Matéria
atualizada em 29 de janeiro de 2021.
Acima, a Estação de Comendador Venâncio em março de 2019.
Na foto acima, a Estação de Comendador Venâncio nos tempos em que ainda se chamava "Lage", em mais uma belíssima contribuição de José Expedito Assunção.
Na foto acima, uma
belíssima tomada da Estação de Comendador Venâncio, do acervo de Horácio Corrêa
Cardillo.
Estação COMENDADOR
VENÂNCIO - RJ
Antiga LAGE
Município de Itaperuna
Ramal do Poço Fundo – Km 397,885.
Ramal do Poço Fundo – Km 397,885.
Altitude: 162m.
Estação inaugurada em: 15 de outubro de 1884.
Estive no local em: 20 de março de 2019.
Uso atual: Oficina de Artesanato.
Patrimônio Histórico do Município.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973)
Retornando pelo Ramal de Manhuaçú, passei novamente por Patrocínio
do Muriaé e resolvi seguir pelo antigo Ramal do Poço Fundo em direção a Itaperuna.
Primeira parada: Estação Comendador
Venâncio.
Cheguei no início da tarde de terça-feira encontrando a antiga
estação bem no centro do distrito de mesmo nome, belo prédio onde hoje funciona
uma Oficina de Artesanato, que estava fechada no momento de minha visita.
Passei então a fazer as fotos que apresento aos amigos leitores.
A história deste linha teve início com a Companhia Estrada de
Ferro Carangola, constituída em 20 de março de 1875. Ela tinha a concessão para
diversas linhas nas províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre
elas, uma linha aberta entre as estações de Poço Fundo (Cândido Fróes) e
Patrocínio do Muriaé, que serviria como ligação entre a Linha do Manhuaçu e a Linha
do Carangola, denominações dadas pouco mais tarde pela E. F. Leopoldina - que ficou com todas essas linhas - dando
ao trecho o nome de Ramal do Poço Fundo, que foi desativado em 1973.
A ESTAÇÃO:
A estação de Lage foi inaugurada em 1884. Inicialmente ficava às
margens do rio Muriaé - daí também ter
sido chamada de Lage do Muriaé - e ficava interior adentro.
Nos anos 1940, por causa da distância da antiga estação em relação
à localidade que se tornou distrito de Itaperuna, foi erguida a atual estação,
que teve o seu nome alterado para Comendador Venâncio, homem influente na
região no século 19.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que
poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça
como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores. Os trens de passageiros
foram desativados em 1973, quando a estação foi fechada.
Aproveitando a viagem, resolvi seguir até Retiro do Muriaé para
conhecer sua antiga estação, que será motivo de nova publicação.
Na seqüência abaixo, a Estação de Comendador Venâncio em março de 2019.
Um comentário:
Meu pai foi Chefe nessa Estação. Não me recordo exatamente o ano mas foi entre 1962 e 1966.
Morávamos na época na casa do Chefe que ficava no final da Estação.
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