Estação ITERERÊ
Município: Campos-RJ
Linha de Campos a Miracema - Km 334,678 (1960)
Altitude: 17m
Estação inaugurada em: 25 de julho de 1903.
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Moradia.
Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos.
E. F. Leopoldina (1903-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO:
A história da Linha de Campos a Miracema teve início
com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de
1891 - tempo em que a Estação de Itererê ainda não existia
- e outra; a E. F. Santo Antônio de
Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis)
a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente
de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em
1883.
Em 1891, as duas ferrovias já
estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema, o
Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha
do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte de
passageiros, os Trens – passageiros ou
cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal
de Paraoquena até Campos, passando pela Estação de Itererê.
A ESTAÇÃO:
A Estação de Itererê foi inaugurada em
1903. Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da
década de 1980, mas em 2009 ainda passavam raros trens cargueiros pela Estação,
pois ali era embarcada a pedra brita extraída de uma pedreira próxima - Pedreira Itererê, que ficava a 2 km. Nessa
época, a brita extraída atendia à manutenção das linhas de Minas Gerais e do
Rio de Janeiro.
Em
fevereiro de 2019 a Estação já estava carecendo de uma reforma. Estava habitada,
mas o estado do prédio era péssimo.
Em 2024
estava pior ainda, com o telhado já ruindo e prestes a cair, mas mesmo assim
ainda habitada. Alguma coisa precisa ser feita antes que ela caia de vez.
Os trens
cargueiros já não passam mais ali, nem no resto da linha.
2 comentários:
Perfeito meu amigo! Nos últimos 6 anos de minha vida como Ferroviário trabalhei na tesouraria de Estação Campos-Passageiros. Vez por outra, para colaborar numa urgência, fui para composição onde formava os trens cargueiros para Praia Formosa, Juiz de Fora, Belo Horizonte. O PT Itereré com determinação do Movimento de Transportes e Comercial estava autorizado efetuar despachos de plataformas com pedras britadas em muitas quantidades para reparação do leito ferroviário, onde houvesse necessidades!
Lembranças arquivadas no subconsciente de um agente de Estação APOSENTADO. Obrigado Senhor!
José Carlos Bissonho
Sempre uma honra poder contribuir com esse belo trabalho de resgate, meu amigo!
Paulo Neiva Pinheiro
Postar um comentário