terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estação SANTANA DO DESERTO - Antiga Cândido Ferreira.


Matéria atualizada em 20 de agosto de 2025.

Acima e nas seis fotos abaixo, registros que fiz em minha última visita à Estação de Santana do Deserto, em julho de 2025.






Abaixo, registros que fiz em minha primeira visita à Estação de Santana do Deserto, em dezembro de 2012.






A Estação de Santana do Deserto neste belo registro de Marco Antônio Francisco feito em março de 2016.


Vista aérea da Praça Central de Santana do Deserto. 







Estação SANTANA DO DESERTO
Antiga Cândido Ferreira



Município - Santana do Deserto-MG
Linha de Caratinga – Km 151,464 (1960)
Altitude: 476m.
Estação inaugurada em:  05 de agosto de 1904.
Estive no local em:  dezembro de 2012 e julho de 2025. Além das fotos que fiz, esta matéria conta também com as contribuições dos amigos da página.
Uso atual: Moradia Familiar. 
Situação Atual – Trecho declarado erradicado. Sem trilhos.

Leopoldina Railway (1884-1950)
E. F. Leopoldina (1950-1975)
RFFSA (1975-1994)






A ESTAÇÃO:

Estação de Santana do Deserto foi inaugurada em 1904, sob o nome de Cândido Ferreira.

Originalmente os Trens da E. F. União Mineira partiam da Estação de Serraria passando pela primitiva Estação de Silveira Lobo chegando à Estação de Sossego, de onde seguiam para Bicas e São João Nepomuceno.

Após a aquisição da E. F. União Mineira pela Leopoldina Railway, a nova Companhia Ferroviária construiu uma nova linha partindo de Três Rios indo em direção a Bicas e Ubá, abandonando o trecho que vinha de Serraria, onde ficava também a primeira Estação de Silveira Lobo. Neste novo trecho, construíram as Estações de Piracema, Praia Perdida, Ericeira, passando também pela recém-inaugurada Estação Cândido Ferreira (primeiro nome da Estação de Santana do Deserto) chegando à nova Estação de Silveira Lobo.

O Município de Santana do Deserto foi criado em 1953, mas sua Estação já havia recebido este nome em 1940.

Hoje a antiga Estação tornou-se moradia familiar e encontra-se em boas condições, apesar de estar um pouco escondida pelas árvores bem próximas e por pequenos prédios anexos a ela. Tanto que, ao passar por Santana do Deserto indo para Ericeira, nem vi a Estação, só a encontrando em meu retorno.

Além das fotos que fiz em minhas duas visitas, esta matéria contou também com as importantes contribuições de Marco Antônio Francisco; Jean Ferreira Cerqueira e Hugo Caramuru.

 

HISTÓRICO:

Fato curioso é que, apesar de ser uma pequena e aconchegante cidade, Santana do Deserto possuía ao todo 8 Estações em seu território nos tempos da E.F. Leopoldina. São elas: Ericeira, Silveira Lobo, São Marcos, Granato, Sossego, Laticínios, sua própria Estação na sede do Município e a Estação de Serraria, que atendia à E.F. União Mineira e ainda hoje atende à Central/MRS. Isso sem contar com a primitiva Estação de Silveira Lobo. Tanto que, ao chegar a Santana do Deserto pelo acesso principal vindo da BR-040 e de Silveira Lobo, vemos várias placas com motivos de promoção turística destacando alguns de seus prédios históricos e algumas de suas Estações aparecem nelas.

Após passar pela Estação que está logo na entrada da cidade, chegamos à sua bela praça central onde se destacam a Igreja Matriz e próximo a ela, um Casarão de arquitetura belíssima.


Abaixo, a Estação de Santana do Deserto em mais um belo registro de Jean  Ferreira Cerqueira.


Abaixo, mais alguns registros da Estação de Santana do Deserto em minha primeira visita, em dezembro de 2012.










Passageiros esperando na Estação, ainda com o nome Cândido Ferreira. Foto do acervo de Hugo Caramuru.



Próximo à Estação, a bela praça onde vemos a Igreja Matriz - foto acima - e um belo casarão onde funciona um Posto dos Correios - foto abaixo.





Nenhum comentário: