sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTAÇÃO PEQUERI - De lá saía o Ramal para Mar de Espanha.

Matéria atualizada em 03 de agosto de 2024.

Espetacular registro fotográfico anterior à década de 1940, quando a segunda e atual Estação ainda se chamava São Pedro, ainda nos tempos da Leopoldina Railway. A destacar o "módulo central", também conhecido como "torre". Após a primeira reforma, este módulo foi retirado.

Estive mais uma vez em Pequeri em outubro de 2023, quando fiz as fotos abaixo, onde podemos observar a falta do módulo central.




Belíssimo registro de nosso acervo, a Estação de Pequeri nos áureos tempos da ferrovia.


Desenho da "Leopoldina Railway" datado de 25 de abril de 1911 mostrando a primeira Estação e o local onde seria erguida a nova e atual Estação.



Em destaque, a "Estação Existente" - a primeira Estação de São Pedro.



Em destaque, a localização da "Nova Estação Projectada".


Em destaque, a data do desenho da Leopoldina Railway: 25/04/1911.


Foto extraída do Google Maps para facilitar a localização da 1ª e da 2ª Estação de Pequeri.


Belíssimo registro de 1935, onde vemos o Trem passando ao lado da Rua Marcelino Tostes rumo à Santa Helena chegando na Praça José Flora, local onde ficava a primeira Estação de Pequeri. 


Abaixo, uma réplica de Locomotiva, a belíssima obra de arte que tornou-se monumento em homenagem aos ferroviários de Pequeri, inaugurado em setembro de 2024 na praça da Estação.

Uma composição fotográfica que realizei para relembrar os velhos e românticos tempos da ferrovia em Pequeri.








Estação PEQUERI
Antiga São Pedro





De Pequeri para o Ramal de Mar de Espanha




Ramal: Linha de Caratinga – Km 173,875 (1960)
Altitude: 565m
Primeira Estação inaugurada em: 07 de julho de 1879.
Segunda e atual Estação inaugurada em: 1911/1912 ?
Estive no local em: 2009, 2017, 2021, 2022 e em novembro de 2023.
Uso atual: Repartições da Administração Pública.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado e sem trilhos.

Cia. União Mineira (1879-1884)
Leopoldina Railway e E.F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994)




A PRIMEIRA ESTAÇÃO:

A história da ferrovia em Pequeri reserva importantes e interessantes fatos. Um deles é o de ter existido uma “Primeira Estação”!

Graças mais uma vez aos amigos do IPHAN, tive acesso ao desenho da Leopoldina Railway datado de 25 de abril de 1911 mostrando a primeira Estação e o local onde seria erguida a nova e atual Estação.

Sim! A cidade teve duas Estações Ferroviárias: a primeira Estação sob o nome “São Pedro” fora construída em estilo inglês - um grande “chalé de madeira” - inaugurada em 07 julho de 1879. Ela ficava nas imediações de uma antiga beneficiadora de minérios, onde hoje está localizada a Praça José Flora.

Com a decisão de se criar o Ramal de Mar de Espanha que foi inaugurado em 22 de fevereiro de 1911 saindo da “primeira Estação de Pequeri” – ainda sob o nome São Pedro – decidiu-se por construir a nova e atual Estação, toda em alvenaria, nos mesmos moldes das demais Estações do Ramal: Uricana, Estêvão Pinto e Mar de Espanha. Ou seja, em todas elas existia o que eles chamavam de “quintal”. Uma área externa murada e descoberta onde ficava localizado o banheiro, com acesso restrito pelo interior da Estação. Com o passar dos anos, tal área foi retirada das Estações de Pequeri e Mar de Espanha, mas ainda é possível observar este detalhe nas Estações de Estêvão Pinto e Uricana.

Júlio César Vanni fala sobre esta primeira Estação em seu livro “Sertões do Rio Cágado” – 2013:

“A primeira Estação de Pequeri foi construída junto à Praça José Flora, onde em tempos recentes existiu uma Beneficiadora de Minérios e, hoje, algumas repartições da prefeitura. Era um “chalé de madeira” em estilo inglês, com amplo pátio para manobra dos carros de bois e tropeiros que chegavam com o carregamento de café.

A nova Estação para servir ao Ramal, toda em alvenaria, foi construída em terreno doado pela então prefeitura de Mar de Espanha. Tinha ao centro uma torre que foi demolida durante uma reforma em 1930.”

