Muitos passam aqui e nem se dão conta que aqui existiu uma Estação/Parada Ferroviária da Linha do Carangola.
A plataforma foi somente o que sobrou dessa Estação Ferroviária de 1866. Nem sinal do telhadinho que fazia a cobertura da Parada.
A Estação ficava ao pé da igrejinha. Será em louvor a São Caetano ou Nossa Senhora da Penha?
Estação NOSSA SENHORA DA PENHA
Antiga BELÉM e SÃO CAETANO
Município: Itaperuna - RJ
Linha de Carangola – Km 424,931
Altitude: ?
Estação inaugurada em: 04 de agosto de 1880.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023.
Uso atual: Demolida. Só restou a antiga plataforma.
Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.
Cia. E. F. Carangola (1880-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977)
A
ESTAÇÃO:
A Estação de Belém – primeiro
nome - foi inaugurada em 1866 pela E. F. Carangola (G1- Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil- 1960). A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F.
Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora
essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A Estação/Parada que contava
apenas com uma plataforma com uma cobertura tipo telhadinho passou a se chamar Estação São Caetano – segundo nome – para finalmente, nos
anos 1940, ter seu nome alterado para Estação
Nossa Senhora da Penha. Trens de passageiros foram desativados em 1 de
novembro de 1977, quando a Estação foi fechada. A localidade hoje é parte do 2º
distrito do município de Itaperuna-RJ.
HISTÓRICO:
Em 2023, Paulo Neiva Pinheiro
esteve no local para realizar as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato:
“Para mim
foi um verdadeiro achado essas ruínas, pelo fato de haver muita pouca
informação sobre sua existência e localidade. Agora já marquei ela no Google
Maps para aqueles que amam história ferroviária como eu poder visitá-la também!
Não existia nenhuma foto desta Estação no site do respeitado pesquisador Ralph
Mennucci Giesbrecht. Portanto não sabíamos se tinha sobrado alguma coisa dela
ou não, ou se ela estava dentro de alguma das fazendas que já emprestaram seu
nome a ela. Mas, com um pouco de sorte e senso de observação, acabei
encontrando esse tesouro ferroviário na beira da estrada e ao lado de uma
pequena igrejinha. Sobre os nomes atuais e anteriores da Estação vou tentar
esclarecer alguns fatos: Nossa Senhora da Penha é a localidade onde estão a Estação
e as duas fazendas que já emprestaram o seu nome a ela, sendo que o núcleo
urbano de Nossa Senhora da Penha está na margem direita do Rio Muriaé, enquanto
a antiga Estação e Fazendas estão na margem esquerda. Creio que o pessoal
atravessava o Rio de Canoa até a Fazenda São Caetano para embarcar na Estação
Ferroviária que ficava em frente a ela quando precisavam pegar o trem para
viajar. Existe a Fazenda Belém - que
está um pouco mais distante da Estação (onde a linha passava rente) - e a Fazenda São Caetano - que é onde a
Estação está localizada de frente. O mais certo seria a Estação receber o nome
São Caetano pela proximidade, mas talvez a fazenda Belém fosse anterior a esta
ou rolou algum jogo de interesses - sabemos que isso era muito comum no período
imperial - que foi o ano da construção da Estação (1866). Talvez a localização
se desse também por ser o ponto mais fácil dos moradores de Nossa Senhora da
Penha atravessar o Rio para pegar o trem - é o maior núcleo urbano de casas
dessa extensa região rural.”
Acima e abaixo, o antigo Hotel visto da antiga Plataforma. Lá nos fundos do hotel parece ser uma antiga Casa de Turma.
3 comentários:
Caro amigo, conheci até o agente dessa Estação, que funcionava como PT. O agente do posto era irmão do agente de Italva, Eurides Mota Leal e Jornely Mota Muniz. Muito embora irmãos, não sei a razão que adotaram os sobrenomes diferentes. Jornely faleceu prematuramente e não sei noticias do Eurides, que foi removido para o Rio de janeiro, para uma Estação do Subúrbio da Penha. Infelizmente não tivemos mais noticias suas. Abraços.
Jose Carlos Bissonho
Eu nasci aí no prédio da Estação em fevereiro de 1958, com o auxílio de parteira. Meu pai era o Agente da Estação. Morei aí até 1966.
Renato Leal
MEU PAI FOI PROPRIETARIO DA FAZENDA SAO CAETANO E MEU AVO FOI PREFEITO DE ITAPERUNA ENTRE 1954 E 1958. MEU AVO CHAMAVASE JOSE CARNEIRO TERRA.PASSEI MINHA INFANCIA EM SAO CAETANO E ME LEMBRO DOS TRENS QUE DIARIAMENTE PASSAVAM EM FRENTE A CASA.
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