Matéria atualizada em 03 de abril de 2025.
Acima e na sequência abaixo, a "nova" Estação Silvestre totalmente restaurada e reinaugurada em 1° de julho de 2024.

A Estação Silvestre num interessante comparativo de uma foto de 1990 com outra de 2018 ainda abandonada.
Abaixo, registros que fiz em minha visita à Estação Silvestre em maio de 2018.
Abaixo, bem ao lado da Estação, um prédio com características de uma antiga Casa de Turma.
Abaixo, algo que ainda não conhecia: uma "estaca" fixada na plataforma da Estação denominada “Referência de Nível” - também conhecida com Placa de Nível - que segundo informações, existia em todas as Estações Ferroviárias. É nela que fica registrada a altitude da Estação. Espero que na recente restauração tenham preservado essa peça histórica.
Estação SILVESTRE
Município: Viçosa
Linha de Caratinga
– Km 388,567 (1960)
Altitude: 635,789m (referência de nível fixada
na plataforma da Estação)
Estação inaugurada
em: 12 de dezembro de 1914.
Estive no local em: 09 de maio de 2018. Fotos de 2020 de Roberto C. Dutra. As fotos da reinauguração da Estação totalmente restaurada são da prefeitura de Viçosa.
Uso atual: Será de uso comunitário para a realização de projetos culturais diversos.
Situação Atual
– Trecho não suprimido oficialmente. Tráfego
suspenso, com trilhos.
HISTÓRICO:
Terminando minha “turnê” por Viçosa em 2018, após conhecer sua bela Estação, visitei a caixa d’água no local onde ficava situada a antiga Estação Flor da Mata em belíssimo cenário na área rural. Em seguida, retornamos à cidade para conhecer a Estação Silvestre.
Terminando minha “turnê” por Viçosa em 2018, após conhecer sua bela Estação, visitei a caixa d’água no local onde ficava situada a antiga Estação Flor da Mata em belíssimo cenário na área rural. Em seguida, retornamos à cidade para conhecer a Estação Silvestre.
Localizada no bairro de mesmo nome ainda em Viçosa, mas já no sentido à Ponte Nova e Caratinga - ponto final da linha, esta foi
minha última visita na companhia de Edvaldo Ferreira dos Santos -
o Vado, a quem agradeço a atenção e respeito dispensados ao meu
trabalho de resgate da história da Estrada de Ferro Leopoldina.
A ESTAÇÃO:
A ESTAÇÃO:
Chegando à Estação Silvestre, “bem tombado pelo Município
de Viçosa”, encontrei a Estação precisando de atenção, com grandes rachaduras, pichações e telhas quebradas num claro aspecto
de abandono. Posteriormente fiquei sabendo que o prédio já estava no programa de restaurações de
Patrimônio Histórico da cidade, mas após receber fotos de 2020 enviadas pelo amigo e colaborador da página Roberto C. Dutra, vi que tudo continuava igual.
Finalmente em 2024, a Estação de Silvestre foi totalmente restaurada sendo reinaugurada em julho. A Estação passa a receber projetos diversos como oficinas, feiras, mostras culturais, cursos profissionalizantes, audiências públicas e outros eventos de interesse da comunidade.
Foi realmente gratificante saber da realização de mais uma belíssima restauração de tão importante Patrimônio Histórico. Parabéns à Prefeitura de Viçosa!
Voltando à minha visita de 2018, em conversa com vizinhos da Estação, descobri algo que ainda não conhecia. Nos apresentaram uma "estaca" fixada na plataforma da Estação denominada “Placa de Nível” que, segundo informações recebidas de antigos ferroviários, existe ou existiu em todas as Estações. Nela se lê: Referência de Nível – Não Destruir – N° 127 – 635,789m – Protegido pela Lei – Conselho Nacional de Geografia.
O curioso é que, diferente da altitude nela apresentada, a placa
fixada na parede da Estação assinala “Alt. 633,910”. Creio que a estaca mereça
mais consideração de veracidade da informação, já que em minhas viagens
encontrei muitas placas com informações bem divergentes em relação à altitude
das Estações, como por exemplo, a distância registrada na placa na parede da Estação - Km 504,568. Trata-se de mais um detalhe para estudos de todos os
pesquisadores e historiadores ferroviários, mas acredito que tal diferença deva-se à mudança de percurso de quando os trens vinham por Petrópolis para chegar a Três Rios. Com o fim daquele Ramal, os Trens passaram a vir do Rio de Janeiro por Miguel Pereira para chegar a Três Rios.
O amigo Vado aproveitou para conversar com a vizinhança sobre a
possibilidade de realizarem uma limpeza no trecho ainda com trilhos para a
realização de um passeio com o Biciclotrem.
Anexa à Estação, encontramos uma edificação com características de
uma Casa de Turma, hoje residência familiar.
Acima e abaixo, a Estação Silvestre em junho de 2020, em registros de Roberto C. Dutra. O prédio histórico ainda estava abandonado.
A Estação Silvestre em 1990, outro antigo registro do acervo de Hugo Caramuru.
2 comentários:
Muito interessante. Apesar de maltratada, ainda está de pé, e com trilhos.Fico curioso pra saber como está o antigo terminal de calcário, logo após a ponte.
Que legal! Quando passei aí estava começando a reforma, achei que não ia acontecer. Parabens!!!!
Decio Marques Estações Ferroviárias
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