segunda-feira, 25 de março de 2019

ESTAÇÃO TAPIRUSSU - Partindo de Cisneiros, era a primeira parada do Ramal de Paraoquena.


Matéria atualizada em 02 de julho de 2020.

Na foto acima, a antiga estação de Tapirussu. 
Abaixo, da estação hoje só restou a plataforma e os trilhos.








Acima, a linha seguindo para Cisneiros e a plataforma da antiga estação.

Na foto abaixo, de Hugo Caramuru, a Estação e o Rio Pomba ao fundo.



 Plataforma da antiga Estação de Tapirussu. O leito ferroviário alimenta a esperança de que o trem possa voltar a passar por ali. 



Antiga Casa de Turma localizada bem em frente à antiga Estação.



Belo registro de uma composição da FCA na linha entre Tapirussu e Cisneiros, de Elias Duarte da Fonseca.










celidonio

Estação TAPIRUSSU




Município: Palma.
Ramal de Paraoquena – Km 451,554.
Altitude: 126m.
Estive no local em: 18 de março de 2019.
Estação inaugurada em: 11 de maio de 1883.
Uso atual: Estação demolida.
Situação Atual – Trafego suspenso, com trilhos.


E. F. Leopoldina (1883-1975)
RFFSA (1975-1996)










HISTÓRICO:

Segui de Recreio em direção a Cisneiros pela estrada de chão que margeia o leito da ferrovia, mas há um momento em que a estrada se separa da ferrovia seguindo para Tapirussu. 
Pouco antes de chegar à comunidade existe uma saída à esquerda, também por estrada de chão, que encontra novamente o leito da ferrovia com trilhos nos levando ao triângulo para a grande ponte de entrada a Cisneiros. Antes de seguir por este caminho, optei por ir primeiro a Tapirussu.
Chegando à pequena comunidade não foi difícil encontrar a plataforma da antiga Estação Tapirussu, encontrando também alguns moradores à sombra de uma árvore, oportunidade de conversar com eles sobre a antiga estação e a ferrovia. Foram eles que me mostraram uma residência nos padrões dos imóveis ferroviários bem em frente à antiga estação, uma antiga Casa de Turma.


A ESTAÇÃO:

“A estação de Tapirussu (também chamada de Itapiruçu) foi inaugurada em 1883, com o ramal de Paraoquena, ligando Cisneiros a Paraoquena. Inicialmente a estação que se chamava Tapirussu era a de Cisneiros. Com a abertura em 1883 do ramal, mudou-se o nome para a nova estação, que ficava junto à sede do distrito que tinha este nome. Com a desativação do trecho Paraoquena-Miracema, no início dos anos 1970, a estação ficou incorporada de vez à linha Campos-Recreio. Já demolida, o local hoje também é chamado de Itapirussu.”




Acima, dois belos registros de Elias Duarte da Fonseca onde podemos ver o guindaste da FCA passando pelo trecho entre Tapirussu e Cisneiros.














Nenhum comentário: