quarta-feira, 19 de novembro de 2025

ESTAÇÃO GUANDU - O prédio do antigo Posto Telegráfico não existe mais, só restando o alicerce e sua antiga plataforma.

Acima e abaixo, o alicerce e a antiga plataforma foi o que sobrou da Estação de Guandu. Fotos feitas por Paulo Neiva Pinheiro em 2022. 


Acima e abaixo, quando Carlos Latuff visitou Guandu em 2007 o cenário já era o mesmo. Apenas o alicerce e a antiga plataforma era o que sobrava da Estação de Guandu.

Paulo Neiva Pinheiro e o cenário desolador de Guandu.




conselheiro-josino


Estação GUANDU


travessao

   

Município: Campos dos Goitacazes – RJ

Linha do Litoral – Km 338,930

Altitude: 41m

Estação inaugurada em: 01 de janeiro de 1878. 

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Carlos Latuff.

Uso atual: Demolida. Só restou a antiga plataforma.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Os trilhos ainda estavam lá em 2022. 

 

E. F. Leopoldina (1878-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996 - ...)



HISTÓRICO DA LINHA: 

Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...  “O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A partir de 1996 a linha funcionou para cargueiros por mais alguns anos sendo operada pela FCA. ”


A ESTAÇÃO:

Contando mais uma vez com as sempre importantes contribuições em fotos de Paulo Neiva Pinheiro e Carlos Latuff, chegamos à Estação Guandu na Linha do Litoral



Paulo Neiva Pinheiro esteve na Estação Guandu em  2022 trazendo seu relatos...

“Da Estação de Guandu saía uma ferrovia particular para as Usinas Poço Gordo e São João. A Estação foi fechada "em caráter definitivo" em 01 de junho de 1971, de acordo com o relatório da Leopoldina desse ano. A Estação foi demolida, dela somente restando a plataforma de pedras. Lugar muito bucólico e pacato, nem parece que ali passou uma ferrovia importante como a Linha do Litoral, muito menos que existiu uma Estação Ferroviária um dia. Ainda existem no local construções da época áurea da ferrovia.”


Em julho de 2007 Carlos Latuff visitou Guandu. Seguem algumas observações que fez em sua visita, em especial, os canaviais que abasteciam as usinas...

“Você não sabe como é complicado o acesso a essas localidades, como Guandu, usando transporte público num fim de semana. Ônibus demora muito, van demora menos, mas tudo demora. De 45 minutos a 1 hora. Geralmente lotados. E no caso das vans, se estiver lotada ela não para e daí você tem de esperar a próxima. Entre uma localidade e outra, imensas planícies de canaviais de onde partem caminhões abarrotados de cana-de-açúcar


Abaixo, mais alguns registros do que sobrou da Estação de Guandu. Fotos feitas por Paulo Neiva Pinheiro em 2022. 





Ainda existem no local construções da época áurea da ferrovia.



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