A plataforma da Parada Fazenda da Pedra já sem a cobertura, em julho de 2008. Bem próximo a ela, um bueiro e a árvore. À esquerda, a escada que dava acesso à antiga parte coberta - Foto Ricardo Quintero de Mattos.
Estação FAZENDA DA PEDRA
Município: São Fidelis-RJ
Linha de Campos a Miracema – Km 343,028
Altitude: 19m
Estação inaugurada em: ?
Não estive no local: Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.
Uso atual: Demolida.
Só restou a platraforma.
Situação Atual – Tráfego suspenso. Com trilhos.
E. F. Santo Antônio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-....)
HISTÓRICO:
A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883.
Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.
Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.
O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.
Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação Fazenda da Pedra.
A
ESTAÇÃO:
E o amigo pesquisador
e “desbravador” ferroviário segue fazendo novas e grandes descobertas: Desta
vez, a Parada Fazenda da Pedra! Segue seu relato:
“A Parada Fazenda da Pedra era na verdade
uma ‘parada simples’, como dizem os ferroviários - um estribo - uma plataforma
com uma cobertura, que já caiu há anos. Fica próxima à entrada da Fazenda da
Pedra nas margens da RJ-158.
A
plataforma da antiga parada fica junto a um bueiro e uma árvore, vista com mais
detalhe na foto de 2008, onde também se pode observar que a cobertura já havia
sido demolida. Também é possível notar na foto de 2008 a existência de uma
escadinha de cimento e alvenaria para acesso à parte que era coberta, muito
provavelmente feita nos moldes das coberturas das tradicionais pequenas paradas.
Infelizmente hoje resta somente a plataforma de cimento junto á árvore. A
parada certamente atendia à fazenda no passado, uma bela propriedade que fica
sob uma grande rocha que lhe dá o nome: Fazenda da Pedra.
Quando
estive no local em 2024 não achei mais a escadinha. Somente a plataforma e com
muito custo, pois a vegetação tomou conta de tudo (sucessão ecológica). Talvez
ela ainda exista e estivesse escondida pela vasta vegetação, mas não a avistei.
O antigo
leito está tomado pelo mato. Segundo o livro G1 - Guia Geral das Estradas do
Brasil de 1960, existiu também há exatos 828 metros dessa parada, sentido
Campos, um Posto Telegráfico - que
já foi demolido e não achei vestígio algum - nomeado Parada d’Água, onde o trem fazia reabastecimento para as vaporosas.
Dizem que
após desativação da linha essa caixa d’água foi retirada do seu lugar original
e levada para dentro da área da fazenda para ser usada por ela como
reservatório. Estive no local fazendo uma ‘procura visual’ e não a encontrei. Pode
já ter sido já vendida como sucata, ou estará escondida em algum canto dentro
da enorme fazenda.
A sede da
linda fazenda está para a esquerda, meio escondida, e não pode ser vista nas
fotos aqui postadas. Mas coloquei uma foto dela para se ter uma ideia da sua
beleza e grandeza.”
FONTES: G1 - Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil - 1960
Nas quatros fotos abaixo, outro belo e centenário pontilhão do ramal, próximo de uma das entradas da Fazenda da Pedra, verdadeira Obra de Arte construída pela Leopoldina Railway muito provavelmente, pois segue seu belo padrão de acabamento.
A majestosa Fazenda da Pedra, onde Dom Pedro II se hospedou em três ocasiões. A sede da Fazenda é datada do século 18.
4 comentários:
Valdecir Valdecir
Sou fã, parabéns pelo trabalho!
Valdecir, obrigado pelas palavras de apreço ao trabalho que realizo. O sucesso deste trabalho se deve também à imprescindível contribuição dos amigos da página.
Um trem de turismo seria a solução pra atrair turistas e com movimento maior de cifras pra essas prefeituras já que os trilhos ainda estão no lugar.
Eduardo Ramos De Queiroz Ramos
Show de Bola Amarildo! Sempre bom poder contribuir para esse belo trabalho que você faz!
Paulo Neiva Pinheiro
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