Acima e abaixo, a bela Estação Ernesto Machado, hoje sendo usada como moradia.
Estação ERNESTO MACHADO
Município: São Fidelis-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 352,508
Altitude: 21m
Estação inaugurada em: ?
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Moradia.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-....)
HISTÓRICO:
A história da Linha de Campos
a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São
Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio
de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São
Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880,
inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até
Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema
a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema, o
Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de
Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha
do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi
o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam
passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de
passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais
algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte
de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam
direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos,
passando pela Estação Ernesto
Machado.
A
ESTAÇÃO:
Ainda passavam raros trens cargueiros pela Estação Ernesto Machado, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.
Não se sabe a data exata de sua inauguração.
Segundo Paulo Neiva... “A Estação está belíssima – como pode ser visto nas fotos – uma das poucas do ramal bem cuidadas, hoje sendo usada como moradia. O bucólico lugarejo é demasiado acanhado, tanto que cheguei nele por volta do horário do almoço e procurei por um restaurante para almoçar e para meu espanto me informaram que ali não havia nenhum!
Creio que seus tempos áureos foram mesmo durante o período em que a ferrovia estava ativa. Hoje mais parece um lugarejo esquecido no tempo.”
"Tenho
52 anos e quando menino ouvia meu pai (falecido em 2002 com 89 anos) contar uma
história de um tal "Zé que não dança". Meu pai era de São Fidelis e
acho que nasceu em Ernesto Machado, onde o tal "Zé Que Não Dança"
teria vivido. Teria sido um assassino e quando o mataram, seu corpo foi
queimado numa grande fogueira com lenha comprada pelas viúvas dos homens que
ele havia matado. História interessante, seria verdadeira?" (Joadir
Monteiro da Roza, Rio de Janeiro, RJ).
Belo registro entre os anos de 1971 e 1972, tempo em que ainda tinha duas linhas férreas ao lado da Estação.
Cobertura da plataforma sustentada com trilhos retorcidos assim como a da Estação de Santa Cruz, que é de 1902. Teriam sido construídas na mesma época?
Acima e abaixo, a plataforma da Estação e os dois portões de carga para armazenar café.
Pedras do acabamento da plataforma trabalhadas à mão.
Um comentário:
Para mim é sempre uma grande honra poder contribuir com esse magnífico trabalho!
Paulo Neiva Pinheiro
Postar um comentário