O telhado de cobertura da Plataforma não existe, mas suas colunas e estrutura ainda estão lá.
A Plataforma de Embarque também resiste à ação do tempo com alguns danos, mas fáceis de recuperar.
A Plataforma e o curral da fazenda ao fundo.


Altitude: 117m.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos de Paulo Neiva Pinheiro.
HISTÓRICO
DA LINHA:
O Ramal de Paraoquena era uma ligação
entre as Linhas do Manhuaçu e a de Campos a Miracema. Cada Linha
em um estado, a primeira em Minas, a segunda no Rio de Janeiro. Com as diversas
mudanças pelas quais passaram as linhas da Leopoldina durante os anos, o trecho
Paraoquena-Miracema foi fechado, o que fez com que a Linha Recreio-Cisneiros-Campos passasse a ser direta. O último Trem
de passageiros que ligou Recreio a Pádua, passando pelo Ramal, correu em julho
de 1984. Após a suspensão dos Trens de Passageiros, a linha permaneceu ativa por
mais um tempo apenas com cargueiros e com tráfego reduzido para, algum tempo depois, ser definitivamente suspenso.
A
ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva
Pinheiro visitou a Estação/Parada Celidônio em 2025,
quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...
“A Estação de Celidônio - na verdade uma
pequena Parada Ferroviária - foi inaugurada em 1883 com o Ramal de Paraoquena,
ligando Cisneiros a Paraoquena. Com a desativação do trecho Paraoquena-Miracema,
no início dos anos 1970, a Estação/Parada ficou incorporada de vez à Linha
Campos-Recreio. A Parada está localizada dentro de uma fazenda particular,
sendo necessário autorização dos proprietários para fotografar. Talvez isso
explique o fato de não existirem fotos disponíveis da mesma pela internet. Durante
minha visita, um dos funcionários da fazenda que autorizou a minha entrada para
os registros fotográficos disse que é plano da Fazenda reformar a Parada e
mantê-la como patrimônio, o que seria muito interessante. A Parada fica
localizada na área rural de Palma-MG, tendo a fazenda, uma igrejinha e raríssimas
casas. Alguns também chamam o lugar de Celidônia.”

4 comentários:
Sempre feliz e honrado em poder contribuir com essa belo trabalho! Grande abraço!
Paulo Neiva Pinheiro
Sensacional! Esse ramal foi usado pela VLi para retirar o material rodante que estava na linha do trem da bauxita.
Aloizio Barros de Souza
Acho muito legal encontrar essas pequenas paradas perdidas cheias de história. Belo registro meu caro.
Décio Marques Estações Ferroviárias
Sim, Decio Marques! É uma coisa muito legal para nós que gostamos! Grande abraço!
Paulo Neiva Pinheiro
Postar um comentário