terça-feira, 11 de março de 2025

PARADA PAZ - Mais uma descoberta de Paulo Neiva no Ramal de Santa Maria Madalena.

 Parada Paz - Uma verdadeira relíquia ainda de pé!

A Parada Paz e o Armazém de Cargas - O leito ferroviário passava no meio de ambas.



Acima e abaixo, construíram um puxadinho ao lado da parada que funcionou como bar e atualmente está fechado.



Acima e abaixo, o antigo Armazém de Cargas está bem deteriorado, mas ainda resiste no local, só não sabemos por quantos anos mais.

Paulo Neiva e mais uma descoberta: a Parada Paz e seu Armazém de Cargas. 




dr-loreti

 


Parada PAZ-RJ

Antiga Formicida


trajano-de-moraes


    

Município: Trajano de Moraes-RJ 

Ramal Sta. Maria Madalena - Km 339,454 (1960)

Altitude: 656 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Uso particular.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1963)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”


A ESTAÇÃO:

A Parada Paz era uma parada simples que, a meu ver, servia para atender à fazenda na qual a linha cortava (Fazenda da Paz?). Não tenho a sua data de inauguração. A parada é praticamente desconhecida, não é mencionada nas páginas ferroviárias e não existiam registros fotográficos dela na internet. Mas ela está descrita no livro G1-Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Próxima à Parada ainda existe as ruínas do antigo Armazém de Cargas da fazenda onde eram armazenados os produtos agrícolas ali produzidos, em especial o café. Em alguns mapas, como um de 1922, a parada está localizada como Parada Formicida. Não sei por que o nome. O que sei é que no livro G1-Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, ela já aparece como Parada Paz.


Na sequência abaixo, a Parada Paz em detalhes.









Portas provavelmente originais da antiga Parada Ferroviária.

Detalhe do telhado de madeira com telhas francesas.



Acima e abaixo, o antigo Armazém de Cargas está bem deteriorado, mas ainda resiste no local, só não sabemos por quantos anos mais.


O antigo leito ferroviário da antiga E.F. Barão de Araruama; depois, E. F. Leopoldina.


Nas três fotos abaixo, uma casa ao lado da Parada Paz. Teria pertencido à ferrovia?



Essas grandes pedras bem próximas à Parada Paz intrigaram Paulo Neiva.


Outra casa muito antiga na localidade que pode ter sido testemunha ocular da passagem do Trem pelo local.


Aqui, a página do livro G1-Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, referência nas viagens de pesquisa de Paulo Neiva. Grifado em vermelho aparece a Parada Paz e a sua quilometragem. 


Um mapa de 1922 onde a Parada Paz aparece com o nome de Formicida.


4 comentários:

Anônimo disse...

Antiga Parada Formicida! Nessa fazenda eles fabricavam formicida. A parada também foi conhecida por esse nome! Está inteira ainda. Encravada na serra de Trajano de Morais-RJ!
Paulo Neiva Pinheiro

Anônimo disse...

Eu gostaria de visitar este lugar, pra sentir a energia e saborear de perto o que eu senti através da foto.
Nunca uma foto me passou tanta coisa boa.
Ude Mendes Oliveira

Anônimo disse...

Amo ferrovias! Muitas saudades da Leopoldina! Esta Parada já teve muitas histórias de idas e vindas, saudades nas partidas e muitas alegrias nas chegadas!
Geraldo José Soares

Anônimo disse...

Em Cordeiro tem a caixa d'água na Parada Santo Expedito.
Lourdes Souza Passos