domingo, 3 de março de 2024

ESTAÇÃO PARAÍSO - Comunidade de Italva, na Linha de Carangola.

 Acima e na sequência abaixo, a antiga Estação Paraíso, hoje uma Igreja na comunidade.



A Caixa d'água permanece lá, bem próxima à antiga Estação.


Paulo Neiva Pinheiro ao lado da Estação Paraíso.





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Estação PARAÍSO - RJ

Antiga SÃO PEDRO


italva


   

Município: Italva - RJ

Linha de Carangola – Km 411,767

Altitude:  54m

Estação inaugurada em: 10 de junho de 1880.

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em 2023.

Uso atual: Igreja Assembleia de Deus.

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.

 

Cia. E. F. Carangola (1880-1890)

Cia. Barão de Araruama (1890)

E. F. Leopoldina (1890-1975)

RFFSA (1975-1977)




Contando novamente com as belas e importantes contribuições do amigo pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro, a página otremexpresso chega à Estação PARAÍSO, na Linha de Carangola, estado do Rio de Janeiro, visitada por Paulo em 2023.


HISTÓRICO:

A Estação de São Pedro foi inaugurada em 1880 pela E. F. Carangola, como ponta de linha do trecho aberto a partir de Travessão.

A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.

Em 1892 a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina resolveu mudar o nome de diversas Estações, entre elas a Estação São Pedro, passando a se chamar Estação Paraíso.

Os Trens de passageiros foram desativados em 1° de novembro de 1977, quando a Estação foi fechada.

 

A ESTAÇÃO:

Após a desativação daquele trecho, a Estação Paraíso permaneceu fechada por um tempo. Em 2006, lá funcionava uma Igreja Batista. Em 2023, Paulo Neiva Pinheiro esteve no local para realizar as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato:

“Em minha visita em 2023 ainda funcionava como igreja, mas agora a Assembleia de Deus (Ministério Madureira). Sua Caixa d’água em formato cilíndrico ainda está lá, bem próxima à Estação, assim como alguns antigos prédios da época de ouro da ferrovia. Foi possível achar até uma sessão de trilhos removidos do antigo ramal do Carangola em frente de uma das casas, servindo como delimitador de calçada. Bem próximo da Estação Paraíso está a Usina de São Pedro do Paraíso, hoje desativada, que tinha a Linha do Carangola passando ao lado dela.”



LEMBRANÇAS:

A Estação Paraíso também trouxe boas recordações ao seguidor da página, ferroviário e amigo Jose Carlos Bissonho. Segue seu relato:

“Farei um pequeno relato sobre a Estação Paraiso: Seu chefe Sebastião Francisco Figueiredo sempre recebeu os maiores elogios da nossa chefia. De estatura mediana, só usava terno branco de linho brilhando S 120. Lembro-me de seu carinho para comigo. Ele viajava no trem 16, vindo de Porciúncula para Campos e dali anexado ao trem 18 vindo Cachoeiro de Itapemirim para Barão de Mauá. Ao passar em Vila Nova na Estação, descia do trem para cumprimentar-me. Inesquecível passagem na vida de um jovem ferroviário. Em tempo: Ele tinha verdadeira ojeriza a perfume. Um de meus amigos que trabalhava com ele, Afonso, me dizia que no seu dia de trabalho, ele passava um perfume muito cheiroso de nome Tabu!!! Jamais esquecerei esse embate de Afonso x Figueiredo: Ele dizia :Tem bode cheirando!! Kkkkkkkkkkk”


Na sequência abaixo, mais alguns registros da antiga Estação Paraíso, hoje uma Igreja na comunidade.







Na sequência abaixo, a antiga Caixa d'água permanece lá, relembrando os velhos tempos da ferrovia..




Abaixo, um entre vários antigo imóveis remonta aos tempos da ferrovia em Paraíso.



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