Estação MAR DE ESPANHA
Estação final do Ramal
Ramal de Mar de Espanha: Km 199,253 (1960).
Altitude: 456m.
Estação inaugurada em: 22 de fevereiro de 1911.
Estive no local em: setembro de 2009; março de 2018; março de 2019; dezembro
de 2019 e março de 2023.
Uso atual: Terminal Rodoviário, Repartição Pública e Receptivo ao Turista.
Situação Atual – Trecho declarado erradicado, sem trilhos.
E. F. Leopoldina (1911-1965)
HISTÓRICO:
Quando os grandes produtores de café da região se reuniram com o ousado objetivo de construir a sua ferrovia, Mar de Espanha se destacava dentre as cidades e vilas que iriam compor o novo Ramal de Serraria - a Estrada de Ferro União Mineira. No projeto inicial de sua construção Mar de Espanha deveria ter sido contemplada com a passagem do trem pela cidade, mas as dificuldades que se apresentaram para a construção deste traçado acabaram obrigando os construtores a designar a Vila de São Pedro (Pequeri) como o ponto mais próximo.
Não satisfeitos, os grande produtores – uma das maiores produções de café de todo o novo Ramal de Serraria – resolveram investir junto ao Governo do Estado na construção de seu próprio Ramal, o Ramal de Mar de Espanha, inaugurado em 1911.
Em setembro de 2009 segui pela primeira vez pelo antigo Ramal de Mar de Espanha, encontrando outras duas Estações e a belíssima Ponte de Ferro das fotos apresentadas abaixo, Patrimônio Histórico de Mar de Espanha.
Na seqüência abaixo, toda a beleza dos painéis temáticos no grande muro ao lado da antiga Estação Ferroviária, destacando também sua arquitetura.
A ESTAÇÃO:
A Estação foi aberta em 1911, juntamente com o curto Ramal que saía da Estação de São Pedro (Pequeri) tendo como principal objetivo escoar a grande produção local de café; tão grande que foi necessária a construção de mais duas Estações no Ramal - Uricana e Estevão Pinto - localizadas ainda nas terras dos grandes produtores de Mar de Espanha.
Segundo consta, eram viagens diárias partindo de Mar de Espanha para Pequeri transportando além do café, passageiros, leite, serviços postais e mercadorias, retornando à tarde.
Como aconteceu em grande parte das linhas da E. F. Leopoldina na região, o Ramal encerrou suas atividades em 31 de outubro de 1965, fechando também as Estações do percurso.
Posteriormente, a antiga Estação Ferroviária foi transformada em terminal rodoviário.
Todo o leito do antigo Ramal foi transformado em estrada rural, o que possibilita alimentar o sonho – mesmo que remoto - de, quem sabe um dia, vermos o trem passar por este trecho novamente, transformando-se na principal atração turística da região.
Abaixo, detalhes da bela Estação de Mar de Espanha após as reformas realizadas em 2019.
MINHAS VISITAS:
Em 2009 percorri pela primeira vez o Ramal de Mar de Espanha partindo de sua
origem – a Estação de Pequeri – passando
pelas Estações de Uricana e Estevão Pinto.
Não sabia que uma
grande surpresa me aguardava! UUma antiga e belíssima Ponte Ferroviária com estrutura de ferro que,
segundo informações obtidas em Mar de Espanha, encontra-se tombada pelo
Patrimônio Histórico e Artístico daquela cidade. Realmente bela!
Da ponte à Estação de Mar de Espanha o cenário vai se transformando, com muitas casas e sítios, chegando finalmente na área urbana e à Estação de Mar de Espanha, hoje Terminal Rodoviário Municipal.
Em 27 de dezembro de 2019 participei do ato marcando a conclusão das obras que resgataram toda a elegância da antiga Estação Ferroviária e posso garantir, ficou belíssima!
Em 31 de outubro de 2021, fui graciosamente recebido por um espetacular "Painel Temático" destacando a ferrovia e outros belíssimos prédios históricos da cidade.
Por fim, retornei a Mar de Espanha em 16 de março de 2023 para os últimos registros aqui apresentados.
Acima, registro de um momento festivo na Estação com a chegada de autoridades de toda a região.
Abaixo, o Receptivo ao Turista onde encontramos a Logomarca do Turismo em Mar de Espanha e a bela obra de artista local - Fotos: março de 2023.
Acima, belíssima foto do acervo do Espaço Cultural Falabella, onde ilustres passageiros embarcam no Trem estacionado na Estação, importante registro de um tempo romântico, onde o Trem era o principal protagonista em belíssimas histórias.
Acima e abaixo, Duas épocas, todo o romantismo destacado neste comparativo "ontem & hoje":
Nas três fotos abaixo, a Estação quase pronta, em fase final de uma grande e bela reforma - foto: dezembro de 2019.
O Objetivo era que este Ramal chegasse à cidade de Leopoldina passando pelos distritos (na época) de Monte Verde e Aventureiro, fato que nunca se concretizou.
O
ESPAÇO CULTURAL FALABELLA:
Em
nova visita à cidade de Mar de Espanha em março de 2018, quando fiz a foto da Estação exposta acima, estive também no Espaço Cultural
Falabella, onde fui carinhosamente recebido por Maria José dos Santos
Gribel, então presidente da belíssima instituição que trabalha pela preservação
e divulgação dos bens culturais do Município.
Trata-se
de um maravilhoso espaço de preservação da história da cidade, onde encontrei
novas e preciosas fotos, além de novas informações sobre a passagem da Estrada
de Ferro Leopoldina pela cidade.
O
Centro Cultural possui grande acervo histórico, entre eles inúmeros exemplares
do Jornal "O Atlante" e belíssimos registros fotográficos dos trens
da Leopoldina Railway.
O Ramal de Mar de Hespanha foi aberto ao tráfego em 22 de fevereiro de 1911, sendo desativado e extinto em 31 de outubro de 1965.
A proposta de extinção de diversos Ramais deficitários - entre eles o de Mar de Espanha - foi encaminhada ao presidente da Rede Ferroviária Federal abril de 1960.
Acima, a notícia dos ramais a serem suprimidos,
de onde destaquei o texto abaixo:
RAMAIS A SEREM SUPRIMIDOS
O Superintendente da Leopoldina informou
quais os percursos a serem inicialmente suprimidos da proposição que fez à RFF:
Ramal de Pirapetinga, 31 km;
Ramal do Pomba, 27 km;
Ramal de Manoel de Moraes, 91 km;
Ramal de Santa Maria Madalena, 27 km;
Ramal de Miraí, 36 km;
Ramal de Santana de Cataguases, 13 km;
Ramal de Mar de Espanha, 25
km;
Ramal de Glicério, 43 km;
Ramal de Miracema, 14 km;
E o Ramal da cidade de Leopoldina, com 13
km de extensão.
3 comentários:
Eu e meu pai viajamos muito até Pequeri.
João Coelho Fumanchu
De 1950 até 1957 o chefe do trem de Pequeri a Mar de Espanha era José Aguiar, meu pai, que faleceu nessa cidade e aí está sepultado. O chefe da estação era o sr Donatilio. O trem saia cedo de Mar de Espanha e voltava à tarde.
Gerson Costa
Que linda estação! Parabéns! Fico feliz quando vejo um patrimônio bem cuidado.
Maisa Rodrigues Teixeira
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