sábado, 21 de julho de 2018

ESTAÇÃO TEIXEIRAS - Primeira cidade após Viçosa, seguindo em direção a Ponte Nova.

Matéria atualizada em 09 de outubro de 2023.


Outra espetacular contribuição do IPHAN: a Estação de Teixeiras e seu movimentado pátio. Interessante observar a plataforma com cobertura bem ao lado da Estação. 


Acima e abaixo, “ontem & hoje” da Estação de Teixeiras.


Acima e abaixo, vista da plataforma sentido a Roberts e Ponte Nova.


Acima e abaixo, partindo rumo a Viçosa, vendo-se à direita o belíssimo Chalé, conhecido como "Chalé do Cel. Totó", Patrimônio Histórico de Teixeiras.


Acima, a antiga "Usina São Miguel", posteriormente a "Venda Miguel Zaidan & Filhos Ltda". Aqui eram negociados café, açúcar, cereais e máquinas nos áureos tempos da E. F. Leopoldina.


Acima, o antigo pátio e a Estação sentido a Roberts e Ponte Nova. Ainda é possível ver trilhos no local.


Uma espetacular vista panorâmica da cidade de Teixeiras, vendo-se a estação abaixo, no centro da foto. Aqui também é possível observar a plataforma com cobertura bem ao lado da Estação - acervo Clair Rodrigues.


Acima e abaixo, mais um “ontem & hoje” da Estação de Teixeiras. Abaixo, a bela foto do IPHAN onde destaquei a Estação, a plataforma ao lado e o Trem chegando.








Estação TEIXEIRAS



Ramal: Linha de Caratinga – Km 399,865 (1960)
Altitude: 646,655m
Estação inaugurada em:  21 de dezembro de 1885.
Estive no local em:  09 de maio de 2018.
Uso atual: Moradia.

Situação Atual – Trecho não suprimido oficialmente. Tráfego suspenso, com trilhos em grande extensão.

E. F. Leopoldina (1885-1975)

RFFSA (1975-1994)






HISTÓRICO:

Partindo da Estação de Silvestre - ainda no Município de Viçosa - seguimos pela Linha de Caratinga até chegarmos à cidade e à Estação de Teixeiras.
Quando fiz esse trajeto em 2018, estava no início do segundo dia de minha “expedição” pelos caminhos da Estrada de Ferro Leopoldina quando encontrei mais esta antiga Estação e foi realmente gratificante encontrá-la de pé e em boas condições.


A ESTAÇÃO:

Apesar de estar localizada próxima ao centro da cidade, a Estação de Teixeiras fica um pouco escondida, mas não foi difícil encontrá-la, já que o antigo leito da ferrovia corria paralelo a uma das principais ruas da cidade.
Próximo à Estação, uma antiga construção confirma a grande importância do café para a expansão da ferrovia na zona da mata mineira. Trata-se da antiga Usina São Miguel e a Venda Miguel Zaidan & Filhos Ltda, onde o café era processado e negociado junto a outras mercadorias como açúcar e cereais. Ali também era negociado a compra de máquinas. 
Mais a frente o prédio da antiga Estação, que ainda se encontra em boas condições, sendo utilizada como moradia particular.
Em Teixeiras também encontramos preservado o antigo leito ferroviário mantendo viva a esperança de, quem sabe um dia, o trem voltar a percorrer aquela região.

Esta matéria contou com a valiosa contribuição de Clair Rodrigues e as belíssimas fotos de seu acervo.  

Além deste, recebi em setembro de 2023 outro espetacular registro fotográfico – valiosíssima e histórica contribuição do IPHAN – onde vemos o movimentado pátio da Estação de Teixieras.



Abaixo, a Estação de Teixeiras servindo de moradia em maio de 2018.





Realizar este trabalho tem me trazido gratificantes e belas surpresas, como o comentário de Emmanuel Almeida, contando histórias vividas em Teixeiras e pelas linha da E. F. Leopoldina. Emmanuel disse...

“Até 1995 viajei pela região, cheguei a ver os trens ainda em movimento em Teixeiras, Viçosa e Ponte Nova. Me hospedei nessas cidades, gostava muito de passar a noite em Teixeiras, freqüentava um restaurante onde a comida era bem caseira. Ficava mais tempo em Viçosa e Ponte Nova. Em Ponte Nova eu me hospedava num pequeno Hotel familiar perto da estação, no centro, perto do BARTOFIL ATACADO... Costumava sentar-me no andar superior do Hotel e ficava na varanda observando as manobras das Locomotivas. Era gratificante ouvir o barulho da maquina, indo e vindo, e quando ela estava chegando na estação... Isso também aconteceu em Ubá, também dormia num Hotel ao lado da estação. Quando no quarto, podia ouvir no silêncio da noite o barulho do trem vindo de Visconde do Rio Branco, e esperava por muito tempo até ele chegar, o barulho aumentando e a emocionante espera da chegada do trem na rua lateral ao Hotel. Abraços Amarildo! Compactuo com você de toda emoção deste tempo, que espero, possa voltar. Estou esperando o Trem Rio-Minas de Turismo começar as viagens entre Cataguases e Três Rios.”


Na sequência abaixo, mais alguns registros da Estação de Teixeiras feitos em maio de 2018.









Nas quatro fotos abaixo, mais alguns registros da antiga "Usina São Miguel", posteriormente a "Venda Miguel Zaidan & Filhos", feitos em maio de 2018





Abaixo, a linha seguindo para a Estação de Silvestre, em Viçosa.



3 comentários:

Emmanuel Almeida disse...

Até 1995 viajei pela região, cheguei a ver os trens ainda em movimento em Teixeiras, Viçosa e Ponte Nova. Me hospedei nessas cidades, gostava muito de passar a noite em Teixeiras, frequentava um restaurante onde a comida era bem caseira. Ficava mais tempo em viçosa e Ponte Nova. Em Ponte Nova eu me hospedava num pequeno Hotel familiar perto da estação, no centro, perto do BARTOFIL ATACADO...Costumava sentar-me no andar superior do Hotel e ficava na varanda observando as manobras das locomotivas. Era gratificante ouvir o barulho da maquina, indo e vindo, e quando ela estava chegando na estação...Isso também aconteceu em Ubá, também dormia num Hotel ao lado da estação. Quando no quarto, podia ouvir no silêncio da noite o barulho do trem vindo de Visconde do Rio Branco, e esperava por muito tempo até ele chegar , o barulho aumentando e a emocionante espera da chegada do trem na rua lateral ao Hotel. abraços Amarildo. Compactuo com você de toda emoção deste tempo, que espero, possa voltar. Estou esperando o Trem Rio_Minas de Turismo começar as viagens entre Cataguases e Três rios.

Sebastião disse...

Boa noite, essa estação de Teixeira fazia ligação com a estação de Muriaé?

Amarildo Mayrink disse...

Não Sebastião!
O ramal de Muriaé partia da estação de Patrocínio do Muriaé, na Linha de Manhuaçú.
A estação de Teixeiras fica próxima à Viçosa, na Linha de Caratinga.