Matéria
atualizada em 17 de agosto de 2021.
Acima e abaixo, a Locomotiva a Vapor parada na Estação de Retiro do Muriaé - RJ em direção à
Patrocínio do Muriaé - MG.
Acima,
dia de Desfile Cívico na rua principal de Retiro do Muriaé, vendo-se a linha
férrea e a Estação Ferroviária ao fundo.
Abaixo, quatro registros
que fiz em minha visita à Estação, em março de 2019.
A história desta
linha teve início com a Companhia Estrada de Ferro Carangola, constituída em 20
de março de 1875. A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de
Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina. Abaixo, uma das
Locomotivas da E. F. Barão de Araruama, do acervo de Manoel Monachesi.
Estação RETIRO DO
MURIAÉ
Município de Itaperuna - RJ.
Ramal do Poço Fundo – Km 387,240.
Altitude: 150m.
Estação inaugurada em: 15 de outubro de 1884.
Estive no local em: 20 de março de 2019.
Uso atual: Centro
Cultural Prof.ª Maria do Carmo B. Oliveira.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de
Araruama (1890)
E. F. Leopoldina
(1890-1973)
HISTÓRICO:
Após minha visita a estação de Comendador Venâncio, resolvi seguir
um pouco mais à frente sentido à Itaperuna pelo Ramal do Poço Fundo para
conhecer a Estação Retiro do Muriaé.
Além dos registros que realizei neste dia, esta matéria contou também com valiosa contribuição da página do facebook "Memórias de Retiro" com as históricas e belas fotos apresentadas, indicação do amigo Horácio
Corrêa Cardillo, de Patrocínio do Muriaé.
A história desta linha teve início com a Companhia Estrada de
Ferro Carangola, constituída em 20 de março de 1875. Ela tinha a concessão para
diversas linhas nas províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Entre
elas, uma linha aberta entre as Estações de Poço Fundo (Cândido Fróes) e
Patrocínio do Muriaé.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A linha aberta entre as estações de Poço Fundo e Patrocínio do Muriaé serviria como ligação entre a Linha do Manhuaçu e a
Linha do Carangola, denominações dadas pouco mais tarde pela Leopoldina - que ficou com todas essas linhas - dando
ao trecho o nome de Ramal do Poço Fundo.
Os trens de passageiros foram desativados em 1973, quando a Estação foi fechada.
A ESTAÇÃO:
A Estação de Retiro do Muriaé foi inaugurada em 1884. Com o fim
dos trens, passou a ser utilizada de várias formas em uso social da
comunidade.
O antigo prédio da Estação fica localizado na nua principal do distrito de mesmo nome, onde na data de minha visita funcionava o Centro Cultural Prf.ª Maria do Carmo B. Oliveira, que infelizmente encontrei fechado, acredito que devido ao horário.
Pude observar que a antiga Estação funciona como ponto de referência para os ônibus que passam pela comunidade.
Passei então a fazer as fotos que apresento aos amigos leitores.
Acima, Retiro do
Muriaé quando ainda era apenas uma Villa com poucas casas, mas já se via a linha
férrea.
Do acervo de Hugo Caramuru, mais um registro da Estação de Retiro do Muriaé ainda com trilhos.
Na seqüência abaixo, registros que realizados em minha visita à Estação, em março de 2019.
Um comentário:
Muito bom...! Fantástico esse seu post, e muito interessante esse seu blog! É uma história que pouca gente conhecia, e que além de saudosa, também pode causar fascínio em quem for conhecer! Essas locomotivas, o bucolismo dessa locação em especial... tudo muito lindo! Parabéns pelo post mais uma vez e um bom dia!
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