segunda-feira, 10 de junho de 2024

ESTAÇÃO MACUCO - Ponto final do Ramal de Macuco, na Linha do Cantagalo.

 Acima, a Estação de Macuco ainda em atividade.

Abaixo, a Praça construída no local onde ficava a Estação, tendo uma bela réplica de Locomotiva a Vapor estacionada.


Abaixo, a belíssima maquete da Estação de Macuco em escala 1/75 com impressionante riqueza de detalhes, de autoria de Luciano Barbosa Monteiro.


Abaixo, belíssimo e histórico registro da manobra com a Locomotiva no Virador localizado próximo à Estação de Macuco.


Acima e abaixo, dois belos registros da Praça onde ficava a Estação, feitos por Paulo Neiva Pinheiro em sua visita a Macuco em agosto de 2022.


Abaixo, antigo registro da Estação de Macuco, da página “Macuco – Sua Memória, Sua História”.


Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro na cabine da réplica da Locomotiva a Vapor estacionada na Praça onde ficava a Estação de Macuco.



Estação MACUCO

Estação final do Ramal

 

cordeiro

    


Município: Cordeiro-RJ (1886?-1995); Macuco-RJ (à partir de 1995)

Ramal de Macuco – Km 220,100

Altitude:  ?

Estação inaugurada em:  16 de setembro de 1886. 

Estive no local em: Ainda não visitei a Estação. Registros fotográficos de Paulo Neiva Pinheiro feitos em agosto de 2022; Rosanea Oliveira e da página do facebook "Macuco - Suas Memória, Sua História". 

Uso atual: Demolida.

Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.


E. F. Cantagalo (1886-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1965)



HISTÓRICO:

Sobre o Ramal de Macuco, a página estacoesferroviarias traz o seguinte relato: “O trecho Cordeiro-Macuco teve sua autorização dada ao mesmo tempo que a ligação Cachoeira de Macacu a Nova Friburgo, em 1868. A Linha foi entregue em 1873 até Nova Friburgo, não ficando clara quando foi inaugurado o tráfego no trecho Nova Friburgo-Macuco. Com a construção entre 1876 e 1890 da Linha entre Cordeiro e Portela - que passou a ser o final da Linha do Cantagalo – Cordeiro a Macuco passou a ser apenas um curto Ramal, trecho em 1962 o trem percorria em 50 minutos. O Ramal de macuco foi desativado em 24 de março de 1965.”

 

A ESTAÇÃO: 

Ainda não tive a oportunidade de visitar Macuco, mas graças mais uma vez aos amigos Paulo Neiva Pinheiro - que visitou Macuco em agosto de 2022; Rosanea Oliveira e da página do facebook “Macuco – Sua Memória, Sua História”, chegamos à Estação de Macuco trazendo suas belas fotos.

A Estação foi inaugurada por volta de 1885. Era a ponta de um curto ramal de quase 20 km.
Segundo trabalho da ABPF, a Cooperativa Macuco foi implantada bem depois da inauguração da linha férrea que, na realidade, quando depois de chegar a Cordeiro, seguiu de fato para Macuco, já que o projeto aprovado para a concessão rezava que deveria ir até Santa Maria Madalena, município a que a esta Estação pertencia na época, passando pelo município de Cantagalo. Nessa época a lavoura de café predominava na região, o que trazia muitos fretes para a ferrovia.
Em 1890 a Estrada já pertencia à Leopoldina, porém como a monocultura do café exauria o solo deixando-o fraco para outras culturas e não existia tecnologia de recuperação, a lavoura ia procurando terras aptas para novas lavouras. Em virtude deste fato os fretes que advinham do café deixaram de existir. Dessa forma o prolongamento da linha até Santa Maria Madalena estava fadado ao fracasso.
Esse foi o motivo que levou a companhia a adquirir uma grande área próxima a Macuco, onde implantou uma grande fazenda produtora de leite e carne bovina. A Estrada fez este investimento para negociar com o governo a não construção da continuação da linha de acordo com o projeto. A Leopoldina, tentando recuperar a rentabilidade da ferrovia, decidiu implantar na região a agropecuária. A fazenda (modelo) estava ali até 2021, pois foi cedida a fazendeiros locais. Chama-se Fazenda Benfica.

Nos anos 1950, a população do distrito de Macuco era de 2.196 pessoas.
Em 1969 a linha já não funcionava: "A RFFSA decidiu autorizar a venda, pela Urbanizadora Ferroviária, sua subsidiária, de imóveis pertencentes ao patrimônio da E. F. Leopoldina, entre os quais se destacam a Estação e a Casa de Turma de Macuco (...), localizados em ramais antieconômicos, já extintos" (Revista REFESA, maio de 1969).
O município, emancipado em 1995, tinha no ano de 2020 5.623 pessoas (Wikipedia)

Em 2021, já estava muito mal trabalhada (a fazenda) e em péssimas condições. Esse embrião lançado pela ferrovia criou raízes e Macuco passou a liderar a produção de leite e derivados na região. Pela quantidade de latões de 50 litros que ficavam empilhados ao lado da plataforma, dava-se para ter noção da quantidade de leite recebida. Da mesma forma, nesse ano em Cordeiro ainda havia criação de gado Guzerá de grande fama. Dessa forma, o transporte de leite junto com o de passageiros tornou a ferrovia menos deficitária.

Texto extraído da página http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_cantagalo/macuco.htm , nossa referência técnica sobre a Estrada de Ferro Leopoldina.


Acima e nas duas fotos abaixo, belos registros dos tempos da ferrovia em Macuco, da página “Macuco – Sua Memória, Sua História”.



Acima e abaixo, mais dois belos registros feitos por Paulo Neiva Pinheiro em sua visita a Macuco em agosto de 2022.


Na sequência abaixo, a belíssima maquete da Estação de Macuco em escala 1/75 com impressionante riqueza de detalhes, de autoria de Luciano Barbosa Monteiro.






Abaixo, Rosanea Oliveira ao lado da bela réplica da Locomotiva a Vapor estacionada na Praça onde ficava a Estação de Macuco.


Abaixo, Paulo Neiva Pinheiro registrou este belo prédio localizado próximo ao local onde ficava a antiga Estação Ferroviária que, em conversas com moradores da localidade, disseram ser um antigo armazém de mercadorias para embarque nos Trens da Leopoldina.


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