segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Estação PARADA ATENIENSE - Mais uma pequena Parada na área rural de São Fidélis.

 Acima e abaixo, da Parada Ateniense só restaram partes da antiga plataforma de embarque e desembarque.


Os trilhos ainda estão lá, resistindo bravamente.


Paulo Neiva Pinheiro e a Parada Ateniense. Mais uma grande descoberta!




ernesto-machado


Estação ATENIENSE

 

fazenda-da-pedra

 


 Município: São Fidelis-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 345,307

Altitude:  20m

Estação inaugurada em:  ?

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Demolida. Só restaram partes da plataforma.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)





HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Parada Ateniense.

 

A ESTAÇÃO:

E o amigo pesquisador e “desbravador” ferroviário Paulo Neiva Pinheiro segue fazendo novas e grandes descobertas: Desta vez, a Parada Ateniense! Segue seu relato:

“Ainda no seu local original, cheia de mato ao redor está a plataforma da antiga Parada Ateniense que é descrita no livro G1- Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.

O Parada fica na zona rural de São Fidélis, construída para atender às fazendas da região em que está localizada. Não se sabe a data de sua construção.

Sendo uma das características do Ramal de Campos á Miracema, existiam muitas destas pequenas paradas rápidas ao longo do seu percurso que muitos pesquisadores não as conhecem.

No caso da Parada Ateniense, foi preciso medir as distâncias em km’s usando o livro G1- Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e o Google Maps. Após isso foi necessário uma pesquisa de campo para apurar suas localizações exatas e registra-las. 

90% destas pequenas paradas - desconhecidas por muitos - estavam na localização correta.”


Nas três fotos abaixo, próxima à Parada Ateniense uma estrutura de reforço sob a passagem de nível de uma estrada rural.



Na sequência abaixo, mais alguns registros do que sobrou da antiga Parada Ateniense.