Acima, mais um Histórico e Belíssimo registro fotográfico enviado pelos amigos do IPHAN - desta vez a Estação de Cantagalo.
Abaixo, tempos românticos do Trem em Cantagalo. Foto do acervo de José Expedito Assunção.
A antiga Estação de Cantagalo em seus últimos tempos antes de ser demolida, período em que era usada como estação rodoviária. Foto apresentada na página "estacoesferroviarias".
Abaixo, um recorte da histórica foto enviado pelos amigos do IPHAN destacando detalhes da Estação de Cantagalo, ainda nos tempos da Leopoldina Railway.
gaviao
Estação CANTAGALO
Município: Cantagalo-RJ
Linha do Cantagalo - Km 207,554 (1960)
Altitude: 376 m
Estação inaugurada em: 01 de janeiro de 1876.
Estive no local em: Ainda não visitei a cidade. Fotos do acervo
do IPHAN e de Amigos da página.
Uso atual: Demolida.
Situação Atual – Linha erradicada, sem trilhos.
Ramal Férreo do Cantagalo (1876-1888)
E. F. Macaé a Campos
(1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967)
HISTÓRICO:
Segundo aponta o site Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas
parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a
linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade
de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida
para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a Estação de
Cordeiro, nesse trecho, até Portela, às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era
chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo
o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi
fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em
1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de
passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em
15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho
inicial do ramal também teve os trens cancelados.”
A
ESTAÇÃO:
É realmente interessante como uma Estação com a importância histórica de Cantagalo tenha tão poucos registros fotográficos trazidos a público. Mas graças mais uma vez aos amigos do IPHAN e seu maravilhoso acervo fotográfico, além, é claro, da valiosa contribuição dos demais amigos da página, chegamos à Estação CANTAGALO.
Ainda segundo aponta o site Estações Ferroviárias, de Ralph Mennucci Giesbrecht... “A Estação de
Cantagalo foi aberta em 1876 para passageiros, em 1º de janeiro, e apenas em 1º
de julho, seis meses depois, iniciou-se o tráfego de mercadorias.
Os trens
de passageiros para Cantagalo foram desativados em algum dia entre julho de 1963
- quando a Estação já era ponto terminal, não existindo mais transporte dali a
Portela - e outubro de 1965.
O prédio
tornou-se depois a estação rodoviária da cidade. Mais tarde foi demolido e em
seu lugar foram construídos prédios novos, nada restando da antiga Estação além
de (poucas) fotos.”
A antiga Estação após a retirada dos trilhos. Foto do acervo de Geraldo Majela Richa Felga.
2 comentários:
Um fato curioso é que a estação ficava num desvio dentro da cidade e a linha vindo de cordeiro ficava fora do perímetro urbano e também que onde existiu a estação hoje é uma rodoviária.
Marcio Cardoso
Eu tenho muitas saudades!
Abigail Correa
Postar um comentário