Belo registro dos tempos em que a Estação de Cachoeiras de Macacu chamava-se apenas “CACHOEIRAS”.
Graças também à valiosa contribuição de Gabriel Paulino – da AFMB, foi possível realizar a publicação desta matéria.
valerio
Estação CACHOEIRAS DE MACACU
Antiga CACHOEIRAS
japuiba
Município: Cachoeiras de Macacu-RJ
Linha do Cantagalo - Km 114,948 (1960)
Altitude: 48m
Estação inaugurada em: 23 de abril de 1860.
Não estive no local: Fotos cedidas pelo IPHAN e pela A F M B – Associação
Ferroviária Melhoramentos do Brasil.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Erradicado e sem trilhos.
E. F. do Cantagalo (1860-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1973)
HISTÓRICO:
A Estação de Cachoeiras de Macacu fazia parte da Linha do Cantagalo, que tinha início na Estação de Porto das Caixas
e seguia sentido à Nova Friburgo. No trecho entre Porto das Caixas e Cachoeiras
de Macacu o Trem seguia nos moldes tradicionais. Para vencer a serra e chegar a
Nova Friburgo, ao chegar a Cachoeiras de Macacu, era adotado o sistema Fell até
a Estação de Teodoro de Oliveira. De lá, o Trem seguia nos moldes tradicionais
pela Linha do Cantagalo.
Veio então o triste período da
decadência das Ferrovias com o completo desinteresse do governo, reduzindo drasticamente
os investimentos - tendência que atingiu
todas as ferrovias brasileiras – e a Linha do Cantagalo foi sendo fechada
por partes: o trecho entre Cachoeira de Macacu e Portela foi desativado em maio
de 1964, sendo definitivamente suprimido em 1967; enquanto que o trecho inicial
de Porto das Caixas até Cachoeiras foi suprimido em 1973. Mas os Trens de
passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo/Portela e em julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu/Cantagalo.
O trecho entre Porto das Caixas e
Cachoeira de Macacu foi o último da já centenária Linha do Cantagalo a ter os Trens
de passageiros suspensos, que ocorreu em 1969. No seu período final de
atividade, entre 1965 e 1969, ainda trafegavam Trens que vinham de General
Dutra e entravam pelo antigo Ramal até Cachoeiras de Macacu.
Em 1973, o trecho foi oficialmente
erradicado, acabando de vez com a histórica Linha do Cantagalo.
Pátio das Oficinas Ferroviárias, do acervo da AFMB.
A
ESTAÇÃO:
A Estação de Cachoeiras foi inaugurada em 1860 pela E. F. do Cantagalo. Mais tarde seu nome
foi alterado para Estação Cachoeiras de
Macacu.
Para vencer a serra e chegar à
Nova Friburgo, ao chegar a Cachoeiras de Macacu era adotado o sistema Fell até
a Estação de Teodoro de Oliveira, detalhe que tornou Cachoeiras de Macacu uma Estação/referência, levando à decisão
de se construir ali uma importante Oficina
de Manutenção Ferroviária, que posteriormente tornou-se um complexo
ferroviário composto da Estação; das Oficinas e de uma Escola de Ensino Profissionalizante – o SENAI, que formava
artífices para atuarem nas Oficinas.
Com o fim dos investimentos nas
ferrovias, importantes Linhas e Ramais foram sendo desativados e posteriormente
erradicados, como foi o caso da Linha do Cantagalo, fechando de vez a Estação
de Cachoeiras de Macacu. Consequentemente, fecharam-se também as Oficinas e a
Escola Profissionalizante, tendo a Estação sido demolida na década de 1970.
Assim, mesmo nos dias de hoje,
onde quase nada sobrou da histórica passagem dos Trens por Cachoeiras de Macacu,
ainda é possível entender e reconhecer o quanto a ferrovia e os ferroviários
foram importantes para o progresso e o desenvolvimento daquela cidade e de toda
a região.
Abaixo, o centro de Cachoeiras de Macacu após o desmonte do complexo ferroviário, do acervo da AFMB.
Na sequência abaixo, registros do Vagão do Ministério da Agricultura - RFFSA em Cachoeiras de Macacu, do acervo da AFMB.
Vista aérea de Cachoeiras de Macacu, altura do Goiabal, vendo-se a linha férrea cortando toda a cidade, do acervo da AFMB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário