Acima e abaixo, detalhes da Estação de Santo Antônio de Pádua sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro.
Na bela foto foto abaixo, o Pátio Ferroviário vendo-se os dois prédios: a Estação; e um provável Armazém de Cargas hoje transformado num Teatro Municipal.
Abaixo podemos ver o antigo leito ferroviário que passava entre os dois prédios da Estação e a triste imagem dos vagões abandonados.
Na foto abaixo, o segundo prédio que fica ao lado da Estação, o provável Armazém de Cargas, hoje transformado num Teatro Municipal.
Um pontilhão ferroviário ainda na área urbana da cidade.
Paulo Neiva e a Estação, hoje Centro Cultural da cidade.
Estação SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Município: Santo Antônio de Pádua-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 436,805 (1960)
Altitude: 90m
Estação inaugurada em: Julho de 1883. Prédio atual construído entre
1935 e 1942.
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Centro
Cultural.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-20... - tráfego desativado)
HISTÓRICO:
Estação
de Santo Antônio de Pádua, na Linha de Campos a Miracema - Mais uma Estação que sempre tive o desejo de
conhecer, especialmente por sua arquitetura moderna para a época de sua
construção, na década de 1930. Mas o amigo e também pesquisador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro esteve lá para
fazer os belíssimos registros fotográficos que apresentamos nesta matéria.
Na verdade, a atual Estação de Santo Antônio de Pádua é a segunda Estação construída naquela cidade. A primeira Estação foi inaugurada em 1883, ainda nos tempos da E. F. Santo Antonio de Pádua, como cita a página http://estacoesferroviarias.com.br/efl.../stoantonio.htm sobre a descrição do local:
"Na
estação de Santo Antônio de Pádua, freguesia supra dita: um edifício no km 68,
construído de madeira de lei, coberto de telha e um armazém próximo, de pau a
pique" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
A ferrovia ligando Campos a São
Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick
e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma
concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a
Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São
Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em
1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à
Leopoldina.
Em
11/1/1910, o jornal O Estado de S. Paulo publicava que "A Companhia
Leopoldina Railway estabeleceu três trens diários para S. Francisco de Paula
(sic), Estado do Rio, em vista do estabelecimento de um laticínio ali
fundado". Errou o nome da cidade, mas mostra que o laticínio aumentou o
movimento na linha.
O prédio
atual é de construção quase que certamente dos anos 1930. Ainda passaram raros
trens cargueiros por Santo Antonio de Pádua até o início da década de 2000, mas
os trens de passageiros já não passavam por ali desde o início da década de
1980.”
A
ESTAÇÃO:
Segundo Paulo Neiva, que esteve na
Estação em 2024, o prédio estava relativamente bem cuidado servindo como Centro Cultural. Paulo Neiva aproveitou
sua visita à Estação de Santo Antônio de
Pádua para fotografá-la em detalhes, destacando que, apesar estarem
cobertos pelo mato, os trilhos continuam por lá. Destacou também em suas fotos que
o complexo da Estação era composto de dois prédios. O segundo deles - que provavelmente era um armazém de
mercadorias - hoje foi transformado num Teatro Municipal.
Além da Estação, Paulo Neiva
encontrou também outros remanescentes do Ramal
de Campos á Miracema: um Pontilhão
centenário ainda em Santo Antônio de Pádua-RJ. Por baixo dele, onde
provavelmente passava algum córrego no passado, passam carros, motos e
pedestres nos dias de hoje.
Abaixo, o complexo da Estação de Santo Antônio de Pádua, onde podemos ver os dois prédios e o pátio ferroviário entre eles.
Abaixo, um antigo poste feito de trilho ferroviário, que era muito usado tanto para rede elétrica, quanto para o telégrafo.
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