Como o terreno fora doado pela então prefeitura de Mar de Espanha para a construção do prédio a servir de Estação e não havendo mais o Trem, o imóvel com suas benfeitorias retornaram ao órgão público doador, no caso, a prefeitura de Mar de Espanha, da qual a prefeitura de Pequeri se tornou a sucessora legítima.


Foto aérea da cidade, vendo-se a segunda e atual Estação em destaque - ano 1969.


AS ESTAÇÕES:

Originalmente a Estação de Pequeri tinha o nome de São Pedro e fazia parte do Ramal de SerrariaRamal que pertencia à da Cia. União Mineira desde a inauguração da "primeira Estação" em 1879 até o ano de 1884, quando foi incorporada pela Leopoldina Railway com toda a linha.
Com a desativação do Ramal de Serraria em 1904, todo o trecho foi incorporado à linha Três Rios – Ponte Nova já como E. F. Leopoldina, compondo o tronco principal para Caratinga.

A Estação de São Pedro (Pequeri) passou a ter maior destaque em 1909, quando teve início a construção de um Ramal que partiria dali para a cidade de Mar de Espanha.
Inaugurado em 22 de fevereiro de 1911, o Ramal de Mar de Espanha passava por outras duas Estações ainda hoje em bom estado de conservação apesar do abandono – Uricana e Estevão Pinto – até chegar a Mar de Espanha.

Com a criação do Ramal de Mar de Espanha, a Estação de São Pedro ganhou em movimento e importância, especialmente para o escoamento da produção de café e outros produtos regionais, além do aumento do fluxo de passageiros, sendo construída a "segunda e atual Estação" em alvenaria.

  
Abaixo, foto extraída do Google Maps para identificar a saída do Ramal de Mar de Espanha.


HISTÓRICO:

Na década de 1940 finalmente a Estação São Pedro passou a chamar-se Pequeri.
Com a criação do Ramal de Mar de Espanha, foi necessário também a construção de um Triângulo de Manobras das locomotivas em Pequeri para que o mesmo pudesse entrar em operação.

Com a entrada em decadência da E. F. Leopoldina, em 31 de outubro de 1965 o Ramal de Mar de Espanha foi suprimido. Junto com ele foram desativadas as Estações de Estevão Pinto, Uricana e a Estação final de Mar de Espanha.
Por Pequeri passaram trens de passageiros e cargas até meados da década de 1970, quando o trecho de Três Rios a Ligação foi definitivamente erradicado.
Hoje o prédio da antiga Estação é mantido em excelente estado de conservação sendo usado pela administração pública, onde vemos diversas repartições em funcionamento.
Enfim, trata-se de uma pequena, mas bela cidade, onde todo o leito da ferrovia - que cortava a cidade de um extremo ao outro - foi transformado num extenso calçadão, ladeado por árvores e gramado, local excelente para caminhadas.   

Agradeço a valiosa contribuição de Vera Guarize com seu fantástico e belíssimo acervo fotográfico; de Gilda Maria Costa Garcia e seu belíssimo Blog "Conhecendo Pequeri"; de Manoel Monaquesi e de mais uma valiosa e histórica contribuição do IPHAN.

Por ser próxima à minha cidade de Bicas, visito Pequeri com mais frequência, aproveitando para fazer novas fotos da sempre bela Estação Pequeri. 


Acima e abaixo, uma belíssima “Lanchonete Temática” construída em 2024 pela administração municipal no calçadão por onde passavam os trilhos da ferrovia. Seu desenho guarda detalhes da Estação Ferroviária.


Abaixo, mais três fotos que fiz em outubro de 2023. 



Mais um belíssimo registro do Trem passando pela cidade.


Abaixo, registros que realizei em novembro de 2022.


Outro belo registro, vendo-se a Estação ao fundo.


A Estação em belo registro promocional do Sicredi.


A PAIXÃO DE DORIVAL CAYMMI POR SÃO PEDRO DO PEQUERI, 
por Graciela Gardino:
Acima, o baiano Dorival Caymmi, "pequeriense de coração".

Abaixo, sua esposa Stela Maris e os filhos Dori e Nana.

Graciela Gardino:

A cidade que se chamava no passado, São Pedro de Pequeri, passou a se chamar Pequeri. Caymmi reclamava assim:

“Eu vou pedir de joelhos ai que volte São Pedro. Pôxa! Tiraram o santo desta terra sagrada! Precisamos sacramentar a terra novamente. Stella foi batizada na igreja de São Pedro".

