho aparece a Parada Paz e a sua quilometragem.
4 comentários:
Antiga Parada Formicida! Nessa fazenda eles fabricavam formicida. A parada também foi conhecida por esse nome! Está inteira ainda. Encravada na serra de Trajano de Morais-RJ!
Paulo Neiva Pinheiro
Eu gostaria de visitar este lugar, pra sentir a energia e saborear de perto o que eu senti através da foto.
Nunca uma foto me passou tanta coisa boa.
Ude Mendes Oliveira
Amo ferrovias! Muitas saudades da Leopoldina! Esta Parada já teve muitas histórias de idas e vindas, saudades nas partidas e muitas alegrias nas chegadas!
Geraldo José Soares
Em Cordeiro tem a caixa d'água na Parada Santo Expedito.
Lourdes Souza Passos
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