domingo, 16 de março de 2025

ESTAÇÃO USINA CORRÊA - De lá partia toda a produção de café de Santa Maria Madalena.

 Acima, o grande prédio da Estação Usina Corrêa, por onde escoava toda a produção de café de Santa Maria Madalena.

Em outro ângulo, a Estação com sua Plataforma.


A Estação é bem diferente das demais do mesmo Ramal.


Mas que maravilhoso achado!


A cobertura da Plataforma forrada e com suas luminárias originais de época.


Ao lado da Estação, o grande Armazém de Café do IBC - Instituto Brasileiro do Café - onde se guardava todo o café produzido em Santa Maria Madalena.Acima e abaixo, o grande Armazém de Café do IBC.


Mais uma importante descoberta de Paulo Neiva Pinheiro.




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USINA CORRÊA-RJ

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Município: Santa Maria Madalena-RJ

Ramal Sta. Maria Madalena - Km 358,873 (1960)

Altitude:  623 m

Estação inaugurada em:  ?

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.

Uso atual: Base da Defesa Civil e Parque de Exposições. 

Situação Atual – Ramal erradicado, sem trilhos. 

 

E. F. Santa Maria Madalena (1891-1907)

E. F. Leopoldina (1907-1963)




HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...

“O Ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Moraes) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro Ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida à E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a Linha Principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o Ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Moraes. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Moraes já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do Ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.” 


A ESTAÇÃO:

Em viagem de pesquisas pelos caminhos da E. F. Leopoldina o amigo Paulo Neiva Pinheiro percorreu o Ramal de Santa Maria Madalena chegando a mais uma grande descoberta: Estação USINA CORRÊA-RJ

Sim!!! 

Uma grande Estação onde era escoada toda a produção de café de Santa Maria Madalena! Vamos ao relato de Paulo Neiva sobre mais uma importante descoberta...

“A Estação Usina Corrêa está muito bem preservada e fica localizada dentro Parque de Exposições da cidade, onde também está a base da Defesa Civil local. Não consegui descobrir a data de sua inauguração. Na verdade, nem sabia que a Estação ainda estava de pé. O prédio fica bem de frente de um enorme armazém do IBC (Instituto Brasileiro do Café). Ou seja, toda a produção cafeeira da cidade vinha pra cá. Chegavam no grande Armazém através de carros e carroças e daqui eram escoadas para os grandes centros através da ferrovia e da Estação Ferroviária Usina Corrêa. Creio que funcionava por aqui algum processamento ou beneficiamento desse café também, por isso o nome Usina Corrêa. Na verdade trata-se de mais um grandioso achado. Não existem fotos dessa Estação disponíveis na Internet, mas graças ao livro G1- Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 onde ela está listada, consegui chegar até ela. Foi uma grata surpresa ter achado essa preciosidade que poucos têm conhecimento de ainda existir e estar de pé.”


Mas que maravilhoso achado!


Olha aí a Estação com sua Plataforma.


O prédio da Estação parece ter uma espécie de sótão.


O prédio da Estação visto de fora.


A plataforma também ainda está lá.


As luminárias originais de época fixadas na cobertura da plataforma de embarque.


Este é o grande Armazém de Café do IBC, onde se guardava todo o café produzido em Santa Maria Madalena.


Prédio do Armazém do IBC visto de fora.


O grande Armazém de Café do IBC.



Na sequência abaixo, mais alguns registros mostrando detalhes da antiga Estação Usina Corrêa.








Prédio do Armazém do IBC visto de fora. Hoje no local funciona o Parque de Exposições.



Um comentário:

Anônimo disse...

A Expo Agro é em junho e faz um friooooooo...
Haroldo P. S. Porto Junior