terça-feira, 7 de maio de 2019

ESTAÇÃO RETIRO DO MURIAÉ - Seguindo pelo Ramal de Poço Fundo em direção a Itaperuna.

Matéria atualizada em 17 de agosto de 2021.

A Estação de Retiro do Muriaé, hoje Centro Cultural Prof.ª Maria do Carmo B. Oliviera.


Acima e abaixo, a Locomotiva a Vapor parada na Estação de Retiro do Muriaé - RJ em direção à Patrocínio do Muriaé - MG.





Acima, dia de Desfile Cívico na rua principal de Retiro do Muriaé, vendo-se a linha férrea e a Estação Ferroviária ao fundo.

Abaixo, quatro registros que fiz em minha visita à Estação, em março de 2019.






A história desta linha teve início com a Companhia Estrada de Ferro Carangola, constituída em 20 de março de 1875. A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina. Abaixo, uma das Locomotivas da E. F. Barão de Araruama, do acervo de Manoel Monachesi.








Estação RETIRO DO MURIAÉ


                                                                                        

Município de Itaperuna - RJ.
Ramal do Poço Fundo – Km 387,240.
Altitude: 150m.
Estação inaugurada em: 15 de outubro de 1884.
Estive no local em: 20 de março de 2019.
Uso atual: Centro Cultural Prof.ª Maria do Carmo B. Oliveira.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.


Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973)



HISTÓRICO:

Após minha visita a estação de Comendador Venâncio, resolvi seguir um pouco mais à frente sentido à Itaperuna pelo Ramal do Poço Fundo para conhecer a Estação Retiro do Muriaé. 
Além dos registros que realizei neste dia, esta matéria contou também com valiosa contribuição da página do facebook "Memórias de Retiro" com as históricas e belas fotos apresentadas, indicação do amigo Horácio Corrêa Cardillo, de Patrocínio do Muriaé.

A história desta linha teve início com a Companhia Estrada de Ferro Carangola, constituída em 20 de março de 1875. Ela tinha a concessão para diversas linhas nas províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. 
Entre elas, uma linha aberta entre as Estações de Poço Fundo (Cândido Fróes) e Patrocínio do Muriaé.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A linha aberta entre as estações de Poço Fundo e Patrocínio do Muriaé serviria como ligação entre a Linha do Manhuaçu e a Linha do Carangola, denominações dadas pouco mais tarde pela Leopoldina - que ficou com todas essas linhas - dando ao trecho o nome de Ramal do Poço Fundo. 
Os trens de passageiros foram desativados em 1973, quando a Estação foi fechada. 


A ESTAÇÃO:

A Estação de Retiro do Muriaé foi inaugurada em 1884. Com o fim dos trens, passou a ser utilizada de várias formas em uso social da comunidade.
O antigo prédio da Estação fica localizado na nua principal do distrito de mesmo nome, onde na data de minha visita funcionava o Centro Cultural Prf.ª Maria do Carmo B. Oliveira, que infelizmente encontrei fechado, acredito que devido ao horário.
Pude observar que a antiga Estação funciona como ponto de referência para os ônibus que passam pela comunidade.
Passei então a fazer as fotos que apresento aos amigos leitores.


Acima, Retiro do Muriaé quando ainda era apenas uma Villa com poucas casas, mas já se via a linha férrea.





Do acervo de Hugo Caramuru, mais um registro da Estação de Retiro do Muriaé ainda com trilhos. 


Na seqüência abaixo, registros que realizados em minha visita à Estação, em março de 2019.















Um comentário:

DAN GUSTAVO disse...

Muito bom...! Fantástico esse seu post, e muito interessante esse seu blog! É uma história que pouca gente conhecia, e que além de saudosa, também pode causar fascínio em quem for conhecer! Essas locomotivas, o bucolismo dessa locação em especial... tudo muito lindo! Parabéns pelo post mais uma vez e um bom dia!