Matéria atualizada em 01 de setembro de 2024.
E. F. Leopoldina (1885-1975)
RFFSA (1975-1996)
HISTÓRICO:
Graças mais uma vez aos amigos
do IPHAN e seu maravilhoso acervo fotográfico, trazemos hoje o
único registro fotográfico que se tem conhecimento até então da Estação de
Cajuri ainda sob o nome “Turvo”. Sem dúvida uma foto histórica!
Como aconteceu em muitas cidades por onde passaram os trens da Estrada de Ferro Leopoldina, a cidade
de Cajuri teve origem com a abertura de sua Estação Ferroviária, ainda sob o
nome de Turvo.
Inicialmente
distrito de Viçosa, emancipou-se em 30 de dezembro de 1962.
Os antigos trens da Leopoldina – posteriormente RFFSA – passaram por ali até o final da década de 1980, quando teve seu tráfego suspenso.
Na sequência abaixo, mais alguns registros da Locomotiva a Vapor n° 260 estacionada na Estação de Cajuri compondo um belíssimo cenário - fotos em outubro de 2022, quando a Estação havia acabado de passar por completa restauração.
A ESTAÇÃO:
Em minha primeira visita, em maio de 2018, já iniciava o cair da noite quando cheguei à simpática e aconchegante Cajuri.
Foi uma grande alegria encontrar a Estação muito bem cuidada, bem como todo o
seu entorno transformado numa bela praça.
Bacana também foi observar que todo o trabalho de urbanização do centro da cidade preservou o antigo leito ferroviário - que continuava lá - dando um charme a mais à obra e mantendo viva a esperança de que o trem poderia voltar a passar por lá, sonho que hoje caminha para se tornar realidade com o “Projeto Turístico Viçosa nos Trilhos”.
É
justamente este sonho e este projeto que tornaram extremamente gratificante meu
retorno à cidade em outubro de 2022!
Estacionadas
no antigo leito ferroviário totalmente preservado, encontrei duas pequenas Locomotivas Diesel Manobreiras - a n° 310 e a n° 410 - e um Auto de Linha n° 520, equipamentos que fazem
parte do ambicioso projeto.
Mas... bonito mesmo foi chegar na Estação de Cajuri e ver estacionada bem ao lado dela a belíssima Locomotiva a Vapor n° 260 compondo um belíssimo cenário! Aí foi partir para a sessão de fotos que compõem esta matéria.
Não sei como se encontram estes equipamentos ferroviários, nem como está o andamento do projeto.
Enquanto
o sonho não se realiza, vale a pena visitar a cidade, pois o cenário com as
máquinas expostas proporciona aos visitantes a oportunidade de belas fotos.
Os equipamentos seguem estacionados enquanto o projeto segue os trâmites burocráticos.
Sobre
a antiga Estação localizada no centro da cidade, nela hoje funciona o Centro
Cultural Pe. Oswaldo Renato Cunha.
Foi
bacana ver na placa inaugural fixada no prédio a homenagem a um
ferroviário – Calçadão Linha Férrea Ferroviário José Filomeno Amâncio -
“Zé Capoeira”.
5 comentários:
Linda estação! Ainda vamos ver muito mais!
Marcus Augusto Junqueira Rocha
Meu pai trabalhou nessa estação! Saudades!
Edmilson Azevedo
Um prazer poder ver e relembrar!
Uma grande paixão Ferrovia! Um grande amor Leopoldina! Uma grande saudade RFFSA!
Sou filho de ferroviário conservador de linha na Linha Carangola-Manhuaçu. Hoje só resta saudades e grandes lembranças.
Geraldo Jose Soares
Participamos juntos da mesma emoção!
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