Estação PARAOQUENA
Antiga Barra
Município: Santo Antônio de Pádua-RJ
Linha de Campos a Miracema: Km 447,414 (1960).
Altitude: ?
Estação
inaugurada em: 1883.
Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Fotos dos amigos Manoel Monachesi, Fabrício e Laura Mansur, Hugo Caramuru e Rodolfo.
Uso atual: Moradia.
Situação Atual – Com trilhos. Tráfego de trens suspenso.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
De Paraoquena para Cisneiros, no pequeno RAMAL DE PARAOQUENA.
celidonio
HISTÓRICO:
Ainda não visitei a Estação de Paraoquena, localizada bem próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Para apresentar esta matéria contei mais uma vez com a valiosa contribuição dos amigos da página Manoel Monachesi, Fabrício e Laura Mansur, Hugo Caramuru e Rodolfo, de Sto. Antônio de Pádua, que cederam as belíssimas fotos aqui apresentadas.
Belo registro de Fabrício Mansur feito em 2013.
A ESTAÇÃO:
A Estação foi inaugurada em 1883 com o nome de Barra. Inicialmente construída em madeira de lei, a Estação de Paraoquena posteriormente foi reconstruída em alvenaria e fica em distrito de mesmo nome, no Município de Santo Antônio de Pádua-RJ.
A sua localização é muito próxima à fronteira com o Estado de Minas Gerais, para onde se dirige o Ramal de Paraoquena, curto trecho de linha que une a Linha Campos-Miracema à estação de Cisneiros, esta já em Minas, na Linha do Manhuaçu, da Leopoldina. Com a extinção do trecho Paraoquena-Miracema, no início dos anos 1970, a ferrovia passou a ser contínua entre Recreio (esta na antiga Linha do Centro da Leopoldina), Cisneiros e Campos, e passou a ser chamada de Campos-Recreio.
O logotipo da EFL ainda pode ser visto abaixo do
nome no dístico.
Após a suspensão do tráfego de trens,
ficou fechada por um tempo e hoje é utilizada como moradia familiar.
Um comentário:
Saudades da E. F. Leopoldina!
Geraldo Jose Soares
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