segunda-feira, 1 de julho de 2024

ESTAÇÃO ITERERÊ - Por ela escoava pedra brita extraída da Pedreira Itererê.


Acima e na sequência abaixo, a Estação de Itererê sob o olhar de Paulo Neiva Pinheiro, que esteve no local em 2024.





Paulo Neiva e a Estação de Itererê, hoje sendo usada como moradia familiar.






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Estação ITERERÊ



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 Município: Campos-RJ

Linha de Campos a Miracema - Km 334,678 (1960)

Altitude: 17m

Estação inaugurada em: 25 de julho de 1903.

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Moradia.

Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos. 

E. F. Leopoldina (1903-1975)

RFFSA (1975-1996)








HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 - tempo em que a Estação de Itererê ainda não existia - e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883.

Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação de Itererê.


A ESTAÇÃO:

A Estação de Itererê foi inaugurada em 1903. Os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980, mas em 2009 ainda passavam raros trens cargueiros pela Estação, pois ali era embarcada a pedra brita extraída de uma pedreira próxima - Pedreira Itererê, que ficava a 2 km. Nessa época, a brita extraída atendia à manutenção das linhas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Em fevereiro de 2019 a Estação já estava carecendo de uma reforma. Estava habitada, mas o estado do prédio era péssimo.

Em 2024 estava pior ainda, com o telhado já ruindo e prestes a cair, mas mesmo assim ainda habitada. Alguma coisa precisa ser feita antes que ela caia de vez.

Os trens cargueiros já não passam mais ali, nem no resto da linha.



Na sequência abaixo, mais registros da Estação de Itererê feitos por Paulo Neiva Pinheiro, que esteve no local em 2024.






Na sequência abaixo, detalhes da Estação de Itererê, por Paulo Neiva Pinheiro.






Antigo quadro de avisos da Estação.

 
Acima e abaixo, “ontem & hoje” da Estação de Itererê.


Em abril de 2009, vagões carregados de brita ainda eram vistos na Estação de Itererê, próxima à pedreira do mesmo nome, com sede em Campos. Os desvios estavam cobertos de mato, mas ainda funcionavam. Os vagões estavam no pátio da Estação.


A pedreira Itereré fica a 2 km e era ligada à Estação por um pequeno ramal  para escoar pedra brita.


Acima, a casinha do AMV (Chave) e a casinha em frente provavelmente do guarda chave.

Abaixo, aqui ficava o AMV que mudava o sentido da linha para o desvio da pedreira.



2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito meu amigo! Nos últimos 6 anos de minha vida como Ferroviário trabalhei na tesouraria de Estação Campos-Passageiros. Vez por outra, para colaborar numa urgência, fui para composição onde formava os trens cargueiros para Praia Formosa, Juiz de Fora, Belo Horizonte. O PT Itereré com determinação do Movimento de Transportes e Comercial estava autorizado efetuar despachos de plataformas com pedras britadas em muitas quantidades para reparação do leito ferroviário, onde houvesse necessidades!
Lembranças arquivadas no subconsciente de um agente de Estação APOSENTADO. Obrigado Senhor!
José Carlos Bissonho

Anônimo disse...

Sempre uma honra poder contribuir com esse belo trabalho de resgate, meu amigo!
Paulo Neiva Pinheiro