segunda-feira, 14 de abril de 2025

ESTAÇÃO TRAVESSÃO - Ela ainda está lá, mas bastante descaracterizada.

 Completamente descaracterizada e abandonada, esta era a Estação de Travessão. A plataforma foi praticamente a única coisa original que se manteve.Colocaram uma laje no antigo prédio da Estação. Creio que suas paredes foram aproveitadas para fazerem este prédio mais moderno.

Uma placa de quilometragem que provavelmente já foi removida do local.

Nenhuma porta ou janela original sobrou.


Nem o telhado, nem os escoramentos da cobertura da plataforma... nada ficou para contar a história...




guandu


Estação TRAVESSÃO-RJ


abadia

 

Município: Campos dos Goitacazes-RJ

Linha Do Litoral - Km 332,886 (1960)

Altitude: 32 m

Estação inaugurada em: 10 de novembro de 1877.

Estive no local em:  Ainda não visitei a Estação. Fotos do amigo Paulo Neiva Pinheiro, que visitou a Estação em 2022.

Uso atual: Desconhecido.

Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos. Mas atualmente, no entorno da Estação foi feito um calçadão cobrindo os trilhos. 


E. F. Carangola (1877-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)



HISTÓRICO DA LINHA:

Conforme cita o site estacoesferroviariasde Ralph Mennucci Giesbrecht... 

“O que mais tarde foi chamada "Linha do Litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.”


A ESTAÇÃO:

O amigo Paulo Neiva Pinheiro visitou a Estação Travessão em 2022, quando fez as fotos aqui apresentadas. Segue seu relato...

“A Estação de Travessão foi inaugurada em 1877 pela E. F. Carangola e absorvida com a linha pela Leopoldina em 1890. Até os anos 1940, eram citados cinco postos telegráficos com nomes de quilometragens entre as Estações de Campos e de Travessão, postos que eram uma distância bastante grande um do outro. Segundo Nicholas Burman, a Estação de Travessão era utilizada para desembarque de material produzido pela Usina Barcelos. A Estação se encontrava em bom estado de conservação em 2007, embora já extremamente descaracterizada e servindo de Centro Comunitário, como pode ser visto nas fotos de Carlos Latuff. Já serviu também como Jardim de Infância. Na data de minha visita a Estação estava com aspecto de abandono, aparentando estar sem uso. Em frente à antiga Estação existe um pequeno obelisco erguido em 1962, uma homenagem ao Governador do Estado do Rio Celso Peçanha, natural de Campos dos Goytacazes, que foi governador de 1961 a 1962. Em torno da antiga Estação podemos ver construções da época da ferrovia ainda de pé. O local é bem bucólico e tranquilo.”


A linha ainda passava lá quando visitei a Estação, hoje não mais.


A plataforma e a linha ainda estavam lá quando visitei a Estação. Hoje a linha foi aterrada e ali passa um grande calçadão.


Um obelisco de 1962 em frente à Estação em homenagem ao Governador do Estado do Rio Celso Peçanha, natural de Campos dos Goytacazes. 

A Estação de Travessão já bastante descaracterizada, em 21 de julho de 2007 - Fotos de Carlos Latuff.




A Placa indicando "Km 329" da Linha do Litoral. É comum encontrarmos divergências nestas informações, mas o Guia da Estrada de Ferro Leopoldina - 1960 confirma 332,886 km.

Prédios do período áureo da Ferrovia. Ainda existem vários deles próximos a antiga Estação.



Um comentário:

Anônimo disse...

Completamente descaracterizada mas ainda lá! Continue o bom trabalho de divulgação Amarildo!
Paulo Neiva Pinheiro