sexta-feira, 28 de março de 2025

ESTAÇÃO MANOEL DE MORAIS - Ponto final do Ramal.

 Acima e na sequência abaixo, a Estação de Manoel de Morais.






Acima e abaixo, o Corte na Rocha, local por onde o Trem passaria para chegar a Macuco, o que nunca aconteceu.


Acima e abaixo, as Cabeceiras do Pontilhão por onde o Trem também nunca passou.


A Estação de Manoel de Morais em janeiro de 2004, por Gutierrez Lhamas Coelho

Paulo Neiva e a Estação de Manoel de Morais.




MANOEL DE MORAIS-RJ


visconde-de-imbe


  

Município: Santa Maria Madalena-RJ

Ramal Manoel de Morais - Km 357,388 (1960)

Altitude:  249m

Estação inaugurada em: 15 de setembro de 1896.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Desconhecido.

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

E. F. Leopoldina (1896-1965)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.” 


A ESTAÇÃO:

A Estação de Manoel de Morais, pequena comunidade pertencente ao município de Santa Maria Madalena, foi inaugurada já pela Leopoldina em 1897. Os Trens deixaram de passar por lá entre 1966/1967, mas a Estação ainda está de pé, resistindo ao tempo. Já esteve bem “judiada”, passou por reformas e hoje ainda se encontra em boas condições. No dia de sua visita, Paulo Neiva encontrou a Estação fechada.

A história da ferrovia em Manoel de Morais guarda uma passagem interessante! O projeto inicial era que a ferrovia se estendesse até a Estação de Macuco, se unindo à Linha Cordeiro-Macuco. Apesar de terem iniciado os trabalhos construindo ponte e grande corte de pedras, tal ligação nunca se concretizou, deixando abandonado o trabalho iniciado. Com essa decisão, a Estação de Manoel de Morais ficou mesmo como ponto final do Ramal que partia de Trajano de Moraes.

Outro fato interessante é que, dependendo da época, a Linha Principal se alternava entre “Conde de Araruama-Manoel de Morais”, ou “Conde de Araruama-Santa Maria Madalena”, com a baldeação acontecendo na Estação de Trajano de Moraes e o outro trecho sendo um pequeno Ramal. Em 31 de outubro de 1965 o trecho a partir de Triunfo foi suspenso para Trens de passageiros para, logo em seguida, os dois Ramais serem definitivamente suprimidos. 

Na sequência abaixo, detalhes da Estação de Manoel de Morais.





Corte na Rocha Construído pela Cia. Leopoldina Railway em Manuel de Moraes (Santa Maria Madalena-RJ).

"Após a inauguração da Estação de Manoel de Morais, a empresa Inglesa Leopoldina Railway tinha a intenção de estender o Ramal de Manuel de Moraes até a cidade de Macuco-RJ, o que acabou não acontecendo. Mas os trabalhos chegaram a ser iniciados, quando fizeram esse belíssimo 'Corte na Rocha' logo após o Rio Grande, que seria atravessado por um 'Pontilhão' que também chegaram a construir suas cabeceiras em alvenaria de pedra. Elas também ainda estão lá como testemunhas."

Na sequência abaixo, fotos do Corte na Rocha, por onde o Trem nunca passou.










Pontilhão com Cabeceiras em Alvenaria de Pedras - Construído pela Cia Leopoldina Railway em Manuel de Moraes (Santa Maria Madalena-RJ).

"Na projetada extensão do Ramal de Manuel de Moraes até a cidade de Macuco-RJ - o que acabou não acontecendo - ficou também essa obra de arte magnífica feita para o Trem atravessar o Rio Grande sentido à cidade de Macuco-RJ."

Na sequência abaixo, fotos das Cabeceiras do Pontilhão por onde o Trem nunca passou.








3 comentários:

Anônimo disse...

Tinha um Virador...
A intenção era continuar o ramal para ligá-lo ao de Cordeiro.
Haroldo Pereira da Silva Porto Júnior

Anônimo disse...

Esse lugar é maravilhoso. Merecia um ramal de turismo.
Aloizio Barros de Souza

Anônimo disse...

Perto de mim... O sogro da minha filha, Alfredo Goldoni Matty, lutou para que essa Estação fosse restaurada. Faleceu no último dia 23 e não viu isso se concretizar... Lamentável.
Lourdes Souza Passos