sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTAÇÃO MAR DE ESPANHA - Ponto final do Ramal que partia de Pequeri.


Matéria atualizada em 17 de março de 2023.


A belíssima Estação de Mar de Espanha, após a última grande reforma, em 27 de dezembro de 2019. 


Algumas vezes em nossa vida, nos surpreendemos com aquilo que realizamos, como esta restauração que fiz na belíssima fotografia encontrada no Espaço Cultural Falabella, onde vemos o Trem estacionado ao lado da plataforma da movimentada estação de Mar de Espanha. 

Abaixo, registros que fiz em minha vista à estação em março de 2023.





Acima, composição fotográfica que realizei para relembrar os velhos tempos da ferrovia em Mar de Espanha, vendo-se a Estação em sua configuração original. 


Acima, o espetacular painel temático no muro ao lado da antiga Estação Ferroviária.




Acima, importante e histórico registro da Cooperativa de Leite, localizada bem em frente à Estação Ferroviária.




Acima, a belíssima panorâmica da cidade, onde destacamos a caixa d'água e o Girador de Locomotivas. Foto do acervo do espaço Cultural Falabella.


Acima, a famosa Ponte de Ferro em destaque na belíssima tela da artista Neuza Fabri, que encontrei exposta no Receptivo ao Turista da Estação.


Acima, o belíssimo registro fotográfico datado de 1916, original do acervo do Espaço Cultural Falabella.





Estação MAR DE ESPANHA

 Estação final do Ramal

 

estevao-pinto

 

 

Ramal de Mar de Espanha: Km 199,253 (1960).

Altitude:  456m.

Estação inaugurada em: 22 de fevereiro de 1911.

Estive no local em: setembro de 2009; março de 2018; março de 2019; dezembro de 2019 e março de 2023.

Uso atual: Terminal Rodoviário, Repartição Pública e Receptivo ao Turista. 

Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.

 

E. F. Leopoldina (1911-1965)










HISTÓRICO:

Quando os grandes produtores de café da região se reuniram com o ousado objetivo de construir a sua ferrovia, Mar de Espanha se destacava dentre as cidades e vilas que iriam compor o novo Ramal de Serraria - a Estrada de Ferro União Mineira. No projeto inicial de sua construção Mar de Espanha deveria ter sido contemplada com a passagem do trem pela cidade, mas as dificuldades que se apresentaram para a construção deste traçado acabaram obrigando os construtores a designar a Vila de São Pedro (Pequeri) como o ponto mais próximo. 

Não satisfeitos, os grande produtores – uma das maiores produções de café de todo o novo Ramal de Serraria – resolveram investir junto ao Governo do Estado na construção de seu próprio Ramal, o Ramal de Mar de Espanha, inaugurado em 1911.


Em setembro de 2009 segui pela primeira vez pelo antigo Ramal de Mar de Espanha, encontrando outras duas Estações e a belíssima Ponte de Ferro das fotos apresentadas abaixo, Patrimônio Histórico de Mar de Espanha.


Na seqüência abaixo, toda a beleza dos painéis temáticos no grande muro ao lado da antiga Estação Ferroviária, destacando também sua arquitetura.


A ESTAÇÃO:

A estação foi aberta em 1911, juntamente com o curto ramal que saía da estação de São Pedro (Pequeri) tendo como principal objetivo escoar a grande produção local de café; tão grande que foi necessária a construção de mais duas estações no Ramal - Uricana e Estevão Pinto - localizadas ainda nas terras dos grandes produtores de Mar de Espanha. 

Segundo consta, eram viagens diárias partindo de Mar de Espanha para Pequeri transportando além do café, passageiros, leite, serviços postais e mercadorias, retornando à tarde.

Como aconteceu em grande parte das linhas da E. F. Leopoldina na região, o ramal encerrou suas atividades em 31 de outubro de 1965, fechando também as estações do percurso.

Posteriormente, a antiga estação ferroviária foi transformada em terminal rodoviário.

Todo o leito do antigo ramal foi transformado em estrada rural, o que possibilita alimentar o sonho – mesmo que remoto - de quem sabe um dia vermos o trem passar por este trecho novamente, transformando-se na principal atração turística da região.


Abaixo, detalhes da bela Estação de Mar de Espanha após as reformas realizadas em 2019.




MINHAS VISITAS:

Em 2009 percorri pela primeira vez o Ramal de Mar de Espanha partindo de sua origem – a Estação de Pequeri – passando pelas estações de Uricana e Estevão Pinto.

Não sabia que uma grande surpresa me aguardava! Uma belíssima ponte com estrutura de ferro que, segundo informações obtidas em Mar de Espanha, encontra-se tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico daquela cidade. Realmente bela!

Da ponte à Estação de Mar de Espanha o cenário vai se transformando, com muitas casas e sítios, chegando finalmente na área urbana e à Estação de Mar de Espanha, hoje Terminal Rodoviário Municipal.

Em 27 de dezembro de 2019 participei do ato marcando a conclusão das obras que resgataram toda a elegância da antiga Estação Ferroviária e posso garantir, ficou belíssima!

Em 31 de outubro de 2021, quando fui graciosamente recebido por um espetacular "Painel Temático" destacando a ferrovia e outros belíssimos prédios históricos da cidade.

Por fim, retornei a Mar de Espanha em 16 de março de 2023 para os últimos registros aqui apresentados.


