Acima, um dos últimos registros da Estação de Visconde de Imbé
em condições originais.
A Estação sendo demolida pela Prefeitura de Trajano de Moraes para
dar lugar a um centro cultural, que será uma réplica da antiga Estação.
Em 2022 a obra de reconstrução estava paralisada.
Fotos extraídas do Google Maps feitas em junho de 2024, onde vemos a nova Estação ainda em reconstrução, mas já reerguida.
Em 2022, Paulo Neiva só havia encontrado a antiga Plataforma de embarque/desembarque ainda originais. Notem as pedras
talhadas que ainda resistiam.
Belo registro da antiga Estação de Visconde de Imbé da década
de 1960.
Antiga panorâmica de Visconde de Imbé.
Entre
as Estações de Santo Inácio e Visconde de Imbé, ruínas de um Pontilhão no
antigo Ramal de Manuel de Moraes.
Paulo Neiva e o que restava da Estação de Visconde de Imbé em 2022.
manoel-de-morais
VISCONDE DE IMBÉ-RJ
Antiga Aurora
Município: Trajano de Moraes-RJ
Ramal Manoel de Morais - Km 351,743 (1960)
Altitude: 334m
Estação inaugurada em: 15 de setembro de 1896.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro; dos amigos da página "Eu Amo Trajano de Moraes-RJ" e do Google Maps.
Uso atual: A Estação original foi demolida para a construção de uma "réplica". Obra paralisada.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1896-1965)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”
A ESTAÇÃO:
Seguindo
pelo Ramal de Manoel de Morais em
sua viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F.
Leopoldina em 2022, o
amigo Paulo Neiva Pinheiro chegou à segunda parada: Estação
VISCONDE DE IMBÉ-RJ. Vamos ao relato de Paulo Neiva sobre essa
intrigante visita...
“A Estação
de Visconde de Imbé foi inaugurada em 1896. O trem foi desativado em 1965.
O prédio da Estação ainda existia em 2004. Em janeiro de 2008 estava em ruínas, ainda cabendo uma restauração. Mas a prefeitura de Trajano de Moraes optou
por demolir tudo e reconstruir um novo prédio, uma ‘nova Estação’ para se
tornar um centro cultural, ou seja, demoliram o prédio original que a meu ver merecia e tinha todas as condições de ser preservado. De qualquer forma, em 2009 a obra foi paralisada e assim
a encontrei em 2022. Da Estação só existia parte da antiga plataforma e uma
estrutura (esqueleto) com colunas e uma parte da laje do que seria a nova Estação.“
Vendo as
fotos e o relato de Paulo Neiva, resolvi fazer uma consulta ao Gogle Maps e às fotos móveis que eles
realizam nas ruas das cidades visitando Visconde do Imbé. Lá encontrei fotos do
“novo prédio” já reerguido, fotos feitas em junho de 2024. Pelas fotos, podemos
ver que as obras de reconstrução parecem estar novamente paralisadas, mas o
novo prédio já ganhou o formato da antiga Estação. Agora é esperar que a
prefeitura da Trajano de Moraes consiga finalmente concluir o projeto.
Desfile cívico em Visconde de Imbé, vendo-se a Estação à esquerda da foto. Já não existiam os trilhos.
Paulo Neiva encontrou as Ruínas de um Pontilhão
no antigo Ramal de Manuel de Moraes.
“Entre as Estações de Santo Inácio e
Visconde de Imbé, ambas pertencentes ao município de Trajano de Moraes-RJ,
existiu um pontilhão ferroviário. Pela proximidade, eu acho que as águas da
Cachoeira das Neves passavam ali em baixo. Devem ter sido desviadas, suposição
minha… As vigas metálicas que ligavam uma cabeceira à outra - por onde passavam
os trilhos - já levaram para vender.”

1923. Nesse período o Brasil era um país que dependia
basicamente da exportação de café para o exterior e muitas dessas construções
são provenientes de recursos vindo do café, assim como as próprias ferrovias se
sustentavam com esse comércio.
Um comentário:
Quando fui só tinha as colunas levantadas! Legal ver ela assim pena que as portas, janelas, portão de cargas serão tudo descaracterizados né assim como o escoramento da cobertura da plataforma e telhado…
Paulo Neiva Pinheiro
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