Acima e na sequência abaixo, a base/alicerce e a plataforma do Posto Telegráfico Maranhão também vem resistindo, mesmo que parcialmente deteriorada.
Paulo Neiva Pinheiro e o que sobrou do Posto Telegráfico Maranhão em mais um cenário desolador.
Estação POSTO TELEGRÁFICO MARANHÃO
crespo
Município: Campos dos Goitacazes – RJ
Linha do Litoral – Km 324,423
Altitude: 24
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Demolida. Só restou a antiga plataforma.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estavam lá em 2021.
E. F. Campos a Carangola (1875-1883)
E. F. Leopoldina (1883-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”
A ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou o Posto Telegráfico Maranhão em dezembro de 2021, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...
“Segundo
o Guia Levi - jan/1930 - o Posto
Telegráfico Maranhão já existia em 1930. Também segundo o Guia Levi, ele
ainda existia em 1955. Em 1957 já não aparecia mais. Porém, ele ainda era
listado no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Foi um Posto Telegráfico
construído pela E.F. Campos a Carangola fazendo parte originalmente desse Ramal.
Não sei a data de sua construção, nem tampouco de sua demolição. Mas com
certeza é uma construção do século XIX - entre 1875 a 1877 - ano de construção
da Estação Ferroviária de Travessão, que vem uma Estação depois dele sentido
Vitória-ES. Servia apenas como Posto Telegráfico, onde o Trem não fazia parada,
como mostra o Guia Levi de 1935 ou, se fazia, ocorria muito esporadicamente,
pois não haviam horários de chegada descritos no Guia Levi de 1935. Existiam 4 Postos
Telegráficos em sequência que eram: Guarulhos, Crespo, Maranhão e Abadia. Todos
demolidos, sendo que o de Guarulhos nem as ruínas existem mais. Em 2022 estive
nas ruínas do antigo posto. Inacreditavelmente demoliram os 4 prédios que
existiam em sequência (Guarulhos, Crespo, Maranhão e Abadia). Todos construídos
no Século XIX pela E.F. Campos a Carangola. A próxima parada ocorria na Estação
de Travessão, que está totalmente descaracterizada. Demoliram também a Estação
de Guandu, que vem em sequência indo sentido Vitória, antes de chegar em
Conselheiro Josino, onde existe outra Estação. Infelizmente não existe nem uma
fotografia sequer desse PT ainda de pé.”
Aqui podemos ver o Posto Telegráfico Maranhão listado no Guia Levi 1935. Os quatro em sequência, todos do século XIX, construídos pela E.F. Campos a Carangola.
Abaixo, o Posto Telegráfico Maranhão listado no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.
Na sequência abaixo, o que sobrou do Posto Telegráfico Maranhão em mais um cenário desolador. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em dezembro de 2021.

















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