Acima, registro de um momento festivo na Estação com a chegada de autoridades de toda a região.



Acima, belíssimo registro da visita dos padres holandeses à cidade de Mar de Espanha.

Abaixo, o Receptivo ao Turista onde encontramos a Logomarca do Turismo em Mar de Espanha e a bela obra de artista local - Fotos: março de 2023.


Acima, belíssima foto do acervo do Espaço Cultural Falabella, onde ilustres passageiros embarcam no Trem estacionado na Estação, importante registro de um tempo romântico, onde o Trem era o principal protagonista em belíssimas histórias. 


Acima e abaixo, Duas épocas, todo o romantismo destacado neste comparativo "ontem & hoje":

Acima, Mar de Espanha em 1916. 

Abaixo, foto realizada em março de 2019, quando ela ainda passava por reformas.  




Na foto acima, a estação de Mar de Espanha pronta, após a grande e bela reforma - foto: dezembro de 2019. 


Na foto abaixo, destaco o dístico "Mar de Espanha", uma singela montagem que fiz como sugestão aos gestores públicos para acrescentar e dar um charme a mais ao "Cartão de Visitas" de quem chega à cidade.
Ficou bem mais bonita, não acham?


Nas três fotos abaixo, a estação quase pronta, em fase final de uma grande e bela reforma - foto: dezembro de 2019.





O Diário de Notícias, datado de 16 de outubro de 1889, anunciava a venda das ações da Companhia Estrada de Ferro do Mar de Hespanha.    


O projeto da Companhia Estrada de Ferro do Mar de Hespanha não progrediu e a construção da ferrovia só veio a se concretizar em 1909, quando o Jornal O Estado de São Paulo, datado de 29 de julho de 1909 - foto extraída da página www.estacoesferroviarias.com.br - noticiava que o Governo de Minas acabara de celebrar um contrato com a então Companhia Inglesa Leopoldina Railway para a construção do Ramal Férreo partindo de São Pedro do Pequery com destino à Mar de Hespanha.

O Objetivo era que este Ramal chegasse à cidade de Leopoldina passando pelos distritos (na época) de Monte Verde e Aventureiro, fato que nunca se concretizou. 


Acima, a Estação no início da reforma, em março de 2019. 

Abaixo, duas fotos feitas em março de 2018.


O ESPAÇO CULTURAL FALABELLA: 

Em nova visita à cidade de Mar de Espanha em março de 2018, quando fiz as duas fotos da Estação expostas acima, estive também no Espaço Cultural Falabella, onde fui carinhosamente recebido por Maria José dos Santos Gribel, então presidente da belíssima instituição que trabalha pela preservação e divulgação dos bens culturais do Município.

Trata-se de um maravilhoso espaço de preservação da história da cidade, onde encontrei novas e preciosas fotos, além de novas informações sobre a passagem da Estrada de Ferro Leopoldina pela cidade.

O Centro Cultural possui grande acervo histórico, entre eles inúmeros exemplares do Jornal "O Atlante" e belíssimos registros fotográficos dos trens da Leopoldina Railway.



Abaixo, o Jornal "O Atlante", publicação semanal que em seu n° 19, datado de 27 de março de 1927, noticiava a mudança de horários dos trens da Leopoldina Railway.




Ramal de Mar de Hespanha foi aberto ao tráfego em 22 de fevereiro de 1911, sendo desativado e extinto em 31 de outubro de 1965.

A proposta de extinção de diversos ramais deficitários - entre eles o de Mar de Espanha - foi encaminhada ao presidente da Rede Ferroviária Federal abril de 1960.

Acima, a notícia dos ramais a serem suprimidos, de onde destaquei o texto abaixo:


RAMAIS A SEREM SUPRIMIDOS

O Superintendente da Leopoldina informou quais os percursos a serem inicialmente suprimidos da proposição que fez à RFF:

Ramal de Pirapetinga, 31 km;

Ramal do Pomba, 27 km;

Ramal de Manoel de Moraes, 91 km;

Ramal de Santa Maria Madalena, 27 km;

Ramal de Miraí, 36 km;

Ramal de Santana de Cataguases, 13 km;

Ramal de Mar de Espanha, 25 km;

Ramal de Glicério, 43 km;

Ramal de Miracema, 14 km;

E o Ramal da cidade de Leopoldina, com 13 km de extensão.



Na sequência abaixo, em setembro de 2009 a Estação de Mar de Espanha sendo usada como rodoviária municipal.










Na seqüência abaixo, a belíssima ponte - Patrimônio Histórico e Artístico da cidade - localizada entre as estações de Mar de Espanha e Estevão Pinto. 







Abaixo, a Capela de Santa Efigênia localizada no mirante, que proporciona belo visual da cidade.


Acima, a Estação de Mar de Espanha localizada no centro da foto, vista do Mirante.


3 comentários:

Anônimo disse...

Eu e meu pai viajamos muito até Pequeri.
João Coelho Fumanchu

Anônimo disse...

De 1950 até 1957 o chefe do trem de Pequeri a Mar de Espanha era José Aguiar, meu pai, que faleceu nessa cidade e aí está sepultado. O chefe da estação era o sr Donatilio. O trem saia cedo de Mar de Espanha e voltava à tarde.
Gerson Costa

Anônimo disse...

Que linda estação! Parabéns! Fico feliz quando vejo um patrimônio bem cuidado.
Maisa Rodrigues Teixeira