O baiano até poesia fez em 1º de novembro de 1993 - dia de Todos os Santos - para pedir retorno do santo ao nome da cidade:



Abaixo, mais alguns registros da belíssima “Lanchonete Temática” construída pela administração municipal no calçadão por onde passavam os trilhos da ferrovia. 











Abaixo, o cantor Ivan Lins também esteve em Pequeri em 1968, chegando numa bela Automotriz, também conhecida como Litorina.


 Na seqüência abaixo, outros registros da chegada de uma Litorina a Estação de Pequeri em evento festivo.




A Estação de Pequeri em tempos distintos - acervo Manoel Monaquesi.




Em 2017 tive a oportunidade de participar de uma grande festa na cidade - CARNEVALE - oportunidade em que um artista local expôs belíssimas obras de arte feitas com sucata. Entre elas, esta espetacular réplica de uma Locomotiva.





Belo registro de um desfile de 7 de setembro em frente à Estação - do Blog "Conhecendo Pequeri", de Gilda Maria Costa Garcia.



Na seqüência abaixo, registros da retirada dos trilhos em Pequeri, em janeiro de 1983.

Foto extraída do Livro “Uma gota de História”, de Maria da Conceição Dutra Ferreira Almeida e Adriana Martins Arruda.


Ponto de táxi no centro da cidade, mais uma bela réplica da Estação Ferroviária.


Acima, mais um belo registro da Rua Marcelino Tostes vendo-se a Estação ao fundo.


Abaixo, registros feitos em minha visita a Pequeri em março de 2017.


Antigo leito ferroviário na chegada a Pequeri. Vindo de Santa Helena, os passageiros se deparavam com este visual.


Nas fotos abaixo a Estação de Pequeri em minha primeira visita para a página otremexpresso, em setembro de 2009.











13 comentários:

Anônimo disse...

Belo blog. Um presente para os amantes da ferrovia!
data: 29/04/2011 | de: Paulo Sérgio dos Santos
Nem bem iniciou seu blog e já estou ávido pelas novidades que estão por vir. Belos visuais, novos ângulos e fotos inéditas...
Parabéns!

Anônimo disse...

Orgulhei-me muito Amarildo ao ver as fotos de nossa Estação. Realmente um patrimônio muito bem conservado sendo utilizado pela comunidade.
Vera Guarize

Anônimo disse...

Anônimo carlos alberto silva disse...
parabéns Amarildo, meu pai tralhava neste ramal em Pequeri

Anônimo disse...

Parabéns, pelo belo trabalho!!! Linda a nossa estação!!! Conhecer a história através do seu blog e mostrar a meus filhos não tem preço.

Anônimo disse...

Nossa!
Bela reportagem sobre a estação e a cidade, rico acervo fotográfico! Gosto de acompanhar este site.
Gabriel Oliveira

Anônimo disse...

Maravilhoso!

Sergio De Castro Rocha Rocha

Jean ferreir disse...

Fiz o trajeto original Pequeri, Mar de Espanha o leito ferroviario passa por paisagens linda, ainda existe as duas estações do trajeto , Uricana e Estêvão pinto e por fim a de Mar de Espanha ... traking fabuloso, mas o trajeto esta muito precário somente 4x4 em alguns trechos !!!

Anônimo disse...

Meus parabéns pelo ótimo trabalho!Saudades desta época!
Osmary Avellar de Macedo

Anônimo disse...

Estive há alguns anos nessa cidade.
A estação está muito bem conservada.
Alcimar Correa de Souza

Anônimo disse...

Meu pai era condutor da Leopoldina e era quem fazia o trecho Pequeri X Mar de Espanha, até seu falecimento em 1957. Morava em Mar de Espanha.
Gerson Costa

Anônimo disse...

Agora colocaram cerca de arame farpado em torno da estação de Estêvão Pinto. Não temos mais acesso a ela. Uma pena...
Therezinha Santos Araujo

José Luiz de Resende Costa disse...

Passando para atualizar sobrea Estação de Chiador. Começaram as obras de restauração. Furnas foi obrigada a arcar com restauraçao. Trabalhos em andamento.
Chiador 16 de fevereiro de 2024





Amarildo Mayrink disse...

Boa notícia José Luiz!
Assim que for possível irei até lá!
Caso tenha fotos, é só enviar para o e-mail daqui da página que publico, vlw!