Acima, o grande prédio da Estação Usina Corrêa, por onde escoava toda a produção de café de Santa Maria Madalena.
Em outro ângulo, a Estação com sua
Plataforma.
A Estação é bem diferente das demais do mesmo Ramal.
A cobertura da Plataforma forrada e com suas luminárias
originais de época.
Ao lado da Estação, o grande Armazém de Café do IBC - Instituto Brasileiro do Café - onde se guardava todo o café produzido em Santa Maria Madalena.Acima e abaixo, o grande Armazém de Café do IBC.
Mais uma importante descoberta de Paulo Neiva Pinheiro.
USINA CORRÊA-RJ
parada-miguel
parada-santa-odete
Município: Santa Maria Madalena-RJ
Ramal Sta. Maria Madalena - Km 358,873 (1960)
Altitude: 623 m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Base da Defesa Civil e Parque de Exposições.
Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos.
E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1963)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida à E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.”
A
ESTAÇÃO:
Em viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina o amigo Paulo Neiva Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena chegando a mais uma grande descoberta: Estação USINA CORRÊA-RJ.
Sim!!!
Uma
grande Estação onde era escoada toda a produção de café de Santa Maria
Madalena! Vamos ao relato de Paulo Neiva sobre mais uma importante descoberta...
“A Estação Usina Corrêa está muito bem
preservada e fica localizada dentro Parque de Exposições da cidade, onde também
está a base da Defesa Civil local. Não consegui descobrir a data de sua
inauguração. Na verdade, nem sabia que a Estação ainda estava de pé. O prédio
fica bem de frente de um enorme armazém do IBC
(Instituto Brasileiro do Café). Ou seja, toda a produção cafeeira da cidade
vinha pra cá. Chegavam no grande Armazém através de carros e carroças e daqui
eram escoadas para os grandes centros através da ferrovia e da Estação Ferroviária
Usina Corrêa. Creio que funcionava por aqui algum processamento ou
beneficiamento desse café também, por isso o nome Usina Corrêa. Na verdade
trata-se de mais um grandioso achado. Não existem fotos dessa Estação
disponíveis na Internet, mas graças ao livro G1- Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 onde ela está listada, consegui chegar até
ela. Foi uma grata surpresa ter achado essa preciosidade que poucos têm
conhecimento de ainda existir e estar de pé.”
Olha aí a Estação com sua
Plataforma.
O prédio da Estação parece ter uma espécie de sótão.
O prédio da Estação visto
de fora.
A plataforma também ainda
está lá.
As luminárias originais de época fixadas na cobertura da plataforma de embarque.
Este é o grande Armazém de
Café do IBC, onde se guardava todo o café produzido em Santa Maria
Madalena.
Prédio do Armazém do IBC
visto de fora.
O grande Armazém de Café do
IBC.

Um comentário:
A Expo Agro é em junho e faz um friooooooo...
Haroldo P. S. Porto Junior
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