Estação POSTO TELEGRÁFICO CRESPO
guarulhos
campos-cargas
Município: Campos dos Goitacazes – RJ
Linha do Litoral – Km 321,615
Altitude: 21
Estação inaugurada em: ?
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.
Uso atual: Demolida. Só restou a antiga plataforma.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estavam lá em 2021.
E. F. Campos a Carangola (1875-1883)
E. F. Leopoldina (1883-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996 - ...)
HISTÓRICO DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”
A ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou o Posto Telegráfico Crespo em dezembro de 2021, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...
“O Posto Telegráfico Crespo não existia em
1917, mas já servia em 1930 (cf. Guia Levi, 1917 e jan/1930). Em 1935 ainda era
listado no Guia Levi da época. Ainda segundo o Guia Levi, em 1955 ele ainda
existia. Em 1957, não aparecia mais. Porém, no Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil de 1960, ele ainda era listado. Foi um Posto Telegráfico construído
pela E.F. Campos a Carangola. Ele fazia parte originalmente desse Ramal. Não
sei a data de sua construção nem tampouco de sua demolição. Mas com certeza é
uma construção do século XIX, entre 1875 e 1877, ano de construção da Estação
Ferroviária de Travessão, que vem algumas Estações depois dele sentido
Vitória-ES. Servia apenas como Posto Telegráfico onde o Trem não fazia parada,
como mostra o Guia Levi de 1935 ou, se fazia, ocorria muito esporadicamente,
pois não haviam horários de chegada descritos no Guia Levi de 1935. Existiam 4 destes ‘Postos Telegráficos’ em
sequência que eram: Guarulhos, Crespo, Maranhão e Abadia. Todos demolidos,
sendo que o de Guarulhos nem as ruínas existem mais. Em 2021 estive nas ruínas
do antigo PT. Elas ainda estão lá com pedaços espalhados ao seu redor. Bem que
poderiam reconstruir o PT através do alicerce já existente, mas sabemos que
moramos num país sem memória, tanto que o Posto já foi demolido, assim como os
outros existentes nas proximidades. Todos construídos no Século XIX pela E.F.
Campos a Carangola.”
Aqui podemos ver o Posto Telegráfico Crespo listado no Guia Levi 1935. Os quatro P.T. em sequência, todos do século XIX, construídos pela E.F. Campos a Carangola.
Na sequência abaixo, o que sobrou do Posto Telegráfico Crespo. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro feitas em dezembro de 2021.























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