A pequena e singela Parada Fazenda Grande ainda está lá - ou parte dela, uma de suas laterais.
Aparentemente esta seria uma parte da Plataforma, já que as bases dos trilhos de suporte da cobertura estão bem ao lado dela, o que nos faz supor que deveria existir a outra parte, uma estrutura idêntica de tijolinhos mais à esquerda da foto - que provavelmente foi destruída - compondo a plataforma da Parada.
Abaixo, uma das bases de suporte da cobertura da plataforma da Parada que Paulo Neiva encontrou bem ao lado da base da plataforma que restou, onde se vê os trilhos cortados no maçarico.
Ela ainda está lá resistindo ao tempo. Que maravilha de achado!
Parada FAZENDA GRANDE
Município: Campos-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 330,244
Altitude: ?
Estação inaugurada em: ?
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Demolida,
só resta a antiga plataforma.
Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos.
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-....)
HISTÓRICO:
A história da Linha de Campos a Miracema teve início
com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de
1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de
Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis)
a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880,
inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até
Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema
a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema, o
Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha
do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte
de passageiros, os Trens – passageiros ou
cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal
de Paraoquena até Campos, passando pela Parada
Fazenda Grande.
A
ESTAÇÃO:
E o amigo pesquisador e
“desbravador” ferroviário fez mais uma grande descoberta: A até aqui desconhecida
Parada Fazenda Grande! Segue seu
relato:
“A Estação
de Fazenda Grande - na verdade uma Parada bem simples mesmo - não tem data
conhecida de sua inauguração. Fica no meio do nada, como se pode ver nas fotos
desta matéria.
Confundida
acidentalmente com a PE Dr. Jerônimo Batista no site do historiador Ralph
Mennucci Giesbrecht, a Parada Fazenda Grande servia para atender à fazenda de
mesmo nome, onde o trem atravessava suas terras.
No meio
do nada e com uma plataforma bem singela, ela ainda está lá resistindo ao
tempo. Mais um grande achado proveniente das pesquisas de campo. Não existem fotos
dela na internet e pouquíssimos sabem de sua existência.
Fonte:
Livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.”
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