E o desbravador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro desvendando mais um mistério, a Parada apresentada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil.
Parada SANTO ANTÔNIO DA POSSE
Município: São Fidelis-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 360,859
Altitude: 23m
Estação inaugurada em: ?
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Demolida.
Da antiga Parada só restou a plataforma.
Situação Atual – Tráfego suspenso, totalmente coberta pelo mato.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-....)
HISTÓRICO:
A história da Linha de
Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a
São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo
Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca
(São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em
1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando
finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas
ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema, o
Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de
Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha
do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte
de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam
direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos,
passando pela Parada Santo Antônio
da Posse.
A
ESTAÇÃO:
Ainda passavam raros trens
cargueiros pela Parada Santo Antônio da Posse, mas os trens de
passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.
Não se sabe a data exata de sua
inauguração.
Segundo Paulo Neiva... "Da Parada Santo Antônio da
Posse só restou sua plataforma de embarque perdida e abandonada
no meio do mato, às margens da rodovia RJ-158 que liga Campos dos Goytacazes-RJ
à São Fidelis-RJ.
Devido ao
isolamento do lugar, quem passa por lá nem consegue imaginar que o Trem fazia
uma parada rápida naquele lugar.
Não se
sabe a data de sua construção, nem se tinha uma cobertura – o
que é normal em pequenas paradas. O que se sabe é que ela está lá
covardemente abandonada no meio do matagal e só é possível achá-la quem conhece
a sua quilometragem, que encontrei descrita no livro G1 - Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil de 1960."
Fonte: Livro G1 - Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.
Nas fotos abaixo, a Plataforma da pequena Parada Santo Antônio da Posse totalmente abandonada e perdida no meio do mato.
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