Completamente descaracterizada e abandonada, esta era a Estação
de Travessão.
Colocaram uma laje no antigo prédio da Estação. Creio que suas paredes foram aproveitadas para
fazerem este prédio mais moderno.
Uma placa de quilometragem que provavelmente já foi removida do
local.
Nenhuma porta ou janela original sobrou.
Nem o telhado, nem os escoramentos da cobertura da
plataforma... nada ficou para contar a história...
guandu
Estação TRAVESSÃO-RJ
abadia
Município: Campos dos Goitacazes-RJ
Linha Do Litoral - Km 332,886 (1960)
Altitude: 32 m
Estação inaugurada em: 10 de novembro de 1877.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a Estação em 2022.
Uso atual: Desconhecido.
Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos. Mas atualmente, no entorno da Estação foi feito um calçadão cobrindo os trilhos.
E. F. Carangola (1877-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO
DA LINHA:
Conforme cita o site estacoesferroviarias, de Ralph Mennucci Giesbrecht...
“O que
mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela
Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em
1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia
constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho
seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola
em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama,
que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído
em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em
1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os
dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para
cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de
circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”
A
ESTAÇÃO:
O amigo Paulo Neiva
Pinheiro visitou a Estação Travessão em 2022, quando
fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...
“A Estação de Travessão foi inaugurada em
1877 pela E. F. Carangola e absorvida com a linha pela Leopoldina em 1890. Até
os anos 1940, eram citados cinco postos telegráficos com nomes de
quilometragens entre as Estações de Campos e de Travessão, postos que eram uma
distância bastante grande um do outro. Segundo Nicholas Burman, a Estação de
Travessão era utilizada para desembarque de material produzido pela Usina
Barcelos. A Estação se encontrava em bom estado de conservação em 2007, embora já
extremamente descaracterizada e servindo de Centro Comunitário, como pode ser
visto nas fotos de Carlos Latuff. Já serviu também como Jardim de Infância. Na data de minha visita a Estação estava com aspecto de abandono, aparentando estar sem uso. Em
frente à antiga Estação existe um pequeno obelisco erguido em 1962, uma
homenagem ao Governador do Estado do Rio Celso Peçanha, natural de Campos dos Goytacazes,
que foi governador de 1961 a 1962. Em torno da antiga Estação podemos ver
construções da época da ferrovia ainda de pé. O local é bem bucólico e
tranquilo.”
A linha ainda passava lá quando visitei a Estação, hoje não
mais.



A Estação de Travessão já bastante descaracterizada, em
21 de julho de 2007 - Fotos de Carlos Latuff.


Um comentário:
Completamente descaracterizada mas ainda lá! Continue o bom trabalho de divulgação Amarildo!
Paulo Neiva Pinheiro
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