quinta-feira, 18 de abril de 2019

ESTAÇÃO TOMBOS - Primeira parada no retorno a Minas Gerais pela Linha de Manhuaçu.


Matéria atualizada em 06 de julho de 2023.


Acima e nas três fotos abaixo, a Estação de Tombos em minha segunda visita, em junho de 2023.




Acima, espetacular registro do centro de Tombos vendo-se a estação ao fundo, contribuição da página do facebook "Tombos - Fotos Atuais e Antigas".


Acima e abaixo, em 2023 tive a oportunidade de conhecer o Museu da Cidade que funciona na antiga Estação.



Acima, o belo prédio do antigo Hotel Serpa ao lado da Estação. Abaixo, as obras de calçamento após a retirada dos trilhos.


Belíssima parcial da cidade, vendo-se a Estação no centro e ao fundo.

Acima e abaixo, mais dois registros de junho de 2023.


Acima, outro interessante registro da Estação de Tombos antes das grandes reformas, de F. Vidigal


Outro antigo e belo registro de Tombos, vendo-se a Estação ao fundo.


A Estação de Tombos na belíssima tela de Wellington Vilela, grande artista de Carangola.





Estação TOMBOS



Linha de Manhuaçu – Km 423,665.
Altitude: 278m.
Estação inaugurada em: 01 de dezembro de 1886.
Estive no local em: março de 2019 e junho de 2023.
Uso atual: Estação em excelente estado de conservação, hoje Rodoviária e Museu Municipal.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

E. F. Leopoldina (1886-1975)

RFFSA (1975-1977)









HISTÓRICO:

Partindo de Porciúncula – RJ, a Linha de Manhuaçu retornava para o Estado de Minas Gerais e a primeira parada era na Estação de Tombos.

Em minha primeira visita, em março de 2019, cheguei à cidade no início da manhã, encontrando a antiga estação – hoje rodoviária municipal – em excelente estado de conservação, belíssima!
Uma pena, no entanto, não poder visitar o Museu da Ciidade e o Centro Histórico naquela oportunidade, pois ainda estava fechado.

Mas em meu retorno a Tombos em junho de 2023 reencontrei a antiga Estação muito bem cuidada e pude finalmente conhecer o Museu e suas belas peças. 

Contando sempre com a valiosa contribuição dos amigos da página do facebook "Tombos antiga e atualmente" e dos colaboradores de nossa página, apresento também as belíssimas, históricas e antigas fotos da Estação e da cidade.



Acima e abaixo, a bela Estação de Tombos em dois tempos.


Acima, a velha Maria Fumaça na Estação de Tombos.


Acima, mais um belíssimo registro do Trem chegando na Estação de Tombos.


A ESTAÇÃO:

Segundo consta na página estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht, no link http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/tombos.htm   “a estação de Tombos foi inaugurada em 1886. Em 17/11/1977, foi suprimido pela RFFSA o trecho entre Porciúncula e Carangola, fechando de vez a estação. Os trens de passageiros pararam também nessa data. Em 1976, esses trens, que saíam de Recreio todos os dias às 6 da manhã, chegavam a Tombos às 11:14.”

Enfim, foram duas belas oportunidades de visitar a cidade e sua antiga Estação, sempre muito bem cuidada e preservada mantendo sua belíssima arquitetura. 


Na sequência de fotos abaixo, registros feitos em minha primeira visita a Tombos, em março de 2019.





Acima e abaixo, atualmente a antiga estação é usada como rodoviária e Museu Municipal.




Nas três fotos abaixo, o triste momento da retirada dos trilhos em Tombos.


Acima e abaixo, um belo comparativo “ontem & hoje" da antiga Estação.




Acima, antiga panorâmica de Tombos, vendo-se a Estação e o Trem estacionado.

Na sequência de fotos abaixo, mais registros feitos em minha primeira visita a Tombos, em março de 2019.










Acima e abaixo, os trilhos pelas ruas de Tombos, vendo-se o posto Esso.


Abaixo, a alegria de viajar no Trem e os antigos bilhetes de viagem.




Acima e abaixo, registros dos trilhos pelas ruas de Tombos.


Para finalizar, mais uma sequência de fotos  feitas em minha primeira visita a Tombos, em março de 2019.














10 comentários:

Anônimo disse...

Sede do time de futebol Tombense do Campeonato Mineiro.
Carlos Cavalheiro

Anônimo disse...

Bonito era ver a chegada do Expresso 10 horas da noite, apitando e soltando fuligem incandescente No inicio na cidade, que cena maravilhosa.
José Luiz de Oliveira

Anônimo disse...

Saudades de quando à noite ia para a estação ver o noturno chegar.
Sebastião Ferreira

Anônimo disse...

Eu saí daí com destino ao Rio de Janeiro em 1969 através do trem. São lembranças que não se apagam de minhas memórias!
Paulo Roberto Pereira

Anônimo disse...

Já peguei muito o trem para Caiana, Porto Novo, Além Paraíba e até para o Rio de Janeiro. Tenho muita saudades desta época, da minha terra natal. Pretendo ir até Tombos novamente para matar esta saudade da cidade, dos amigos e parentes.
Ana Maria Augusto

Francisco Aloisio disse...

Salve Amarildo Mayrink.
Parabéns pelo seu excelente blog.
Estou tentando localizar a página do Facebook "Tombos - Fotos Atuais e Antigas".
Você pode me ajudar?
Pode me informar o link da página?
FA

Amarildo Mayrink disse...

Caro Francisco Aloisio,o nome da página do facebook foi alterado para "Tombos antiga e atualmente".

Anônimo disse...

Sou carioca de nascimento, mas Tombense de coração. Sempre morei no Rio de Janeiro - capital, mas todos os anos meus pais me proporcionaram passar minhas férias escolares na fazenda JAÓ, de propriedade dos meus avós maternos Sebastião Dias Meira e Joaquina Vasconcellos Meira. Meus pais se casaram no JAÓ e foram morar no Rio de Janeiro. Assim que eu nasci, em dezembro de 1952, acredito que logo depois, nunca soube à data, mas eles me trouxeram em TOMBOS (JAÓ) para que meus avós, tios, primos e amigos me conhecessem e esse primeiro passeio foi de trem MARIA FUMAÇA. No ano de 1970 fiz a segunda viagem de trem até TOMBOS, o trem saia as 06:00h da estação Barão de Mauá, só chegando por volta das 22:00h em TOMBOS. Fiz umas três vezes essa viagem maravilhosa. Com certeza se ainda tivesse o trem, faria tudo novamente! Saudades, muitas saudades!
Carlos Vianna

Anônimo disse...

Linda estação! Quando sai da minha terra eu embarquei nesta estação em 1969, saudades dessa terra maravilhosa.
Paulo Roberto Pereira

Anônimo disse...

Viajei nos anos 50 de trem para Tombos, inclusive, com cabine noturna. Saía de Barão de Mauá! Era uma aventura para as crianças. Locomotivas Baldwin a vapor. Saudades!
Carlos Campos