Acima e na sequência abaixo, a Estação de Dores de Macabu, construção de 1875 feita pela Cia. E.F. Maricá. Infelizmente a
Estação está abandonada e ameaçada de cair e virar um monte de ruínas se não
for reformada.
A Linha do Litoral ainda passando rente à antiguíssima
Estação.
A Estação de Dores de Macabu vista do Trem de passageiros,
ainda existente em 1982, quando "o Trem que saía de Barão de Mauá às 23
horas rumo a Campos, amanhecia em Dores de Macabu" - Foto Hugo Caramuru,
1982.
Estação DORES DE MACABU
batalha
panorama
macaco
Município: Campos dos Goitacazes–RJ
Linha do Litoral – Km 281,754
Altitude: 11m
Estação inaugurada em: 1875
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Abandonada.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Macaé a Campos (1875-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”
A ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação DORES DE MACABU em 2021, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...
“A Estação de Dores do Macabu foi inaugurada em 1875, de acordo com o relatório do Presidente da Província do Rio de Janeiro, de 1876. Sua construção foi feita pela Cia. E.F. Macahé a Campos. Em 1993, ainda estava em boas condições, pelo menos externamente. Ricardo Quinteiro de Mattos também esteve na Estação em 2006, quando ela estava de pé e razoavelmente conservada, embora descaracterizada e agrupada a novas construções. Estive na Estação em 2021 e ela estava em completo estado de abandono. E assim vamos perdendo a nossa memória ferroviária pouco a pouco. A Estação precisa de uma reforma URGENTE, pois está bem comprometida. Se nada for feito, ela corre o risco de desmoronar brevemente, o que será uma lástima, pois o prédio é de 1875 e se mantém praticamente original de época, a mais original da antiga E.F. Macahé a Campos. Na localidade existem ainda diversos imóveis antigos de época - alguns próximos à Estação com mais de 100 anos, outros prestes a completar - que fazem parte da época de áurea da localidade. Época em que os Trens da E.F. Macahé a Campos e posteriormente da E.F. Leopoldina, que operava a Linha do Litoral passava por Dores de Macabú. Hoje é um lugar bucólico que parece não existir no mapa.”
Aqui ainda podemos ler parte do nome Dores de Macabu no
dístico da Estação.
Um portão de cargas aparentemente original, mas bem
deteriorado.
Prédios centenários nas redondezas. Este parece ter sido um
Hotel.
O prédio de baixo é de 1919 e o de cima é de 1932, este ainda
não tem 100 anos, mas vários outros ao redor tem.
São inúmeras construções antigas no isolado lugarejo.












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