domingo, 3 de novembro de 2019

PONTE DO RAMAL DE MAR DE ESPANHA - Sessão de fotos numa bela tarde de sábado.








Aproveitando a bela tarde de sábado, estive em Mar de Espanha para uma visita à estação, cuja reforma completa já está em fase final.
De lá, segui para a belíssima ponte de ferro - hoje patrimônio histórico da cidade - no antigo leito ferroviário do Ramal de Mar de Espanha, que ligava a cidade a Pequeri, na Linha de Caratinga.
Seguem os registros fotográficos, onde além de toda a beleza e exuberância da ponte, outro ponto me despertou atenção: uma de suas colunas de amarração na cabeceira da ponte apresenta seríssimos sinais de corrosão, onde a ferrugem já perfurou a espessa chapa de aço.
Na verdade toda a ponte precisa passar por uma reforma, já que a ferrugem - em sua maioria são camadas de ferrugem superficiais - vem tomando conta de sua estrutura.  Observei as graves perfurações apenas em uma das colunas de amarração da cabeceira, sinais de que este belíssimo patrimônio histórico precisa de atenção.

Saiba mais sobre Mar de Espanha e sua estação no link abaixo:
http://otremexpresso.blogspot.com/2016/06/estacao-mar-de-espanha-ponto-final-do.html















Na seqüência abaixo, sérios sinais de corrosão na coluna de amarração da cabeceira da ponte apontam para a necessidade de manutenção.








Na seqüência abaixo, detalhes estruturais desta verdadeira obra de arte.











Abaixo, belo cenário a caminho da ponte.



2 comentários:

Claudia disse...

Precisa de cuidados, patrimônio lindo.

Unknown disse...

Boa tarde, Amarildo.
Descobri seu importantíssimo blog há cerca de uns 03 meses, pois venho acompanhando a movimentação do TREM RIO-MINAS (EX-TREM DA TERRA - prefiro esse nome). Isso levou-me até ao seu blog. Passeando por suas páginas uma pessoa saudosista como eu, a gente acaba por entrar na fotografia. E transpõe a barreira do tempo. E vai tentando resgatar da memória algum fragmento de registro de época.
Pelo que no blog ando lendo, concluo seu carinho e determinação para tudo mostrar-nos. Vejo que foi e voltou às estações. Andou por estradas e trouxe-nos a verdadeira imagem.Por isso, muito gostei.
Estou passeando por suas imagens - sou do Recreio. Somente conheci, quando menino, o trajeto do Recreio a São Fidélis - nada mais. Eram coisas do açúcar. Eram assuntos do comércio distante.Breve farei perguntas a você: Min. Púb.X Furnas X Chiador; Santa Fé,etc. Um até. João Carlos.