terça-feira, 16 de julho de 2024

ESTAÇÃO DR. JERÔNIMO BATISTA - Sua principal função era escoar a produção da Usina da Conceição.

 Acima e na sequência abaixo, o que sobrou da Estação Dr. Jerônimo Batista em mais uma descoberta do “desbravador ferroviário” Paulo Neiva Pinheiro.






Possível Casa do Agente da ferrovia, ainda servindo de moradia.


Acima e abaixo, o “Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil  G-1 de 1960”, principal referência nas pesquisas de Paulo Neiva Pinheiro.


A pequena Estação em abril de 2009. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos.




parada-fazenda-grande

 

Estação DR. JERÔNIMO BATISTA

 

santa-cruz

 

 Município: Campos-RJ

Linha de Campos a Miracema – Km 327,546

Altitude:  15m

Estação inaugurada em: 1902.

Não estive no local:  Fotos de Paulo Neiva Pinheiro em 2024.

Uso atual: Abandonada.

Situação Atual – Trafego suspenso. Com trilhos. 

E. F. Leopoldina (1902-1975)

RFFSA (1975-1996)

FCA (1996-....)




HISTÓRICO:

A história da Linha de Campos a Miracema teve início com duas ferrovias: uma ligando Campos a São Fidélis, aberta em 1° de agosto de 1891 – tempo em que a Estação Dr. Jerônimo Batista ainda não existia - e outra; a E. F. Santo Antônio de Pádua, com uma concessão de 1879, que unia a Estação de Luca (São Fidélis) a Santo Antônio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, inicialmente de São Fidelis até Santo Antônio de Pádua, chegando finalmente até Miracema em 1883. Em 1891, as duas ferrovias já estavam unidas ligando Miracema a Campos, ambas já pertencendo à Leopoldina.

Antes de chegar a Miracema, o Trem passava pela Estação de Paraoquena, de onde partia o Ramal de Paraoquena - que interligava a Linha de Campos a Miracema à Linha do Manhuaçu pela Estação de Cisneiros.

O trecho Paraoquena-Miracema foi o primeiro a ser desativado. No ano de 1980, Trens mistos ainda carregavam passageiros de Recreio a Campos, mas nos anos seguintes, o transporte de passageiros teve fim. A linha permaneceu ativa para cargueiros da FCA por mais algum tempo, transporte este que também foi suspenso.

Nos últimos tempos do transporte de passageiros, os Trens – passageiros ou cargueiros - seguiam direto de Cisneiros, na Linha do Manhuaçu, pelo Ramal de Paraoquena até Campos, passando pela Estação Dr. Jerônimo Batista.

 

A ESTAÇÃO:

E o amigo pesquisador e “desbravador” ferroviário fez mais uma grande descoberta - A Estação Dr. Jerônimo Batista! Segue seu relato:

“A Estação, que foi inaugurada em 1902, está bem escondida e é confundida na página do respeitado pesquisador Ralph Mennucci Giesbrecht com a Parada Ferroviária da Fazenda Grande, que na verdade está alguns km’s à frente e ainda restam as ruínas de sua Plataforma.

Os belos e mais antigos registros apresentados são de Ricardo Quinteiro de Mattos, que provavelmente se confundiu achando ser ela a Parada Fazenda Grande, passando as fotos e informações que Ralph apenas as reproduziu na página, afinal são tantas as Estações e Paradas ferroviárias abandonadas por aí que acabam nos confundindo mesmo.

Mas, seguindo a quilometragem contida no livro Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil G-1 de 1960, o trem saia da Estação de Santa Cruz e passava na PE de Dr. Jerônimo Batista, para depois passar na Parada Fazenda Grande em direção a São Fidelis.

A Estação fica dentro de uma fazenda, escondida entre árvores e, acreditem, na antiga Casa do Agente ferroviário, em frente à Estação, ainda mora gente!

A Estação foi construída na época para escoar os produtos da Usina da Conceição, de propriedade do Tenente Coronel João Antônio Tavares, Usina que ficava bem em frente a ela (possivelmente onde hoje está situada a igrejinha de Nossa Senhora da Conceição). Ele cedeu as terras para a construção da Estação.

Atenção! Se for visitar o lugar para fazer registros, leve algo para os pet's! Existem vários cãezinhos lá que fazem muito barulho, mas não mordem. Tinha uns 3 ou 4 quando lá estive. Latiram o tempo todo!!!”



A Estação de Dr. Jerônimo Batista vista da capela de Nossa Senhora da Conceição, que fica relativamente próxima, do outro lado da RJ-158. Aqui ela ainda podia ser vista da Rodovia, agora não mais. Foto de Ricardo Quinteiro de Mattos, 04/2009


"Nos dias de hoje é difícil de ver a Estação da Rodovia RJ -158. Aqui onde está esse mato era o antigo Leito Ferroviário e os trilhos ainda estão no lugar."


 Paulo Neiva acredita que seja uma Casa do Agente da antiga PE. "Fica em frente à Estação, no meio do nada. Ainda mora gente ai! Incrivelmente os trilhos ainda estão no lugar!"


Na sequência abaixo, detalhes da antiga Estação Dr. Jerônimo Batista em ruínas.




Olha o acabamento da Plataforma de embarque, como os construtores eram detalhistas.


Acima e abaixo, Paulo Neiva se diz apaixonado por esse acabamento de rejunte feito com argamassa, "bacana e caprichoso demais!"





Detalhes de um prédio centenário em ruínas.











Os trilhos usados na construção ainda estão expostos.




Antigo banheiro da PE e sua latrina centenária.


Antigo Poço Artesiano para abastecimento de água para a PE.


Os trilhos ainda cortam o local.


Também é possível encontrar restos de dormentes abandonados pelo trecho.

Recorte de jornal de época (1902) falando sobre a inauguração da Estação.



Acima, a Capela de Nossa Senhora da Conceição em abril de 2009, foto de Ricardo Quinteiro de Mattos. Abaixo, a Capela em 2024.



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