Acima e na sequência abaixo, a Plataforma da Parada Dego foi o que restou de mais um mistério desvendado por Paulo Neiva.
A Plataforma da Parada Dego ainda está lá.
A Parada e o antigo leito ferroviário.
Aqui está Parada construída pela E.F. Carangola para atender a
Fazenda Belém.
Paulo Neiva e seu filho Hector, o mais novo pesquisador ferroviário. Foi ele que encontrou a Parada Dego!
Estação PARADA DEGO
Município: Itaperuna - RJ
Linha de Carangola – Km 422,392
Altitude: 66m
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2025.
Uso atual: A estrutura da Parada não existe mais. Só restou a antiga plataforma.
Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (1880-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977)
HISTÓRICO:
A Parada Dego era mais uma das Estações
desconhecidas da Linha de Carangola.
De posse do Guia das Estações da Estrada de Ferro Leopoldina, saí
em busca de mais essa Parada Ferroviária. Não sabemos a data de sua
inauguração. A E. F. Carangola
foi vendida em 1890 para a E. F.
Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça
como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores. Trens de passageiros
foram desativados em 1º de novembro de 1977.
A ESTAÇÃO:
Em 2025, Paulo Neiva Pinheiro saiu
em busca de mais uma Parada Ferroviária desconhecida até então. Junto com seu
filho Hector – ele que encontrou a Parada
- esteve no local para realizar as fotos apresentadas. Segue seu relato:
“A Parada
Dego foi criada para atender à Fazenda Belém, que está muito próxima dela,
na localidade de Nossa Senhora da Penha bem próxima do Rio Muriaé. Não sei por que
o nome da Parada ser este – Dego - e
não Parada Belém, o que seria para mim o mais certo. Ela está em área de
difícil acesso. Estive lá fazendo minhas buscas e, por incrível que pareça, foi
o meu filho Hector de 6 anos que a
encontrou. Enquanto estava procurando por vestígios da Parada ele seguiu alguns
metros mais à frente e me chamou para ver uma estrutura que ele tinha visto, e
para minha surpresa era a plataforma abandonada
da antiga Parada. Mais um pesquisador ferroviário a caminho... Foi um verdadeiro achado! Fruto de pesquisas
de campo feitas por mim e por Hector em março de 2025.“
Página do livro Guia das Estações da Estrada de Ferro Leopoldina, onde a Parada Dego aparece listada.
Antigo pontilhão ferroviário, atual ponte para carroças e
veículos leves feitas com trilhos removidos do próprio Ramal.











Nenhum comentário:
Postar um comentário