sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Estação PARADA FAZENDA DA PEDRA - Parada localizada na Fazenda de mesmo nome.

A plataforma da Parada Fazenda da Pedra já sem a cobertura, em julho de 2008. Bem próximo a ela, um bueiro e a árvore. À esquerda, a escada que dava acesso à antiga parte coberta - Foto Ricardo Quintero de Mattos.

Abaixo, o bueiro tomado pelo mato, que também cobre a antiga plataforma – foto de 2024. 


Em destaque, a rampa da plataforma da antiga Parada.


Em destaque, o bueiro para passagem do córrego, que fica bem ao lado da antiga Parada.


Acima e abaixo, o antigo leito ferroviário visto da Parada nos dois sentidos.



Essa árvore ajudou Paulo Neiva a encontrar a antiga Parada Fazenda da Pedra.



O livro G1 Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 - Raríssimo.


O desbravador ferroviário Paulo Neiva diante de mais uma grande descoberta.




ateniense

 

Estação FAZENDA DA PEDRA


parada-dagua

 

 Município: São Fidelis-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 343,028

Altitude:  19m

Estação inaugurada em:  ?

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Demolida. Só restou a platraforma.

Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos. 

 

E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)

E. F. Macaé a Campos (1884-1887)

E. F. Leopoldina (1887-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)



HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883.

Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina. 

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação Fazenda da Pedra.


A ESTAÇÃO:

E o amigo pesquisador e “desbravador” ferroviário segue fazendo novas e grandes descobertas: Desta vez, a Parada Fazenda da Pedra! Segue seu relato:

A Parada Fazenda da Pedra era na verdade uma ‘parada simples’, como dizem os ferroviários - um estribo - uma plataforma com uma cobertura, que já caiu há anos. Fica próxima à entrada da Fazenda da Pedra nas margens da RJ-158.

A plataforma da antiga parada fica junto a um bueiro e uma árvore, vista com mais detalhe na foto de 2008, onde também se pode observar que a cobertura já havia sido demolida. Também é possível notar na foto de 2008 a existência de uma escadinha de cimento e alvenaria para acesso à parte que era coberta, muito provavelmente feita nos moldes das coberturas das tradicionais pequenas paradas. Infelizmente hoje resta somente a plataforma de cimento junto á árvore. A parada certamente atendia à fazenda no passado, uma bela propriedade que fica sob uma grande rocha que lhe dá o nome: Fazenda da Pedra.

Quando estive no local em 2024 não achei mais a escadinha. Somente a plataforma e com muito custo, pois a vegetação tomou conta de tudo (sucessão ecológica). Talvez ela ainda exista e estivesse escondida pela vasta vegetação, mas não a avistei.

O antigo leito está tomado pelo mato. Segundo o livro G1 - Guia Geral das Estradas do Brasil de 1960, existiu também há exatos 828 metros dessa parada, sentido Campos, um Posto Telegráfico - que já foi demolido e não achei vestígio algum - nomeado Parada d’Água, onde o trem fazia reabastecimento para as vaporosas.

Dizem que após desativação da linha essa caixa d’água foi retirada do seu lugar original e levada para dentro da área da fazenda para ser usada por ela como reservatório. Estive no local fazendo uma ‘procura visual’ e não a encontrei. Pode já ter sido já vendida como sucata, ou estará escondida em algum canto dentro da enorme fazenda.

A sede da linda fazenda está para a esquerda, meio escondida, e não pode ser vista nas fotos aqui postadas. Mas coloquei uma foto dela para se ter uma ideia da sua beleza e grandeza.”

FONTES: G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil - 1960


Na sequência abaixo, detalhes de mais uma grande descoberta.









Detalhes da localização da Parada Parada Fazenda da Pedra, próxima à RJ-158.





Nas quatros fotos abaixo, outro belo e centenário pontilhão do ramal, próximo de uma das entradas da Fazenda da Pedra, verdadeira Obra de Arte construída pela Leopoldina Railway muito provavelmente, pois segue seu belo padrão de acabamento.





Local da Parada vista da RJ-158.


A majestosa Fazenda da Pedra, onde Dom Pedro II se hospedou em três ocasiões. A sede da Fazenda é datada do século 18.



4 comentários:

Anônimo disse...

Valdecir Valdecir
Sou fã, parabéns pelo trabalho!

Amarildo Mayrink disse...

Valdecir, obrigado pelas palavras de apreço ao trabalho que realizo. O sucesso deste trabalho se deve também à imprescindível contribuição dos amigos da página.

Anônimo disse...

Um trem de turismo seria a solução pra atrair turistas e com movimento maior de cifras pra essas prefeituras já que os trilhos ainda estão no lugar.
Eduardo Ramos De Queiroz Ramos

Anônimo disse...

Show de Bola Amarildo! Sempre bom poder contribuir para esse belo trabalho que você faz!
Paulo Neiva Pinheiro