quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESTAÇÃO SOBRAL PINTO - Hoje, parada de Ônibus da Comunidade.

 Acima e abaixo, fotos de 03 de maio de 2012.







Logo após passar pela Estação de Diamante, chegava-se à Estação de Sobral Pinto, também inaugurada entre os anos de 1879/1880 com o nome de Pomba, pois ficava originalmente neste município. Segundo levantou o amigo Ralph Mennucci Giesbrecht  em seu site www.estacoesferroviarias.com.br com a abertura da estação de Pomba em 1886, em ramal próprio que saía da estação de Guarani, na linha de Caratinga, da mesma Leopoldina, a estação mudou o nome. 
Segundo os amigos da página "Sobral Pinto" no facebook, a mudança ocorreu em 04 de setembro de 1892 em homenagem ao engenheiro da Estrada de Ferro "Luiz Cavalcanti Sobral Pinto", tio do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto, informação obtida no Arquivo Público Mineiro.
Funcionando hoje como Parada de Ônibus local, na ocasião de minha visita ao prédio da antiga Estação, também funcionava ali a um Posto Policial e uma Unidade Básica de Saúde provisória. O prédio está em bom estado de conservação, com uma bela e aconchegante praça próxima a ela.
Graças à valiosa contribuição do amigo Hugo Caramuru, pude traçar logo abaixo alguns comparativos ontem/hoje. Espero que gostem!


Fotos: Amarildo Mayrink



               Abaixo, fotos de 03 de maio de 2012.









Abaixo, fotos de 10 de março de 2010.






Festival Ontem/Hoje



































Nenhum comentário:

Postar um comentário