A antiga plataforma da Estação. Escondida no meio da vegetação às margens da RJ-158. A linha já foi roubada.
Estação JAVARENA
Antiga Boa Vista
Município: Campos-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 340,089
Altitude: 18m
Estação inaugurada em: 1880.
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Aparentemente
abandonada.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-....)
HISTÓRICO:
A história da Linha de Campos a Miracema teve início
com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de
1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de
Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis)
a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880,
inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até
Miracema em 1883.
Em 1891, as duas ferrovias já
estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina,
tempo em que a Estação de Javarena
já existia sob o nome de Boa Vista.
Antes de chegar a Miracema, o
Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha
do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte
de passageiros, os Trens – passageiros ou
cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal
de Paraoquena até Campos, passando pela Estação
de Javarena.
A
ESTAÇÃO:
Aberta em 1880 com o nome de Boa
Vista, teve o nome alterado para Javarena em meados dos anos 1940.
Ainda passavam pela Estação raros
Trens cargueiros, mas os Trens de passageiros deixaram de passar por ali desde
o início da década de 1980.
Já teve seus trilhos roubados e
está abandonada em estado precário, prestes a ruir a qualquer momento.
Escondida pela vasta vegetação a
antiga Estação descansa às margens da rodovia Campos x São Fidelis, a RJ -158.
Ainda preserva a Casa do Agente Ferroviário
próxima da Estação e uma Casa de Turma de manutenção da via permanente, que
fica há poucos metros de distância.
Observem o acabamento feito com rejunte de argamassa no alicerce de pedras sobrepostas.
Aqui foi feita uma abertura na marreta e talhadeira onde era parede. Ver foto antiga de Gutierrez L. Coelho.
O interior do compartimento de cargas ainda pintado com as cores padrão da E F Leopoldina, paredes brancas com rodapé pintados de preto.
O telhado prestes a ruir... que pena!!! Telhas conhecidas como “nas coxas". Talvez construídas ainda por mão de obra escrava, tendo em vista que em 1880 a abolição da escravatura ainda não tinha ocorrido.
Essa é a Casa do Agente Ferroviário! Está praticamente do lado da Estação e esse amigo aí é filho do ex-agente, mora na casa que ficou de herança para ele, deixada pelo seu pai.
Um comentário:
Show de bola fico feliz por poder contribuir de alguma forma!
Paulo Neiva Pinheiro
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