sexta-feira, 26 de abril de 2019

ESTAÇÃO SIMPLÍCIO - Hoje, o belíssimo Restaurante Museu Estação Simplício.


Matéria atualizada em 08 de janeiro de 2021.











Registros que comprovam a importância de se preservar nosso Patrimônio Histórico. Acima, como estava a estação em 2007 - por Carlos Latuff. 

Abaixo, a mesma estação em 2016, após a grande reforma - por Marco Antônio Francisco.









Estação SIMPLÍCIO
Antiga Conceição

teixeira-soares




Município: Além Paraíba - MG
Ramal: Linha Auxiliar – Km 228,734 (1928)
Altitude: 152m.
Estação inaugurada em:  02 de agosto de 1871.
Estive no local em:  Ainda não visitei a estação. Fotos cedidas pelos amigos Ricardo Raipp, Marco Antônio Francisco, Carlos Latuff e Restaurante Museu Estação Simplício.

Uso atual: Após grande reforma, o prédio foi transformado em belo ponto turístico com a abertura de um restaurante temático, o Restaurante Museu Estação Simplício.

Situação Atual – Trecho sob concessão particular, que deverá ser usado no Trem Turístico Rio Minas.


E. F. Dom Pedro II – Ramal de Porto Novo (1869-1890)
E. F. Central do Brasil – Ramal de Porto Novo (1890-1911)
E. F. Central do Brasil – Linha Auxiliar (1911-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA – (1975-1997)










HISTÓRICO:

 

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, no link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_auxiliar/simplicio.htm


“A estação de Conceição foi inaugurada em 1871 pela E. F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo, reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporado à Linha Auxiliar da EFCB.

Mais tarde teve o nome mudado para Simplício, homenagem a um fazendeiro do local, Simplicio José Ferreira da Fonseca.

A estação, hoje isolada de tudo e de todos, já teve um enorme armazém de café com cerca de 60 m de comprimento.

Em 2007, a idéia era que a estação fosse inundada e desaparecesse sob as águas do rio Paraíba do Sul. Mas tal não aconteceu.

A estação pode ser vista da BR-393, altura aproximada do seu km 117. Foi totalmente restaurada em 2015 pela Furnas Centrais Elétricas. A estação restaurada ganhou um dístico de cada lado: um com o nome mais recente (Simplício) e outro com o nome original (Conceição).”










A ESTAÇÃO:

A antiga estação de Conceição, posteriormente denominada Simplício, estava completamente abandonada.   

Fazendo parte do trajeto do futuro Trem Turístico Rio Minas (modalidade turística que está em fase final de legalização, aguardando autorização do DNIT para início de operação)  a antiga estação passou por amplas reformas em 2015, sendo transformada num belíssimo espaço temático, o Restaurante/Museu Estação Simplício, mas sem deixar de lado sua essência - Estação Ferroviária. Ou seja: Turismo, Lazer, Cultura e História, associados a uma belíssima opção Culinária, onde você poderá passar momentos agradáveis saboreando pratos diversos, petiscos e aquele chopp. As fotos cedidas pela página do facebook “Estação Simplício” apresentadas nesta matéria mostram claramente a beleza do lugar.

 

Alem delas, os amigos Ricardo Raipp, Claudia Conforte, Marco Antônio Francisco e Carlos Latuff também percorreram o trecho do antigo “ramal da bauxita”  em tempos distintos, enviando as demais fotos da Estação Simplício apresentadas nesta matéria.

 

Ricardo Raipp enviou também o seguinte texto:

“Saudações!

Gostaria de dividir com você a conquista de hoje: Simplício!

Em breve será caminho do Trem Rio – Minas. Após alguns anos tentando chegar pela ponte de Sapucaia sem êxito, inclusive com alguns incidentes, venho acompanhando atento a construção de uma ponte de serviço para a Usina e hoje conseguimos passar e fazer este registro com muita emoção!

A idéia é colaborar com o belo trabalho que o Amigo vem realizando através do blog, o qual somos assíduos, inclusive chegamos a vários locais graças ao mesmo.

Um abraço,

Ricardo Raipp e Cláudia Conforte.”

 

Meus agradecimentos aos amigos “Estação Simplício”, Ricardo Raipp, Cláudia Conforte e Marco Antônio Francisco pela valiosa contribuição. É sempre uma grande alegria receber fotos e informações de estações e cidades que ainda não tive a oportunidade de visitar.



Abaixo, mais alguns registros que comprovam a importância de se preservar o nosso Patrimônio Histórico. 





Na seqüência abaixo, belos registros dos amigos Ricardo Raipp e Cláudia Conforte, tendo como cenário a Estação Simplício pouco antes da abertura do restaurante.










Abaixo, mais três belos registros da Estação de Simplício feitos em abril de 2016 por Marco Antônio Francisco .





Mais alguns registros deste belíssimo espaço de Turismo, Lazer, Cultura e preservação da História.








2 comentários:

NNF disse...

Como está essa estação hoje, 2022?

Amarildo Mayrink disse...

As oito primeiras fotos que ilustram esta matéria são da estação hoje, um belíssimo restaurante temático.