sexta-feira, 10 de maio de 2024

ESTAÇÃO NOSSA SENHORA DA PENHA - Pequena Parada na área rural de Itaperuna.

 Muitos passam aqui e nem se dão conta que aqui existiu uma Estação/Parada Ferroviária da Linha do Carangola.


A plataforma foi somente o que sobrou dessa Estação Ferroviária de 1866. Nem sinal do telhadinho que fazia a cobertura da Parada.


A Estação ficava ao pé da igrejinha. Será em louvor a São Caetano ou Nossa Senhora da Penha?





itaperuna

 are


Estação NOSSA SENHORA DA PENHA

Antiga BELÉM e SÃO CAETANO


paraiso

   

Município: Itaperuna - RJ

Linha de Carangola – Km 424,931

Altitude:  ?

Estação inaugurada em: 04 de agosto de 1880.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023.

Uso atual: Demolida. Só restou a antiga plataforma.

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.

 

Cia. E. F. Carangola (1880-1890)

Cia. Barão de Araruama (1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)

RFFSA (1975-1977)




A ESTAÇÃO:

A Estação de Belém – primeiro nome - foi inaugurada em 1866 pela E. F. Carangola (G1- Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil- 1960). A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.

A Estação/Parada que contava apenas com uma plataforma com uma cobertura tipo telhadinho passou a se chamar Estação São Caetano – segundo nome – para finalmente, nos anos 1940, ter seu nome alterado para Estação Nossa Senhora da Penha. Trens de passageiros foram desativados em 1 de novembro de 1977, quando a Estação foi fechada. A localidade hoje é parte do 2º distrito do município de Itaperuna-RJ.

 

HISTÓRICO:

Em 2023, Paulo Neiva Pinheiro esteve no local para realizar as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato:

“Para mim foi um verdadeiro achado essas ruínas, pelo fato de haver muita pouca informação sobre sua existência e localidade. Agora já marquei ela no Google Maps para aqueles que amam história ferroviária como eu poder visitá-la também! Não existia nenhuma foto desta Estação no site do respeitado pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht. Portanto não sabíamos se tinha sobrado alguma coisa dela ou não, ou se ela estava dentro de alguma das fazendas que já emprestaram seu nome a ela. Mas, com um pouco de sorte e senso de observação, acabei encontrando esse tesouro ferroviário na beira da estrada e ao lado de uma pequena igrejinha. Sobre os nomes atuais e anteriores da Estação vou tentar esclarecer alguns fatos: Nossa Senhora da Penha é a localidade onde estão a Estação e as duas fazendas que já emprestaram o seu nome a ela, sendo que o núcleo urbano de Nossa Senhora da Penha está na margem direita do Rio Muriaé, enquanto a antiga Estação e Fazendas estão na margem esquerda. Creio que o pessoal atravessava o Rio de Canoa até a Fazenda São Caetano para embarcar na Estação Ferroviária que ficava em frente a ela quando precisavam pegar o trem para viajar. Existe a Fazenda Belém - que está um pouco mais distante da Estação (onde a linha passava rente) - e a Fazenda São Caetano - que é onde a Estação está localizada de frente. O mais certo seria a Estação receber o nome São Caetano pela proximidade, mas talvez a fazenda Belém fosse anterior a esta ou rolou algum jogo de interesses - sabemos que isso era muito comum no período imperial - que foi o ano da construção da Estação (1866). Talvez a localização se desse também por ser o ponto mais fácil dos moradores de Nossa Senhora da Penha atravessar o Rio para pegar o trem - é o maior núcleo urbano de casas dessa extensa região rural.”


Acima e abaixo, o antigo Hotel visto da antiga Plataforma. Lá nos fundos do hotel parece ser uma antiga Casa de Turma.


Acima e abaixo, o antigo Hotel visto de frente.


Abaixo, imóveis que remontam ao tempo da ferrovia em N. Sra. da Penha.




2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, conheci até o agente dessa Estação, que funcionava como PT. O agente do posto era irmão do agente de Italva, Eurides Mota Leal e Jornely Mota Muniz. Muito embora irmãos, não sei a razão que adotaram os sobrenomes diferentes. Jornely faleceu prematuramente e não sei noticias do Eurides, que foi removido para o Rio de janeiro, para uma Estação do Subúrbio da Penha. Infelizmente não tivemos mais noticias suas. Abraços.
Jose Carlos Bissonho

Anônimo disse...

Eu nasci aí no prédio da Estação em fevereiro de 1958, com o auxílio de parteira. Meu pai era o Agente da Estação. Morei aí até 1966.
Renato Leal