quarta-feira, 1 de maio de 2019

ESTAÇÃO COMENDADOR VENÂNCIO - Primeira parada no Ramal do Poço Fundo em direção a Itaperuna.


Matéria atualizada em 10 de novembro de 2024.

Acima, mais um belíssimo registro fotográfico do acervo do IPHAN. A Estação de Comendador Venâncio nos tempos em que ainda se chamava "Lage", nos primeiros tempos da ferrovia. 

Abaixo, a Estação de Comendador Venâncio em belas fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em 2024.







Na foto abaixo, um belíssimo registro do Distrito de Comendador Venâncio vendo-se a Estação no centro da foto, do acervo de Horácio Corrêa Cardillo.


Paulo Neiva Pinheiro e a Estação de Comendador Venâncio totalmente restaurada. 







Estação COMENDADOR VENÂNCIO - RJ
Antiga LAGE


                                                                                        

Município: Itaperuna
Ramal do Poço Fundo – Km 397,885.
Altitude: 162m.
Estação inaugurada em: 15 de outubro de 1884.
Estive no local em: Fotos de minha visita à Estação em 2019 e de Paulo Neiva Pinheiro em 2024. 
Uso atual: Oficina de Artesanato. Patrimônio Histórico do Município.

Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.


Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973)



HISTÓRICO:

Graças a mais uma espetacular contribuição de Paulo Neiva Pinheiro - que visitou a Estação em 2024 - e de mais um belíssimo registro do acervo do IPHAN foto em que realizei o trabalho de restauração - trazemos a atualização desta matéria. 

Na viagem de pesquisas que fiz pelo Ramal de Manhuaçú em 2019, quando passei por Patrocínio do Muriaé em meu retorno, resolvi seguir pelo antigo Ramal do Poço Fundo em direção a Itaperuna. Primeira parada: Estação Comendador Venâncio.

Cheguei no início da tarde de uma terça-feira encontrando a antiga Estação bem no centro do distrito de mesmo nome, belo prédio onde hoje funciona uma Oficina de Artesanato, que estava fechada no momento de minha visita.
Passei então a fazer as fotos que apresento no final desta matéria aos amigos leitores.

A história deste Linha teve início com a Companhia Estrada de Ferro Carangola, constituída em 20 de março de 1875. Ela tinha a concessão para diversas linhas nas províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre elas, uma linha aberta entre as Estações de Poço Fundo (Cândido Fróes) e Patrocínio do Muriaé, que serviria como ligação entre a Linha do Manhuaçu e a Linha do Carangola, denominações dadas pouco mais tarde pela E. F. Leopoldina - que ficou com todas essas linhas - dando ao trecho o nome de Ramal do Poço Fundo, que foi desativado em 1973.





A ESTAÇÃO:

A Estação de Lage foi inaugurada em 1884. Inicialmente ficava às margens do rio Muriaé - daí também ter sido chamada de Lage do Muriaé - e ficava interior adentro.
Nos anos 1940, por causa da distância da antiga Estação em relação à localidade que se tornou distrito de Itaperuna, foi erguida a atual Estação, que teve o seu nome alterado para Comendador Venâncio, homem influente na região no século 19.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores. Os trens de passageiros foram desativados em 1973, quando a Estação foi fechada.

Após minha visita a Comendador Venâncio em 2019, aproveitei a viagem e resolvi seguir até Retiro do Muriaé para conhecer sua antiga Estação, que também já está publicada aqui na página.


Na seqüência abaixo, mais fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em 2024 mostrando em detalhes a Estação de Comendador Venâncio.



















Na seqüência abaixo, fotos de minha visita à Estação de Comendador Venâncio em março de 2019.












Um comentário:

Unknown disse...

Meu pai foi Chefe nessa Estação. Não me recordo exatamente o ano mas foi entre 1962 e 1966.
Morávamos na época na casa do Chefe que ficava no final da Estação.