terça-feira, 24 de setembro de 2024

Estação PARADA SANTO ANTÔNIO DA POSSE - Da pequena Parada só sobrou a Plataforma.

Acima e nas fotos abaixo, a Plataforma da pequena Parada Santo Antônio da Posse perdida no meio do mato.


E o desbravador ferroviário Paulo Neiva Pinheiro desvendando mais um mistério, a Parada apresentada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil.





sao-fidelis

 

Parada SANTO ANTÔNIO DA POSSE

 

 ernesto-machado

 

 

 Município: São Fidelis-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 360,859

Altitude:  23m

Estação inaugurada em:  ?

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Demolida. Da antiga Parada só restou a plataforma.

Situação Atual – Tráfego suspenso, totalmente coberta pelo mato. 

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)




HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Parada Santo Antônio da Posse.

 

A ESTAÇÃO:

Ainda passavam raros trens cargueiros pela Parada Santo Antônio da Posse, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. 

Não se sabe a data exata de sua inauguração.

Segundo Paulo Neiva... "Da Parada Santo Antônio da Posse só restou sua plataforma de embarque perdida e abandonada no meio do mato, às margens da rodovia RJ-158 que liga Campos dos Goytacazes-RJ à São Fidelis-RJ.

Devido ao isolamento do lugar, quem passa por lá nem consegue imaginar que o Trem fazia uma parada rápida naquele lugar.

Não se sabe a data de sua construção, nem se tinha uma cobertura – o que é normal em pequenas paradas. O que se sabe é que ela está lá covardemente abandonada no meio do matagal e só é possível achá-la quem conhece a sua quilometragem, que encontrei descrita no livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960."

Fonte: Livro G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.


Nas fotos abaixo, a Plataforma da pequena Parada Santo Antônio da Posse totalmente abandonada e perdida no meio do mato.





Nenhum comentário: